Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Roseli Cristina Negrão de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550
Resumo: Resumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar
id UEL_ed6329f0a0f96e097be00325a6f2f304
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10550
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivasMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaAvaliação da aprendizagemProdução escrita em matemáticaMathematics - Study and teaching - Study and teachingMathematics - Evaluation of the learning - Study and teachingMathematics - Written production - StResumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolarDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this study is to investigate the written production of 5 students from public elementary schools in the state of Paraná – Brazil, in a Math Open-ended Questions Test –AVA 22 The study analyzed how students deal with the information contained in the questions statements and how they use them to answer the questions It also made an inventory of the most frequent mistakes and correct answers and their nature, verified the most used strategies/procedures, and identified possible intervening factors This is a qualitative research of interpretative nature which uses content analysis as a tool to understand data Taking into consideration the similarities among the productions, the tests were grouped according to participants´s performance and by resolution blocks according to the wrong/right answer By doing so, it was possible to identify written production characteristics and some knowledge related to the content involved in the questions Results from this investigation show that it is possible to use the evaluation as an investigative practice to identify and overcome students as well as teachers difficulties in the teaching and learning process developed in the school environmentBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Taurino, Maria do SocorroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Lima, Roseli Cristina Negrão de2024-05-01T12:44:39Z2024-05-01T12:44:39Z2006.0007.05.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
title Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
spellingShingle Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
Lima, Roseli Cristina Negrão de
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Avaliação da aprendizagem
Produção escrita em matemática
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching
Mathematics - Written production - St
title_short Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
title_full Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
title_fullStr Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
title_full_unstemmed Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
title_sort Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivas
author Lima, Roseli Cristina Negrão de
author_facet Lima, Roseli Cristina Negrão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Taurino, Maria do Socorro
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Roseli Cristina Negrão de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Avaliação da aprendizagem
Produção escrita em matemática
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching
Mathematics - Written production - St
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Avaliação da aprendizagem
Produção escrita em matemática
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching
Mathematics - Written production - St
description Resumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 07.05.2006
2006.00
2024-05-01T12:44:39Z
2024-05-01T12:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256369168384