Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: El Kadri, Atef
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045
Resumo: Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e uso
id UEL_4be1a19df0f660306ff64dad9e294314
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9045
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesaProfessores de inglêsTraining ofEnglish teachersResumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e usoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study aims at identifying the perceived affordances of Teletandem created in/by the interactions and perceptions of the pre-service English teachers in a partnership proposal between a public university from Paraná with an American university It is theoretically based on the concept of Affordances from the Ecological approach (van LIER, 2; 24) It is an interpretative - qualitative based research in which the data was gathered through audio recordings and open answer questionnaire directed to the participants The analysis was carried out by identifying the perceived affordances as suggested by Pinheiro (217), by the inductive analysis of the data and by the content analysis The perceived affordances identified relate to linguistic development, technology and professional development The results showed that regarding a) to the perceived affordances about linguistic development, two subcategories were identified: improve language and develop intercultural competence; b) to the perceived affordances about technology, the subcategories are collaborate and learn in a different way and the restrictions about the organizational and infrastructural matters; c) to the perceived affordances regarding professional development, the subcategories found include change perceptions about the teaching and learning of languages, forge new identities, live the language, improve/implement and still demands and requirements By identifying such perceived affordances, it was possible to realize that meaning of this practice for these pre-service teachers emerge as a result of the interactions between their perceptions, the Teletandem activity and their participation and agency, since the concept of perceived affordance comes from the participation and the use, therefore the learning opportunities are consequences of such participation and useFurtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoCristovão, Vera Lúcia LopesEl Kadri, Atef2024-05-01T11:46:34Z2024-05-01T11:46:34Z2018.0011.05.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
title Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
spellingShingle Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
El Kadri, Atef
Professores de inglês
Training of
English teachers
title_short Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
title_full Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
title_fullStr Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
title_sort Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
author El Kadri, Atef
author_facet El Kadri, Atef
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]
Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv El Kadri, Atef
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de inglês
Training of
English teachers
topic Professores de inglês
Training of
English teachers
description Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e uso
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.05.2018
2018.00
2024-05-01T11:46:34Z
2024-05-01T11:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302186696704