Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilaine Regina dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078
Resumo: Resumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações
id UEL_333dcbb473890df544d598288213ac84
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11078
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoProsa escolarAnáliseRendimento escolarMathematics - Study and teaching - Study and teachingschool prose - AnalysisAcademic achievement - EvaluationMathematics educationResumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informaçõesDissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this investigation was to analyze the written production of High School students on non routine discursive Math questions, and to try to understand how they deal with this kind of questions in assessment context In this analysis, we focused on the student’s interpretation of the questions’ directions, the strategies and procedures they use to solve them, and on the relationships they establish between the problem and other contexts or information This predominantly qualitative and interpretative research, carried out within the concept of evaluation as an investigation practice, used the guidelines present in the content analysis Taking into consideration the similarities found in the students’ resolutions, they were grouped according to the strategies adopted Among other things, it was possible to verify their interpretations of the questions’ directions, and that some interpretations and resolutions were different from those considered correct In some cases, the strategies and procedures used to solve each of the questions were also identified Results also showed that some students related the context in which the question was presented to other contexts or informationBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiParanzini, Doralice AparecidaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Santos, Edilaine Regina dos2024-05-01T13:09:52Z2024-05-01T13:09:52Z2008.0022.02.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
title Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
spellingShingle Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
Santos, Edilaine Regina dos
Matemática
Estudo e ensino
Prosa escolar
Análise
Rendimento escolar
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
school prose - Analysis
Academic achievement - Evaluation
Mathematics education
title_short Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
title_full Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
title_fullStr Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
title_full_unstemmed Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
title_sort Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
author Santos, Edilaine Regina dos
author_facet Santos, Edilaine Regina dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Garnica, Antônio Vicente Marafioti
Paranzini, Doralice Aparecida
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilaine Regina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Prosa escolar
Análise
Rendimento escolar
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
school prose - Analysis
Academic achievement - Evaluation
Mathematics education
topic Matemática
Estudo e ensino
Prosa escolar
Análise
Rendimento escolar
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
school prose - Analysis
Academic achievement - Evaluation
Mathematics education
description Resumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T13:09:52Z
2024-05-01T13:09:52Z
22.02.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823285933768704