Ambiente de aprendizado de estruturas de dados usando gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Estevan Braz Brandt
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15418
Resumo: Resumo: A dificuldade nas disciplinas dos cursos superiores de tecnologia no Brasil é elencada como causa da alta taxa de reprovação e desistência destes Diversos trabalhos buscam amenizar o problema, ou com o uso de métodos de ensino diferente, ou softwares que o auxiliem no aprendizado Com base nesta contextualização, o objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente que não somente auxilie os alunos na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Estruturas de Dados, como também os motiva e os envolve Assim, foi criado o Data Struct Learning Environment Program (DSLEP) ambiente este WEB, feito em HTML5, aborda os cinco principais tópicos desta disciplina (Vetor, Lista, Pilha, Fila e Árvore) com atividades que apresentam alto índice de interatividade Para que o DSLEP não se tornasse um jogo eletrônico educacional, houve um esforço em implementar somente os elementos de jogos separadamente, tais como pontos, placares e desafios, caracterizando assim o a produção de um software que implementa elementos de Gamification Estes elementos são extraídos de jogos, e são usados fora de um contexto de jogo, cultivando a motivação e envolvimento do usuário com um sistema qualquer A aplicação destes elementos no DSLEP foi o caminho adotado para se conseguir alcançar o objetivo deste trabalho O DSLEP passou por uma análise de seis especialistas, que fizeram uso de um instrumento que avalia a eficiência de ambientes digitais educacionais, elencando critérios que devem ser satisfeitos Dos seis critérios apontados pelo autor, todos tiveram pontos positivos e apenas três tiveram sugestões de melhoria, todos estes vinculados a possibilidade de interação entre jogadores O DSLEP conta com sete atividades implementadas, trinta e três desafios criados e oito placares, além de 7 elementos de Gamification implementados com sucesso
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