Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Everton Vieira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14154
Resumo: Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar dois programas de capacitação informatizada para pais de filhos que apresentam problemas de comportamento Foram realizados três artigos O artigo 1 realizou uma revisão de literatura sumarizando investigações prévias acerca do Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos (DRA) publicadas no Journal of Applied Behavior Analisys O Artigo 2 aplicou e avaliou duas capacitações informatizadas com diferentes conceitos da análise do comportamento em 4 mães de crianças com problemas de comportamento Aqui é testada a variação no número de conceitos ensinados em uma capacitação informatizada No Artigo 3 foi realizada a avaliação dos efeitos das capacitações realizadas em relação ao comportamento das 4 mães das crianças com problemas de comportamento Foram analisadas quatro filmagens de sessões de interação das mães com as crianças em situação de jogo e de tarefa escolares Os participantes realizaram uma capacitação informatizada com o uso do software ENSINO 16 Este programa utiliza situações-problema para ensinar princípios da Análise do Comportamento, Análise Funcional e Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos Foi utilizado o delineamento quase experimental com avaliação pré e pós-intervenção o qual foi dividido em três etapas: 1- avaliação pré-intervenção, 2- intervenção e 3- avaliação pós-intervenção Na Etapa 1 foi realizada uma entrevista, aplicação das escalas CBCL e Protocolo de Avaliação e, em seguida, uma gravação da interação da mãe com seu filho em 2 min de situações de jogo e 2 min de tarefas escolares A capacitação feita na Etapa 2 teve duas fases (conceitos e DRA) Nela foi realizado o ensino dos conceitos da análise do comportamento Para P1 e P3 foi programada uma capacitação com 2 conceitos P2 e P4 realizaram uma capacitação com 1 conceitos Foram apresentadas seis situações de treino e três de teste de cada conceito A avaliação pós-intervenção - Etapa 3 consistiu de uma nova aplicação dos instrumentos da pré-intervenção com a adição do inventário de satisfação Houve uma nova filmagem e outra entrevista nesta etapa Os resultados indicam que houve melhoria de desempenho dos quatro participantes e que esta melhoria foi mais acentuada nos participantes que realizaram a capacitação com todos os 2 conceitos Houve mais reprovações nos conceitos da etapa DRA Foi verificada mudança no padrão de comportamento dos participantes nas filmagens que passaram a aproveitar melhor as oportunidades de reforçar o comportamento adequado de seus filhos e a extinguir e punir os comportamentos inadequados dos mesmos
id UEL_501ef2f9f10645b75f83d6931b5eda15
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14154
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamentoAnálise do comportamentoCriançasCondutaMãesAspectos psicológicosBehavioral analysisBehavior of childrenReinforcement (Psychology)TrainingPunishment (Psychology)MothersPsychological aspectsResumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar dois programas de capacitação informatizada para pais de filhos que apresentam problemas de comportamento Foram realizados três artigos O artigo 1 realizou uma revisão de literatura sumarizando investigações prévias acerca do Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos (DRA) publicadas no Journal of Applied Behavior Analisys O Artigo 2 aplicou e avaliou duas capacitações informatizadas com diferentes conceitos da análise do comportamento em 4 mães de crianças com problemas de comportamento Aqui é testada a variação no número de conceitos ensinados em uma capacitação informatizada No Artigo 3 foi realizada a avaliação dos efeitos das capacitações realizadas em relação ao comportamento das 4 mães das crianças com problemas de comportamento Foram analisadas quatro filmagens de sessões de interação das mães com as crianças em situação de jogo e de tarefa escolares Os participantes realizaram uma capacitação informatizada com o uso do software ENSINO 16 Este programa utiliza situações-problema para ensinar princípios da Análise do Comportamento, Análise Funcional e Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos Foi utilizado o delineamento quase experimental com avaliação pré e pós-intervenção o qual foi dividido em três etapas: 1- avaliação pré-intervenção, 2- intervenção e 3- avaliação pós-intervenção Na Etapa 1 foi realizada uma entrevista, aplicação das escalas CBCL e Protocolo de Avaliação e, em seguida, uma gravação da interação da mãe com seu filho em 2 min de situações de jogo e 2 min de tarefas escolares A capacitação feita na Etapa 2 teve duas fases (conceitos e DRA) Nela foi realizado o ensino dos conceitos da análise do comportamento Para P1 e P3 foi programada uma capacitação com 2 conceitos P2 e P4 realizaram uma capacitação com 1 conceitos Foram apresentadas seis situações de treino e três de teste de cada conceito A avaliação pós-intervenção - Etapa 3 consistiu de uma nova aplicação dos instrumentos da pré-intervenção com a adição do inventário de satisfação Houve uma nova filmagem e outra entrevista nesta etapa Os resultados indicam que houve melhoria de desempenho dos quatro participantes e que esta melhoria foi mais acentuada nos participantes que realizaram a capacitação com todos os 2 conceitos Houve mais reprovações nos conceitos da etapa DRA Foi verificada mudança no padrão de comportamento dos participantes nas filmagens que passaram a aproveitar melhor as oportunidades de reforçar o comportamento adequado de seus filhos e a extinguir e punir os comportamentos inadequados dos mesmosDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The objective of this study was to evaluate two computerized training programs for parents of children who have behavior problems This dissertation is divided in three articles The article 1 conducted a literature review summarizing previous research on the Differential Reinforcement of Alternative Behavior (DRA) published in the Journal of Applied Behavior Analisys - JABA The article 2 applied and evaluated two computerized training with different concepts of behavior analysis in 4 mothers of children with behavior problems It was tested the variation in the number of concepts taught in a computerized training in this artice In Article 3 was conducted