GamAPI : uma API para gamificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851 |
Resumo: | Resumo: A Gamificação baseia-se na inserção de conceitos e mecânicas de jogos digitais em um ambiente que não seja o próprio jogo, como objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa Para alcançar tal objetivo, o processo contém conceito de premiações como conquistas e níveis, que podem ser cedidas ao realizar uma determinada tarefa; também as medalhas ou emblemas, que demonstram as conquistas alcançadas; e ainda um sistema de ranking por pontuação, utilizado para a representação da liderança de um indivíduo sob os demais participantes As ferramentas que implementam os conceitos de Gamificação são de propósito geral, contudo, aquelas que possuem um viés direcionado para o ensino não permitem uma customização e integração com tecnologias e recursos didáticos já existentes O objetivo deste trabalho foi promover o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos, denominada GamAPI, capaz de implementar os conceitos de Gamificação já citados Para comprovar a eficácia dela em um site de ensino, foram realizados dois experimentos O primeiro não teve como base a Gamificação, já o segundo utilizou-se por meio da GamAPI As informações obtidas por meio das experimentações apontaram que a GamAPI motivou os usuários na realização de suas atividades Dessa forma, a principal contribuição desta pesquisa é fornecer uma opção para efetivar os conceitos de Gamificação e gerência para a condução de uma experiência imersiva em ambientes de treinamento |
id |
UEL_a7cab5c529ee2369e5c81779bb484578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11851 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
GamAPI : uma API para gamificaçãoJogos por computadorProgramação orientada a objetos (Computação)Jogos simulados em educaçãoInterface de programação de aplicativos (software de computador)Object-oriented programming (Computer science)Simulation games in educationApplication pResumo: A Gamificação baseia-se na inserção de conceitos e mecânicas de jogos digitais em um ambiente que não seja o próprio jogo, como objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa Para alcançar tal objetivo, o processo contém conceito de premiações como conquistas e níveis, que podem ser cedidas ao realizar uma determinada tarefa; também as medalhas ou emblemas, que demonstram as conquistas alcançadas; e ainda um sistema de ranking por pontuação, utilizado para a representação da liderança de um indivíduo sob os demais participantes As ferramentas que implementam os conceitos de Gamificação são de propósito geral, contudo, aquelas que possuem um viés direcionado para o ensino não permitem uma customização e integração com tecnologias e recursos didáticos já existentes O objetivo deste trabalho foi promover o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos, denominada GamAPI, capaz de implementar os conceitos de Gamificação já citados Para comprovar a eficácia dela em um site de ensino, foram realizados dois experimentos O primeiro não teve como base a Gamificação, já o segundo utilizou-se por meio da GamAPI As informações obtidas por meio das experimentações apontaram que a GamAPI motivou os usuários na realização de suas atividades Dessa forma, a principal contribuição desta pesquisa é fornecer uma opção para efetivar os conceitos de Gamificação e gerência para a condução de uma experiência imersiva em ambientes de treinamentoDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: The gamification is based on concepts and mechanical insertion of digital games in an environment that is not the game itself, in order to improve one’s engagement and the commitment to perform a task To achieve this goal, the process contains concepts of awards as achievements and levels that can be given when accomplishing a certain task; also medals or badges, demonstrating the achievements; and also a score ranking system, used for the leadership’s representation of one individual over the other participants The tools that implement the concepts of gamification are of general purpose, however, those with a bias directed to teaching do not allow customization and integration with technologies and existing teaching resources The objective of this paper was to promote the development of an Application Programming Interface, called GamAPI, able to implement the gamification concepts already mentioned To prove the effectiveness of it in an educational site, two experiments were conducted The first one was not based on the gamification, whereas the second one was used by GamAPI Information obtained through the trials showed that the GamAPI motivated users in performing their activities Thus, the main contribution of this research is to provide an option to effect the concepts of gamification and management to conduct an immersive experience in training environmentsBrancher, Jacques Duílio [Orientador]Damasceno, Eduardo FilgueirasSakuray, FábioCampos, Vitor Valério de SouzaVilas Boas, José Luiz2024-05-01T13:45:44Z2024-05-01T13:45:44Z2016.0006.09.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GamAPI : uma API para gamificação |
title |
GamAPI : uma API para gamificação |
spellingShingle |
GamAPI : uma API para gamificação Vilas Boas, José Luiz Jogos por computador Programação orientada a objetos (Computação) Jogos simulados em educação Interface de programação de aplicativos (software de computador) Object-oriented programming (Computer science) Simulation games in education Application p |
title_short |
GamAPI : uma API para gamificação |
title_full |
GamAPI : uma API para gamificação |
title_fullStr |
GamAPI : uma API para gamificação |
title_full_unstemmed |
GamAPI : uma API para gamificação |
title_sort |
GamAPI : uma API para gamificação |
author |
Vilas Boas, José Luiz |
author_facet |
Vilas Boas, José Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brancher, Jacques Duílio [Orientador] Damasceno, Eduardo Filgueiras Sakuray, Fábio Campos, Vitor Valério de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas Boas, José Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos por computador Programação orientada a objetos (Computação) Jogos simulados em educação Interface de programação de aplicativos (software de computador) Object-oriented programming (Computer science) Simulation games in education Application p |
topic |
Jogos por computador Programação orientada a objetos (Computação) Jogos simulados em educação Interface de programação de aplicativos (software de computador) Object-oriented programming (Computer science) Simulation games in education Application p |
description |
Resumo: A Gamificação baseia-se na inserção de conceitos e mecânicas de jogos digitais em um ambiente que não seja o próprio jogo, como objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa Para alcançar tal objetivo, o processo contém conceito de premiações como conquistas e níveis, que podem ser cedidas ao realizar uma determinada tarefa; também as medalhas ou emblemas, que demonstram as conquistas alcançadas; e ainda um sistema de ranking por pontuação, utilizado para a representação da liderança de um indivíduo sob os demais participantes As ferramentas que implementam os conceitos de Gamificação são de propósito geral, contudo, aquelas que possuem um viés direcionado para o ensino não permitem uma customização e integração com tecnologias e recursos didáticos já existentes O objetivo deste trabalho foi promover o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos, denominada GamAPI, capaz de implementar os conceitos de Gamificação já citados Para comprovar a eficácia dela em um site de ensino, foram realizados dois experimentos O primeiro não teve como base a Gamificação, já o segundo utilizou-se por meio da GamAPI As informações obtidas por meio das experimentações apontaram que a GamAPI motivou os usuários na realização de suas atividades Dessa forma, a principal contribuição desta pesquisa é fornecer uma opção para efetivar os conceitos de Gamificação e gerência para a condução de uma experiência imersiva em ambientes de treinamento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.09.2016 2016.00 2024-05-01T13:45:44Z 2024-05-01T13:45:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Computação Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823295994855424 |