Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078 |
Resumo: | Resumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações |
id |
UEL_333dcbb473890df544d598288213ac84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11078 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoProsa escolarAnáliseRendimento escolarMathematics - Study and teaching - Study and teachingschool prose - AnalysisAcademic achievement - EvaluationMathematics educationResumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informaçõesDissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this investigation was to analyze the written production of High School students on non routine discursive Math questions, and to try to understand how they deal with this kind of questions in assessment context In this analysis, we focused on the student’s interpretation of the questions’ directions, the strategies and procedures they use to solve them, and on the relationships they establish between the problem and other contexts or information This predominantly qualitative and interpretative research, carried out within the concept of evaluation as an investigation practice, used the guidelines present in the content analysis Taking into consideration the similarities found in the students’ resolutions, they were grouped according to the strategies adopted Among other things, it was possible to verify their interpretations of the questions’ directions, and that some interpretations and resolutions were different from those considered correct In some cases, the strategies and procedures used to solve each of the questions were also identified Results also showed that some students related the context in which the question was presented to other contexts or informationBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiParanzini, Doralice AparecidaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Santos, Edilaine Regina dos2024-05-01T13:09:52Z2024-05-01T13:09:52Z2008.0022.02.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
title |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
spellingShingle |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática Santos, Edilaine Regina dos Matemática Estudo e ensino Prosa escolar Análise Rendimento escolar Mathematics - Study and teaching - Study and teaching school prose - Analysis Academic achievement - Evaluation Mathematics education |
title_short |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
title_full |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
title_fullStr |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
title_full_unstemmed |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
title_sort |
Estudo da produção escrita de estudantes do ensio médio em questões discursivas não rotineiras de matemática |
author |
Santos, Edilaine Regina dos |
author_facet |
Santos, Edilaine Regina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Garnica, Antônio Vicente Marafioti Paranzini, Doralice Aparecida Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edilaine Regina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Prosa escolar Análise Rendimento escolar Mathematics - Study and teaching - Study and teaching school prose - Analysis Academic achievement - Evaluation Mathematics education |
topic |
Matemática Estudo e ensino Prosa escolar Análise Rendimento escolar Mathematics - Study and teaching - Study and teaching school prose - Analysis Academic achievement - Evaluation Mathematics education |
description |
Resumo: A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008.00 2024-05-01T13:09:52Z 2024-05-01T13:09:52Z 22.02.2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823285933768704 |