to assess the effects of training undertaken in relation to the behavior of the four mothers of children with behavior problems Four filming sessions interaction of mothers with children at play and school task were analysed Participants performed a computerized training using the software EDUCATION 16 This program uses problem situations to teach principles of Behavior Analysis, Functional Analysis and Differential Reinforcement of Alternative Behaviors We used a quasi-experimental pre-and post-intervention which was divided into three steps: 1 - Pre-intervention assessment, 2 - and 3 intervention - post-intervention assessment Step 1 In an interview was conducted, applying the CBCL scales and Assessment Protocol and then a recording of the interaction of mother with her son in 2 min of game situations and 2 min of homework The training made in Step 2 had two phases (concepts and DRA) It was done teaching the concepts of behavior analysis For P1 and P3 was scheduled a training with 2 concepts P2 and P4 conducted a training with 1 concepts Six conditions of training and testing three of each concept were presented to the participants The post-intervention assessment - Step 3 consisted of a new application of instruments of pre-intervention with the addition of Inventory satisfaction There was another shooting and another interview at this stage The results indicate an improvement of the performance of four participants and that this improvement was more pronounced in participants who underwent training with all 2 concepts There were more failures in the concepts of step DRA Change occurred in the pattern of behavior of participants in the shooting that started to take better advantage of opportunities to reinforce appropriate behavior of their children and extinguish inappropriate behaviors and punish themSilva, Silvia Aparecida Fornazari da [Orientador]Bolsoni-Silva, Alessandra TuriniGon, Márcia Cristina CasertaMartins, Everton Vieira2024-05-01T14:29:00Z2024-05-01T14:29:00Z2013.0030.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14154porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
title Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
spellingShingle Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
Martins, Everton Vieira
Análise do comportamento
Crianças
Conduta
Mães
Aspectos psicológicos
Behavioral analysis
Behavior of children
Reinforcement (Psychology)
Training
Punishment (Psychology)
Mothers
Psychological aspects
title_short Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_full Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_fullStr Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_full_unstemmed Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_sort Aplicação e avaliação de duas capacitações informatizadas para pais de crianças com problemas de comportamento
author Martins, Everton Vieira
author_facet Martins, Everton Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Silvia Aparecida Fornazari da [Orientador]
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Gon, Márcia Cristina Caserta
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Everton Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Crianças
Conduta
Mães
Aspectos psicológicos
Behavioral analysis
Behavior of children
Reinforcement (Psychology)
Training
Punishment (Psychology)
Mothers
Psychological aspects
topic Análise do comportamento
Crianças
Conduta
Mães
Aspectos psicológicos
Behavioral analysis
Behavior of children
Reinforcement (Psychology)
Training
Punishment (Psychology)
Mothers
Psychological aspects
description Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar dois programas de capacitação informatizada para pais de filhos que apresentam problemas de comportamento Foram realizados três artigos O artigo 1 realizou uma revisão de literatura sumarizando investigações prévias acerca do Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos (DRA) publicadas no Journal of Applied Behavior Analisys O Artigo 2 aplicou e avaliou duas capacitações informatizadas com diferentes conceitos da análise do comportamento em 4 mães de crianças com problemas de comportamento Aqui é testada a variação no número de conceitos ensinados em uma capacitação informatizada No Artigo 3 foi realizada a avaliação dos efeitos das capacitações realizadas em relação ao comportamento das 4 mães das crianças com problemas de comportamento Foram analisadas quatro filmagens de sessões de interação das mães com as crianças em situação de jogo e de tarefa escolares Os participantes realizaram uma capacitação informatizada com o uso do software ENSINO 16 Este programa utiliza situações-problema para ensinar princípios da Análise do Comportamento, Análise Funcional e Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos Foi utilizado o delineamento quase experimental com avaliação pré e pós-intervenção o qual foi dividido em três etapas: 1- avaliação pré-intervenção, 2- intervenção e 3- avaliação pós-intervenção Na Etapa 1 foi realizada uma entrevista, aplicação das escalas CBCL e Protocolo de Avaliação e, em seguida, uma gravação da interação da mãe com seu filho em 2 min de situações de jogo e 2 min de tarefas escolares A capacitação feita na Etapa 2 teve duas fases (conceitos e DRA) Nela foi realizado o ensino dos conceitos da análise do comportamento Para P1 e P3 foi programada uma capacitação com 2 conceitos P2 e P4 realizaram uma capacitação com 1 conceitos Foram apresentadas seis situações de treino e três de teste de cada conceito A avaliação pós-intervenção - Etapa 3 consistiu de uma nova aplicação dos instrumentos da pré-intervenção com a adição do inventário de satisfação Houve uma nova filmagem e outra entrevista nesta etapa Os resultados indicam que houve melhoria de desempenho dos quatro participantes e que esta melhoria foi mais acentuada nos participantes que realizaram a capacitação com todos os 2 conceitos Houve mais reprovações nos conceitos da etapa DRA Foi verificada mudança no padrão de comportamento dos participantes nas filmagens que passaram a aproveitar melhor as oportunidades de reforçar o comportamento adequado de seus filhos e a extinguir e punir os comportamentos inadequados dos mesmos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:29:00Z
2024-05-01T14:29:00Z
30.08.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14154
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823300247879680