História literária nos cursos de Letras: cânones e tradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanderléia da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10976
Resumo: Resumo: Estudo de programas da disciplina de Literatura Brasileira dos cursos de Letras de seis universidades paranaenses e das concepções que professores e alunos têm sobre literatura, cânone, texto literário e metodologia de abordagem da Literatura Brasileira em sala de aula, a partir de formulários por eles respondidos, com o propósito de verificar o lugar das histórias literárias na graduação em Letras Como pressuposto básico, a pesquisa considera que, se a Universidade é responsável pela formação inicial do professor de literatura, pela educação dos alunos nas leituras literárias e pela transmissão de discursos que valorizam certos textos como literários, atuando como o mais concreto componente de construção do sistema literário, o estudo dos programas é um bom começo para se entender como se dá o ensino de literatura brasileira nas universidades paranaenses e para se observar as possíveis mudanças que nelas acenam A proposta é a de que a reformulação de algumas práticas metodológicas pode alterar de modo significativo não apenas a concepção de ensino, mas também a formação do professor de literatura Além do que, permite a inserção de alguns grupos até então marginalizados nos âmbitos da crítica literária e da universidade, vistas como autoridades institucionais, uma vez que representa uma concepção mais ampla do processo de produção e recepção literária A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto aos professores de literatura brasileira e graduandos dos cursos de Letras, para categorização dos registros e análise das concepções Os resultados demonstram que há uma incorporação dos paradigmas da historiografia literária brasileira no ensino de literatura brasileira A constatação é a de que ensinar literatura significa usualmente ensinar “história literária”, o que resulta na cristalização – como um espelho de cânones e tradições - de autores e obras
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