Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550 |
Resumo: | Resumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar |
id |
UEL_ed6329f0a0f96e097be00325a6f2f304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10550 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivasMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaAvaliação da aprendizagemProdução escrita em matemáticaMathematics - Study and teaching - Study and teachingMathematics - Evaluation of the learning - Study and teachingMathematics - Written production - StResumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolarDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this study is to investigate the written production of 5 students from public elementary schools in the state of Paraná – Brazil, in a Math Open-ended Questions Test –AVA 22 The study analyzed how students deal with the information contained in the questions statements and how they use them to answer the questions It also made an inventory of the most frequent mistakes and correct answers and their nature, verified the most used strategies/procedures, and identified possible intervening factors This is a qualitative research of interpretative nature which uses content analysis as a tool to understand data Taking into consideration the similarities among the productions, the tests were grouped according to participants´s performance and by resolution blocks according to the wrong/right answer By doing so, it was possible to identify written production characteristics and some knowledge related to the content involved in the questions Results from this investigation show that it is possible to use the evaluation as an investigative practice to identify and overcome students as well as teachers difficulties in the teaching and learning process developed in the school environmentBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Taurino, Maria do SocorroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Lima, Roseli Cristina Negrão de2024-05-01T12:44:39Z2024-05-01T12:44:39Z2006.0007.05.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
title |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
spellingShingle |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas Lima, Roseli Cristina Negrão de Matemática Estudo e ensino Matemática Avaliação da aprendizagem Produção escrita em matemática Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching Mathematics - Written production - St |
title_short |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
title_full |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
title_fullStr |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
title_full_unstemmed |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
title_sort |
Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas |
author |
Lima, Roseli Cristina Negrão de |
author_facet |
Lima, Roseli Cristina Negrão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Taurino, Maria do Socorro Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Roseli Cristina Negrão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Matemática Avaliação da aprendizagem Produção escrita em matemática Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching Mathematics - Written production - St |
topic |
Matemática Estudo e ensino Matemática Avaliação da aprendizagem Produção escrita em matemática Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching Mathematics - Written production - St |
description |
Resumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
07.05.2006 2006.00 2024-05-01T12:44:39Z 2024-05-01T12:44:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823256369168384 |