O estudo pós-graduado de literatura no Brasil : problemas e perspectivas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12255 |
Resumo: | Resumo: A presente tese investiga o estudo pós-graduado de literatura no Brasil a fim de promover o debate sobre suas práticas Alguns dos objetivos iniciais eram: 1) identificar práticas na gerência da pós-graduação em Letras que dificultam o desenvolvimento mais produtivo da pesquisa nos estudos literários; 2) demonstrar interesses de pesquisa dos alunos de pós-graduação em Letras; 3) despertar atenção para possíveis falhas no registro da tradição literária brasileira; dentre outros Para tanto, utilizou-se além do levantamento bibliográfico uma coleta de dados junto aos sites dos programas de pós-graduação em Letras O alvo principal foram teses e dissertações defendidas entre os anos de 26 e 28 em cursos aprovados pela Capes em todo o país A premissa fundamental era que a partir dos trabalhos produzidos pelos alunos seria possível apresentar um panorama dos interesses de nossos pesquisadores e, consequentemente, de áreas desérticas que necessitam investigação Por sua vez, esse panorama poderia estar representando uma imagem da literatura nacional que, ao circular no meio acadêmico com maior amplitude, é percebida pela sociedade como o retrato legítimo da nossa arte e tradição literária A proposta final era, a partir dos problemas identificados, colocar em discussão a qualidade e efeitos da pesquisa em estudos literários como ela é feita hoje Os resultados finais do estudo confirmaram as hipóteses de concentração de interesses de pesquisa em obras literárias com publicação recente (pós-195) e em determinados autores, como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector Verificou-se também a necessidade de uma discussão nos órgãos competentes das políticas de pesquisa para a área dos estudos literários, assim como de um aprimoramento do diálogo entre os programas de pós-graduação em Letras, alunos e professores |
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O estudo pós-graduado de literatura no Brasil : problemas e perspectivasLiteratura brasileiraPós-graduaçãoCanon (Literatura)Universidades e faculdadesPós-graduaçãoStudy and teachingCanon (Literature)Universities and collegesGraduateBrazilian literature - History and criticismLiterary discourse analysisBrResumo: A presente tese investiga o estudo pós-graduado de literatura no Brasil a fim de promover o debate sobre suas práticas Alguns dos objetivos iniciais eram: 1) identificar práticas na gerência da pós-graduação em Letras que dificultam o desenvolvimento mais produtivo da pesquisa nos estudos literários; 2) demonstrar interesses de pesquisa dos alunos de pós-graduação em Letras; 3) despertar atenção para possíveis falhas no registro da tradição literária brasileira; dentre outros Para tanto, utilizou-se além do levantamento bibliográfico uma coleta de dados junto aos sites dos programas de pós-graduação em Letras O alvo principal foram teses e dissertações defendidas entre os anos de 26 e 28 em cursos aprovados pela Capes em todo o país A premissa fundamental era que a partir dos trabalhos produzidos pelos alunos seria possível apresentar um panorama dos interesses de nossos pesquisadores e, consequentemente, de áreas desérticas que necessitam investigação Por sua vez, esse panorama poderia estar representando uma imagem da literatura nacional que, ao circular no meio acadêmico com maior amplitude, é percebida pela sociedade como o retrato legítimo da nossa arte e tradição literária A proposta final era, a partir dos problemas identificados, colocar em discussão a qualidade e efeitos da pesquisa em estudos literários como ela é feita hoje Os resultados finais do estudo confirmaram as hipóteses de concentração de interesses de pesquisa em obras literárias com publicação recente (pós-195) e em determinados autores, como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector Verificou-se também a necessidade de uma discussão nos órgãos competentes das políticas de pesquisa para a área dos estudos literários, assim como de um aprimoramento do diálogo entre os programas de pós-graduação em Letras, alunos e professoresTese (Doutororado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação em LetrasAbstract: The present dissertation investigates Brazilian graduate studies on literature in order to promote a discussion about its practices Some of the initials purposes were: 1) to identify practices in literary studies graduate administration that constrain a more productive development in the field; 2) to point some students research interests in the graduate study on literature; 3) to arouse interest to possible flaws in Brazilian literature tradition registers; and other aspects Thus, besides a bibliographic data compilation, a data survey was assembled along literature graduate courses websites The main target was the final works of literature graduate students presented between 26 and 28 in courses all over the country The fundamental premise is that it would be possible to show isolated areas that need more investigation in a wide panorama of our researches interests starting from the works produced by our student On the other hand, this panorama could be representing the national literature image that surrounding the academic environment with higher amplitude is perceived by society as the authentic picture of our art and literary tradition From identified problems, the final purpose was to discuss the qualities and effects in literary studies research The final results confirm the hypothesis of concentrated interest in recently published works (after 195) and about specific authors (Machado de Assis, Guimarães Rosa and Clarice Lispector) It was also verified the need to discuss research policies for the literary studies area along competent agencies, as well as a dialogue improvement among literature graduate programs, students and instructorsCorrêa, Alamir Aquino [Orientador]Levin, Orna MesserFonseca, José Luís Jobim de SallesMafra, Núbio Delanne FerrazMello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira deFoggetti, Maria Janaina2024-05-01T13:50:54Z2024-05-01T13:50:54Z2011.0025.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12255porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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