Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farezim-Knapp, Joseana Stecca
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16445
Resumo: Resumo: Esta tese trata da formação inicial de professores e como os estágios supervisionados constituem os professores de Ciências e Biologia A pesquisa foi realizada em uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul, com quatro acadêmicos de um curso de graduação em Ciências Biológicas nos cinco Estágios Supervisionados, sendo um estágio de Gestão Educacional, dois estágios no Ensino Fundamental e dois estágios no Ensino Médio Ao final da pesquisa foi apresentado o perfil dos quatro professores em formação a partir dos dados analisados, bem como uma proposta de mudança para este curso de licenciatura Para tanto foi feita uma análise nos documentos oficiais do curso de Ciências Biológicas, como o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e os Planos de Ensino dos professores, bem como as legislações e resoluções que os legitimaram, para caracterizar a proposta curricular de formação deste curso específico Outra parte da pesquisa foi realizada no locus do processo de constituição de professores, a sala de aula de estágio supervisionado, através de videofilmagens das aulas presenciais na universidade, que após serem revisitadas e selecionadas foram transcritas e passaram por uma Análise Microgenética apoiada no referencial histórico-cultural Os professores em formação, ao longo dos estágios desenvolveram características críticas e reflexivas, rompendo com concepções iniciais ligadas ao senso comum no que se refere à docência Os estágios possibilitaram identificar nas narrativas faladas e escritas dos licenciandos processos de internalização de conceitos ligados à docência apontados pela bibliografia como necessários ao bom professor Foi possível identificar no PPC que a proposta de estágio do curso de Ciências Biológicas busca romper com o modelo tecnicista (“3+1”) diluindo os estágios a partir da metade do curso Embora ocorra essa fissura no modelo ainda há uma discrepância entre as disciplinas de conhecimentos didático- -pedagógicos de ensino, educação e estágios frente às de conhecimentos científico- -biológicos, prevalecendo a maioria da carga horária para esse último grupo de disciplinas
id UEL_4ece1f463ef63d91c354b891eeb8caa4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16445
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologiaCiênciaEstudo e ensinoProfessores de ciênciaFormaçãoEstágios supervisionadosStudy and teachingTraining ofTraining ofBiology teachers - Science - Science teachersResumo: Esta tese trata da formação inicial de professores e como os estágios supervisionados constituem os professores de Ciências e Biologia A pesquisa foi realizada em uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul, com quatro acadêmicos de um curso de graduação em Ciências Biológicas nos cinco Estágios Supervisionados, sendo um estágio de Gestão Educacional, dois estágios no Ensino Fundamental e dois estágios no Ensino Médio Ao final da pesquisa foi apresentado o perfil dos quatro professores em formação a partir dos dados analisados, bem como uma proposta de mudança para este curso de licenciatura Para tanto foi feita uma análise nos documentos oficiais do curso de Ciências Biológicas, como o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e os Planos de Ensino dos professores, bem como as legislações e resoluções que os legitimaram, para caracterizar a proposta curricular de formação deste curso específico Outra parte da pesquisa foi realizada no locus do processo de constituição de professores, a sala de aula de estágio supervisionado, através de videofilmagens das aulas presenciais na universidade, que após serem revisitadas e selecionadas foram transcritas e passaram por uma Análise Microgenética apoiada no referencial histórico-cultural Os professores em formação, ao longo dos estágios desenvolveram características críticas e reflexivas, rompendo com concepções iniciais ligadas ao senso comum no que se refere à docência Os estágios possibilitaram identificar nas narrativas faladas e escritas dos licenciandos processos de internalização de conceitos ligados à docência apontados pela bibliografia como necessários ao bom professor Foi possível identificar no PPC que a proposta de estágio do curso de Ciências Biológicas busca romper com o modelo tecnicista (“3+1”) diluindo os estágios a partir da metade do curso Embora ocorra essa fissura no modelo ainda há uma discrepância entre as disciplinas de conhecimentos didático- -pedagógicos de ensino, educação e estágios frente às de conhecimentos científico- -biológicos, prevalecendo a maioria da carga horária para esse último grupo de disciplinasTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis deals with the initial formation of teachers and how the supervised stages constitute the teachers of Science and Biology The research was carried out in a public university in the state of Mato Grosso do Sul, with four undergraduate students in Biological Sciences in the five Supervised Stages, being an Educational Management stage, two stages in Elementary School and two stages in High School At the end of the research was presented the profile of the four teachers in training from the analyzed data, as well as a proposed change for this undergraduate course For this purpose, an analysis was made in the official documents of the Biological Sciences course, such as the