Motociclistas atendidos por serviços de atenção pré-hospitalar em Londrina (PR) : características dos acidentes e das vítimas em 1998 e 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabani, Flávia Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13019
Resumo: Resumo: Os acidentes com motociclistas crescem concomitantemente ao aumento da frota no Brasil, tornando suas vítimas representativas na morbimortalidade por acidentes de trânsito Desde 1998, com a implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), iniciativas foram tomadas na tentativa de modificar essa realidade, sendo oportunos estudos que verifiquem mudanças nos perfis dos acidentes e das vítimas Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo comparar características dos acidentes e dos ocupantes de motocicletas atendidos por todos os serviços de atenção pré-hospitalar de Londrina (PR) em 1998 e 21 Trata-se de estudo transversal, cujos resultados foram comparados com pesquisa de 1998 Em ambos os estudos, a fonte de dados constituiu-se do Registro de Atendimento do Socorrista (RAS) A população foi composta por 1576 e 3968 vítimas em 1998 e 21, respectivamente Houve incremento na frota de motocicletas no município, passando de 69,9 para 128,1 por mil habitantes Também aumentou o número de vítimas para cada mil motos, de 53,1 para 61,1 Quanto às características dos acidentes, observaram-se maiores proporções de quedas isoladas de moto e de acidentes entre motocicletas em 21 Houve maior frequência de vítimas nos dias úteis em ambos os anos, com leve aumento percentual em 21 (de 65,1% para 69,4%), e reduziram-se as proporções de vítimas nos finais de semana (de 34,9% para 3,6%) Em relação ao período de ocorrência do acidente, prevaleceu o da noite nos dois anos Porém, houve incremento percentual de vítimas no período diurno (de 51,5% para 56,8%), refletindo maior frequência de acidentes no período da manhã O número de vítimas cresceu ao longo dos meses em ambos os anos Em relação às regiões de ocorrência, constatou-se leve descentralização pela diminuição da frequência no Centro, contudo as regiões Norte e Centro abrangeram mais da metade dos acidentes nos dois anos (de 53,2% para 51,%) Quanto às características das vítimas, houve pequeno aumento na proporção de motociclistas mulheres (de 21,6% para 24,6%), as quais deixaram de predominar como passageiras, tornando-se principalmente condutoras (de 42,8% para 54,6%) A faixa etária mais acometida continuou sendo a de 2 a 34 anos Aumentou a frequência de informações ignoradas em relação ao uso do capacete (de 1,% para 24,6%) Houve redução da proporção na percepção de hálito etílico de 1998 (13,9%) para 21 (7,1%) Entretanto, a proporção de detecção desse hálito ainda é mais frequente entre homens, nos meses de janeiro e fevereiro, durante finais de semana e no período noturno, destacando-se a madrugada Quanto às lesões, aumentou a proporção de traumatismos superficiais (de 66,4% para 71,1%) e fraturas (de 11,7% para 13,5%), e diminuíram as frequências de ferimentos, traumatismos intracranianos e intratorácicos Houve redução na proporção de lesões na cabeça, porém aumentaram as dos membros e múltiplas regiões Apesar do elevado número de vítimas em 21, os acidentes foram, proporcionalmente, de menor gravidade, evidenciada pelos melhores escores nas escalas de coma e de trauma, além de menor necessidade de atendimento médico no local da ocorrência Diminuiu o coeficiente de letalidade imediato e aumentou a frequência de recusas de atendimento e/ou encaminhamento Os resultados apontam mudanças nas características dos acidentes e das vítimas nos anos, servindo como possível subsídio para direcionamento de novas ações e estratégias de intensificação das fiscalizações no trânsito, principalmente em relação aos motociclistas
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Crashes involving motorcyclists have grown alongside the number of circulating motorcycles in Brazil and their victims are a representative figure in morbi-mortability rates caused by traffic accidents Since 1998, after the implementation of the Brazilian Traffic Code (CTB), many initiatives were established to attempt the modification of this reality, therefore the need for studies that verify changes in crashes and victims characteristics This study compared the characteristics of crashes and motorcyclists that received pre-hospital medical care in Londrina (PR) in 1998 and 21 This is a cross-sectional study and its results were compared to a similar study conducted in 1998 For both studies the Paramedic Occurrence Registry Database was used The populations of this study were 1576 and 3968 victims in 1998 and 21 respectively There was an increase in number of motorcycles from 699 to 1281 by a thousand habitants The number of victims also increased from 531 to 611 by a thousand habitants Regarding characteristics of the crashes, in 21, there was a larger number of individual motorcycle falls and crashes between motorcycles There was a higher number of victims in weekdays in both years that was slightly increased in 21 (651% to 694%), whereas the number of victims in weekends has decreased (349% to 36%) As for time the crashes occurred, most happened in the evening in both years However, there was a raise in the prevalence of victims during the day (515% to 568%), reflecting increased frequency of crashes in the morning The number of victims has gone up as the months passed in both years While analyzing the places where the crashes occurred, there was a slight decentralization due to the decreased number of crashes downtown, although the Northern and Central areas accounted for more than half of the crashes in both years (from 53,2% to 51%) The victims’ profiles revealed that the number of females hurt in motorcycle accidents has increased (from 216% to 246%) More women became primary riders instead of passengers (428% to 546%) Most victims were aged 2 to 34 There was an increase in ignored information related to helmet use (from 1% to 246%) There was a reduction in the number of victims who presented alcoholic breath, 139% in 1998 to 71% in 21 Despite that fact, alcoholic breath was predominant in men, in January and February, on weekends and in the evenings, especially after midnight Regarding injuries, there was an increase in number of superficial traumas (664% to 711%) and fractures (117% to 135%) Bruises, intracranial and intrathoracic traumas have reduced Head injuries have decreased, although limbs and multiple lesions have increased Despite the elevated number of victims in 21, the crashes presented lower severity, because coma and trauma scores were lower and pre-hospital medical care was called to crash places fewer times The immediate lethality rate has decreased, whereas the frequency of victims who refuted care or following procedures has increased Results highlight changes in crashes and victims characteristics during the years, which can be used to design new actions and strategies to intensify inspections focused on motorcyclistsAndrade, Selma Maffei de [Orientador]Martins, Christine Baccarat de GodoyMesas, Arthur EumannGabani, Flávia Lopes2024-05-01T14:05:42Z2024-05-01T14:05:42Z2011.0002.12.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13019porMestradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - 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