GamAPI : uma API para gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, José Luiz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851
Resumo: Resumo: A Gamificação baseia-se na inserção de conceitos e mecânicas de jogos digitais em um ambiente que não seja o próprio jogo, como objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa Para alcançar tal objetivo, o processo contém conceito de premiações como conquistas e níveis, que podem ser cedidas ao realizar uma determinada tarefa; também as medalhas ou emblemas, que demonstram as conquistas alcançadas; e ainda um sistema de ranking por pontuação, utilizado para a representação da liderança de um indivíduo sob os demais participantes As ferramentas que implementam os conceitos de Gamificação são de propósito geral, contudo, aquelas que possuem um viés direcionado para o ensino não permitem uma customização e integração com tecnologias e recursos didáticos já existentes O objetivo deste trabalho foi promover o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos, denominada GamAPI, capaz de implementar os conceitos de Gamificação já citados Para comprovar a eficácia dela em um site de ensino, foram realizados dois experimentos O primeiro não teve como base a Gamificação, já o segundo utilizou-se por meio da GamAPI As informações obtidas por meio das experimentações apontaram que a GamAPI motivou os usuários na realização de suas atividades Dessa forma, a principal contribuição desta pesquisa é fornecer uma opção para efetivar os conceitos de Gamificação e gerência para a condução de uma experiência imersiva em ambientes de treinamento
id UEL_a7cab5c529ee2369e5c81779bb484578
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11851
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling GamAPI : uma API para gamificaçãoJogos por computadorProgramação orientada a objetos (Computação)Jogos simulados em educaçãoInterface de programação de aplicativos (software de computador)Object-oriented programming (Computer science)Simulation games in educationApplication pResumo: A Gamificação baseia-se na inserção de conceitos e mecânicas de jogos digitais em um ambiente que não seja o próprio jogo, como objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa Para alcançar tal objetivo, o processo contém conceito de premiações como conquistas e níveis, que podem ser cedidas ao realizar uma determinada tarefa; também as medalhas ou emblemas, que demonstram as conquistas alcançadas; e ainda um sistema de ranking por pontuação, utilizado para a representação da liderança de um indivíduo sob os demais participantes As ferramentas que implementam os conceitos de Gamificação são de propósito geral, contudo, aquelas que possuem um viés direcionado para o ensino não permitem uma customização e integração com tecnologias e recursos didáticos já existentes O objetivo deste trabalho foi promover o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos, denominada GamAPI, capaz de implementar os conceitos de Gamificação já citados Para comprovar a eficácia dela em um site de ensino, foram realizados dois experimentos O primeiro não teve como base a Gamificação, já o segundo utilizou-se por meio da GamAPI As informações obtidas por meio das experimentações apontaram que a GamAPI motivou os usuários na realização de suas atividades Dessa forma, a principal contribuição desta pesquisa é fornecer uma opção para efetivar os conceitos de Gamificação e gerência para a condução de uma experiência imersiva em ambientes de treinamentoDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: The gamification is based on concepts and mechanical insertion of digital games in an environment that is not the game itself, in order to improve one’s engagement and the commitment to perform a task To achieve this goal, the process contains concepts of awards as achievements and levels that can be given when accomplishing a certain task; also medals or badges, demonstrating the achievements; and also a score ranking system, used for the leadership’s representation of one individual over the other participants The tools that implement the concepts of gamification are of general purpose, however, those with a bias directed to teaching do not allow customization and integration with technologies and existing teaching resources The objective of this paper was to promote the development of an Application Programming Interface, called GamAPI, able to implement the gamification concepts already mentioned To prove the effectiveness of it in an educational site, two experiments were conducted The first one was not based on the gamification, whereas the second one was used by GamAPI Information obtained through the trials showed that the GamAPI motivated users in performing their activities Thus, the main contribution of this research is to provide an option to effect the concepts of gamification and management to conduct an immersive experience in training environmentsBrancher, Jacques Duílio [Orientador]Damasceno, Eduardo FilgueirasSakuray, FábioCampos, Vitor Valério de SouzaVilas Boas, José Luiz2024-05-01T13:45:44Z2024-05-01T13:45:44Z2016.0006.09.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv GamAPI : uma API para gamificação
title GamAPI : uma API para gamificação
spellingShingle GamAPI : uma API para gamificação
Vilas Boas, José Luiz
Jogos por computador
Programação orientada a objetos (Computação)
Jogos simulados em educação
Interface de programação de aplicativos (software de computador)
Object-oriented programming (Computer science)
Simulation games in education
Application p
title_short GamAPI : uma API para gamificação
title_full GamAPI : uma API para gamificação
title_fullStr GamAPI : uma API para gamificação
title_full_unstemmed GamAPI : uma API para gamificação
title_sort GamAPI : uma API para gamificação
author Vilas Boas, José Luiz
author_facet Vilas Boas, José Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancher, Jacques Duílio [Orientador]
Damasceno, Eduardo Filgueiras
Sakuray, Fábio
Campos, Vitor Valério de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, José Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos por computador
Programação orientada a objetos (Computação)
Jogos simulados em educação
Interface de programação de aplicativos (software de computador)
Object-oriented programming (Computer science)
Simulation games in education
Application p
topic Jogos por computador
Programação orientada a objetos (Computação)
Jogos simulados em educação
Interface de programação de aplicativos (software de computador)
Object-oriented programming (Computer science)
Simulation games in education
Application p
description Resumo: A Gamificação baseia-se na inserção de conceitos e mecânicas de jogos digitais em um ambiente que não seja o próprio jogo, como objetivo de melhorar o engajamento e comprometimento de um indivíduo para a realização de uma tarefa Para alcançar tal objetivo, o processo contém conceito de premiações como conquistas e níveis, que podem ser cedidas ao realizar uma determinada tarefa; também as medalhas ou emblemas, que demonstram as conquistas alcançadas; e ainda um sistema de ranking por pontuação, utilizado para a representação da liderança de um indivíduo sob os demais participantes As ferramentas que implementam os conceitos de Gamificação são de propósito geral, contudo, aquelas que possuem um viés direcionado para o ensino não permitem uma customização e integração com tecnologias e recursos didáticos já existentes O objetivo deste trabalho foi promover o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos, denominada GamAPI, capaz de implementar os conceitos de Gamificação já citados Para comprovar a eficácia dela em um site de ensino, foram realizados dois experimentos O primeiro não teve como base a Gamificação, já o segundo utilizou-se por meio da GamAPI As informações obtidas por meio das experimentações apontaram que a GamAPI motivou os usuários na realização de suas atividades Dessa forma, a principal contribuição desta pesquisa é fornecer uma opção para efetivar os conceitos de Gamificação e gerência para a condução de uma experiência imersiva em ambientes de treinamento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.09.2016
2016.00
2024-05-01T13:45:44Z
2024-05-01T13:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Computação
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295994855424