Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8463
Resumo: Resumo: A forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo) Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para tal
id UEL_4fa3fc2860453a87bf243b7e27ad23c2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8463
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertóriosAnálise do comportamentoCriatividadeJogos de tabuleiroSolução de problemasBehavioral analysisCreative abilityBoard gamesProblem solvingResumo: A forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo) Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para talDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The way people solve problems has been a recurring issue in the daily lives of people and researchers for a long time This statement is based on researches about the subject However, Behavior Analysis does not have a consensus regarding the expansion of problem-solving repertoire and how to promote conditions for it Tools for fostering diverse skills have been produced and evaluated by behavioral science such as digital and also analog games Thus, this study aims is to assess the effects of a board game developed to function as an effective arrangement to promote problem-solving behavior via recombination of repertoires, an explanatory process of creativity For that, an experimental research was carried out with 36 university participants, psychology students, which used a multiple baseline experimental design with the insertion of the game as an independent variable at different times for the groups of participants Participants took problem-solving tests before and after the intervention (the game trials) Videos with the test sessions were made and analyzed by five judges who evaluated the effectiveness of the problem resolutions presented The results allowed us to identify that there was a statistically significant increase in the level of recombination of repertoires by problem and also in the problem solving levels between the pre and post intervention phases This allowed the foundation to the assumption that the recombination of repertoires is an operant process and can be trained in humans through appropriate contingency arrangementsHaydu, Verônica Bender [Orientador]Delage, Paulo Elias Gotardelo AudebertNeves Filho, Hernando BorgesSilva, Thaís Sousa2024-05-01T11:33:50Z2024-05-01T11:33:50Z2020.0018.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8463porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
spellingShingle Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
Silva, Thaís Sousa
Análise do comportamento
Criatividade
Jogos de tabuleiro
Solução de problemas
Behavioral analysis
Creative ability
Board games
Problem solving
title_short Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_full Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_fullStr Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_full_unstemmed Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_sort Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
author Silva, Thaís Sousa
author_facet Silva, Thaís Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Haydu, Verônica Bender [Orientador]
Delage, Paulo Elias Gotardelo Audebert
Neves Filho, Hernando Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Criatividade
Jogos de tabuleiro
Solução de problemas
Behavioral analysis
Creative ability
Board games
Problem solving
topic Análise do comportamento
Criatividade
Jogos de tabuleiro
Solução de problemas
Behavioral analysis
Creative ability
Board games
Problem solving
description Resumo: A forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo) Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para tal
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.09.2020
2020.00
2024-05-01T11:33:50Z
2024-05-01T11:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8463
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295953960960