Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15542 |
Resumo: | Resumo: Com a chegada das novas tecnologias e das mudanças geradas por elas, viu-se a necessidade de entendê-las e utilizá-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quanto o professor no processo de ensino-aprendizagem Diante desse cenário, esta pesquisa apresenta um modelo de desenvolvimento que visa auxiliar professores e desenvolvedores na elaboração de jogos educacionais Esse modelo é denominado Modelo Gaia Abstração Game, que emprega as técnicas dos jogos cooperativos e a teoria da aprendizagem significativa para o desenvolvimento dos jogos Como estudo de caso, utilizou-se o modelo para desenvolver o jogo Gaia Abstração Game OO, que tem como objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do paradigma da Orientação a Objetos, cujo conceito é um dos mais complexos da computação atual Por ser um paradigma que trabalha muito com a abstração e a classificação dos objetos, nem sempre fica claro para os alunos, embora seja fundamental para a aprendizagem das disciplinas iniciais dos cursos de informática Este trabalho está fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem As principais contribuições deste trabalho são: destacar que o jogo pode contribuir para despertar o interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer com que os alunos acumulem conhecimento de forma lúdica e prazerosa; facilitar a mediação do conhecimento; criar um ambiente de cooperação mútua entre os alunos, tendo como base o estímulo para o seu desenvolvimento integral |
id |
UEL_5267ded5a2bbc203be7cf4463d022568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15542 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagemJogos por computadorObjetos de aprendizagemProgramação orientada a objetos (Computação)Jogos simulados em educaçãoInterface de programação de aplicativos (software de computador)Computer gamesLearning objectsObject-oriented programming (CompResumo: Com a chegada das novas tecnologias e das mudanças geradas por elas, viu-se a necessidade de entendê-las e utilizá-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quanto o professor no processo de ensino-aprendizagem Diante desse cenário, esta pesquisa apresenta um modelo de desenvolvimento que visa auxiliar professores e desenvolvedores na elaboração de jogos educacionais Esse modelo é denominado Modelo Gaia Abstração Game, que emprega as técnicas dos jogos cooperativos e a teoria da aprendizagem significativa para o desenvolvimento dos jogos Como estudo de caso, utilizou-se o modelo para desenvolver o jogo Gaia Abstração Game OO, que tem como objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do paradigma da Orientação a Objetos, cujo conceito é um dos mais complexos da computação atual Por ser um paradigma que trabalha muito com a abstração e a classificação dos objetos, nem sempre fica claro para os alunos, embora seja fundamental para a aprendizagem das disciplinas iniciais dos cursos de informática Este trabalho está fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem As principais contribuições deste trabalho são: destacar que o jogo pode contribuir para despertar o interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer com que os alunos acumulem conhecimento de forma lúdica e prazerosa; facilitar a mediação do conhecimento; criar um ambiente de cooperação mútua entre os alunos, tendo como base o estímulo para o seu desenvolvimento integralDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: With the diffusion of new technology and the impact they caused, it became necessary to understand and use them in searching for ways to help both students and teachers in the teaching and learning processes In this context, this research presents a development model that aims to assist teachers and developers in the elaboration of educational games This model is named Model Gaia Abstraction Game, which employs cooperative gaming techniques and the theory of meaningful learning in order to support game development As a case study, the model was used in the development of Gaia Abstraction Game OO, which aims to assist the teaching and learning process of the Object Orientation paradigm – one of the most complex concepts in current computing theory Since this paradigm works mostly with objects abstraction and classification, the concept is not always clear for the students, even though it is core for the initial subjects in computing courses This study is grounded on researches of authors who approach the importance of games as facilitators in the learning process The major contributions provided by this study are: stress that the game can help arouse students’ interest; make the classes dynamic and appealing; help students learn in a playful and pleasurable way; facilitate the mediation of knowledge; and create a mutual cooperation environment among students, promoting their full development through motivationBarros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Campos, Vitor Valério de SouzaBrancher, Jacques DuílioMartins, Rosane Fonseca de FreitasOliveira, Eder Diego de2024-05-01T14:51:03Z2024-05-01T14:51:03Z2017.0029.03.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15542porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
title |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem Oliveira, Eder Diego de Jogos por computador Objetos de aprendizagem Programação orientada a objetos (Computação) Jogos simulados em educação Interface de programação de aplicativos (software de computador) Computer games Learning objects Object-oriented programming (Comp |
title_short |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem |
author |
Oliveira, Eder Diego de |
author_facet |
Oliveira, Eder Diego de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] Campos, Vitor Valério de Souza Brancher, Jacques Duílio Martins, Rosane Fonseca de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eder Diego de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos por computador Objetos de aprendizagem Programação orientada a objetos (Computação) Jogos simulados em educação Interface de programação de aplicativos (software de computador) Computer games Learning objects Object-oriented programming (Comp |
topic |
Jogos por computador Objetos de aprendizagem Programação orientada a objetos (Computação) Jogos simulados em educação Interface de programação de aplicativos (software de computador) Computer games Learning objects Object-oriented programming (Comp |
description |
Resumo: Com a chegada das novas tecnologias e das mudanças geradas por elas, viu-se a necessidade de entendê-las e utilizá-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quanto o professor no processo de ensino-aprendizagem Diante desse cenário, esta pesquisa apresenta um modelo de desenvolvimento que visa auxiliar professores e desenvolvedores na elaboração de jogos educacionais Esse modelo é denominado Modelo Gaia Abstração Game, que emprega as técnicas dos jogos cooperativos e a teoria da aprendizagem significativa para o desenvolvimento dos jogos Como estudo de caso, utilizou-se o modelo para desenvolver o jogo Gaia Abstração Game OO, que tem como objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do paradigma da Orientação a Objetos, cujo conceito é um dos mais complexos da computação atual Por ser um paradigma que trabalha muito com a abstração e a classificação dos objetos, nem sempre fica claro para os alunos, embora seja fundamental para a aprendizagem das disciplinas iniciais dos cursos de informática Este trabalho está fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem As principais contribuições deste trabalho são: destacar que o jogo pode contribuir para despertar o interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer com que os alunos acumulem conhecimento de forma lúdica e prazerosa; facilitar a mediação do conhecimento; criar um ambiente de cooperação mútua entre os alunos, tendo como base o estímulo para o seu desenvolvimento integral |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017.00 2024-05-01T14:51:03Z 2024-05-01T14:51:03Z 29.03.2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15542 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Computação Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823245396869120 |