Pedagogical Project of the Course – PPC and Teaching Plans of teachers, as well as the legislations and resolutions that legitimized them, to characterize the curricular proposal of formation of this course specific Another part of the research was carried out at the locus of the teachers’ constitution process, the supervised stage classroom, through video footage of the presential classes at the university, which after being revisited and selected were transcribed and underwent a Microgenetic Analysis supported by historical reference cultural In-service training teachers have developed critical and reflexive characteristics, breaking with early conceptions linked to common sense as far as teaching is concerned The stages made it possible to identify in the spoken and written narratives of the licencings processes of internalization of concepts related to teaching pointed out by the bibliography as necessary to the good teacher It was possible to identify in the PPC that the proposed Biological Sciences course seeks to break with the technicist model (“3+1”) by diluting the stages from the middle of the course Although this fissure occurs in the model, there is still a discrepancy between the disciplines of didactic-pedagogical knowledge of teaching, education and internships with those of scientific-biological knowledge, prevailing most of the workload for this last group of disciplinesLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Silva, Lenice Heloisa de ArrudaAraujo, Maria Cristina Pansera deGüllich, Roque Ismael da CostaAraujo, Vera Lúcia BahlFarezim-Knapp, Joseana Stecca2024-05-01T15:08:22Z2024-05-01T15:08:22Z2018.0027.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16445porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
title Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
spellingShingle Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
Farezim-Knapp, Joseana Stecca
Ciência
Estudo e ensino
Professores de ciência
Formação
Estágios supervisionados
Study and teaching
Training of
Training of
Biology teachers - Science - Science teachers
title_short Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
title_full Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
title_fullStr Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
title_full_unstemmed Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
title_sort Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
author Farezim-Knapp, Joseana Stecca
author_facet Farezim-Knapp, Joseana Stecca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Silva, Lenice Heloisa de Arruda
Araujo, Maria Cristina Pansera de
Güllich, Roque Ismael da Costa
Araujo, Vera Lúcia Bahl
dc.contributor.author.fl_str_mv Farezim-Knapp, Joseana Stecca
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Professores de ciência
Formação
Estágios supervisionados
Study and teaching
Training of
Training of
Biology teachers - Science - Science teachers
topic Ciência
Estudo e ensino
Professores de ciência
Formação
Estágios supervisionados
Study and teaching
Training of
Training of
Biology teachers - Science - Science teachers
description Resumo: Esta tese trata da formação inicial de professores e como os estágios supervisionados constituem os professores de Ciências e Biologia A pesquisa foi realizada em uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul, com quatro acadêmicos de um curso de graduação em Ciências Biológicas nos cinco Estágios Supervisionados, sendo um estágio de Gestão Educacional, dois estágios no Ensino Fundamental e dois estágios no Ensino Médio Ao final da pesquisa foi apresentado o perfil dos quatro professores em formação a partir dos dados analisados, bem como uma proposta de mudança para este curso de licenciatura Para tanto foi feita uma análise nos documentos oficiais do curso de Ciências Biológicas, como o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e os Planos de Ensino dos professores, bem como as legislações e resoluções que os legitimaram, para caracterizar a proposta curricular de formação deste curso específico Outra parte da pesquisa foi realizada no locus do processo de constituição de professores, a sala de aula de estágio supervisionado, através de videofilmagens das aulas presenciais na universidade, que após serem revisitadas e selecionadas foram transcritas e passaram por uma Análise Microgenética apoiada no referencial histórico-cultural Os professores em formação, ao longo dos estágios desenvolveram características críticas e reflexivas, rompendo com concepções iniciais ligadas ao senso comum no que se refere à docência Os estágios possibilitaram identificar nas narrativas faladas e escritas dos licenciandos processos de internalização de conceitos ligados à docência apontados pela bibliografia como necessários ao bom professor Foi possível identificar no PPC que a proposta de estágio do curso de Ciências Biológicas busca romper com o modelo tecnicista (“3+1”) diluindo os estágios a partir da metade do curso Embora ocorra essa fissura no modelo ainda há uma discrepância entre as disciplinas de conhecimentos didático- -pedagógicos de ensino, educação e estágios frente às de conhecimentos científico- -biológicos, prevalecendo a maioria da carga horária para esse último grupo de disciplinas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T15:08:22Z
2024-05-01T15:08:22Z
27.02.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16445
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823238203637760