Multiplicadores da competência em informação e o uso da metacognição nas ações formadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Maria Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12559
Resumo: Resumo: Considerando a relevância da informação no desenvolvimento da sociedade, ter habilidades para buscar, avaliar e utilizar a informação de forma crítica e reflexiva é fator essencial para atuação no contexto em que vive Nesse sentido, a competência em informação é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes relacionados à informação Considerando a necessidade de desenvolver nos sujeitos estas habilidades, é importante que bibliotecários tenham uma formação adequada ao seu papel de multiplicador da competência em informação, necessitando, dessa forma, que extrapolem os conhecimentos técnicos e que possuam habilidades humanas, críticas, didático-pedagógicas, levando em conta fatores cognitivos e metacognitivos A metacognição diz respeito à capacidade dos sujeitos de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, estabelecendo relações com a competência em informação e o planejamento de ações para formação de usuários Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo de analisar a influência da metacognição nas ações dos multiplicadores da competência em informação Quanto à metodologia, pode ser caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, delineamento bibliográfico e pesquisa empírica de campo Em relação à pesquisa de campo, desenvolveu-se uma pesquisa-ação para a formação de bibliotecários multiplicadores, visando identificar as estratégias metacognitivas utilizadas por eles no desenvolvimento de ações formadoras, assim como um estudo com um grupo de bibliotecárias A coleta de dados foi inicialmente realizada por meio de um grupo de foco; posteriormente realizou-se uma atividade (ação interventiva) junto com uma bibliotecária para a formação dos usuários da biblioteca em que a mesma atuava, sendo que nesse processo de pesquisa utilizou-se a observação e o diário de pesquisa Posterior ao planejamento e desenvolvimento da ação foi realizada uma entrevista com a bibliotecária Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo Como resultados foi possível identificar características necessárias ao bibliotecário multiplicador, tais como habilidades pedagógicas, capacidade de aprender constantemente e ética Ainda foi possível identificar que a metacognição tem relações com a competência em informação e que os bibliotecários multiplicadores utilizam-se de estratégias metacognitivas no desenvolvimento de ações formadoras É possível concluir que as estratégias metacognitivas se apresentam como pano de fundo para o desenvolvimento de ações por parte do bibliotecário multiplicador da competência em informação, essas estratégias, somadas às habilidades didáticas, pedagógicas e humanas, permitem ao bibliotecário a formação de sujeitos mais conscientes e reflexivos para lidar com a informação
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posteriormente realizou-se uma atividade (ação interventiva) junto com uma bibliotecária para a formação dos usuários da biblioteca em que a mesma atuava, sendo que nesse processo de pesquisa utilizou-se a observação e o diário de pesquisa Posterior ao planejamento e desenvolvimento da ação foi realizada uma entrevista com a bibliotecária Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo Como resultados foi possível identificar características necessárias ao bibliotecário multiplicador, tais como habilidades pedagógicas, capacidade de aprender constantemente e ética Ainda foi possível identificar que a metacognição tem relações com a competência em informação e que os bibliotecários multiplicadores utilizam-se de estratégias metacognitivas no desenvolvimento de ações formadoras É possível concluir que as estratégias metacognitivas se apresentam como pano de fundo para o desenvolvimento de ações por parte do bibliotecário multiplicador da competência em informação, essas estratégias, somadas às habilidades didáticas, pedagógicas e humanas, permitem ao bibliotecário a formação de sujeitos mais conscientes e reflexivos para lidar com a informaçãoDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: Considering the relevance of information in the development of society, having skills to seek, evaluate and use information in a critical and reflective way is an essential factor for acting in society In this sense, information literacy is the set of skills, knowledge and attitudes related to information Considering the need to develop these skills in subjects, it is important that librarians have adequate training to their role as multiplier of information competence, thus needing to go beyond technical knowledge and have human, critical, didactic-pedagogical skills, taking into account cognitive and metacognitive factors Metacognition refers to the subjects' ability to reflect on their own learning process, establishing relationships with information literacy and the planning of actions to train users In this context, the research aims to analyze the influence of metacognition on the actions of multipliers of information competence As for the methodology, it can be characterized as a descriptive research, with a qualitative approach, bibliographic design and empirical field research In relation to field research, an action research was developed for the training of multiplying librarians, aiming to identify the metacognitive strategies used by them in the development of training actions, as well as a study with a group of librarians Data collection was initially carried out through a focus group; subsequently, an activity (interventional action) was carried out together with a librarian to train users of the library in which she operated, and in this research process, observation and the research diary were used After the planning and development of the action, an interview was held with the librarian As for data analysis, content analysis was used As a result, it was possible to identify necessary characteristics for the multiplier librarian, such as pedagogical skills, ability to learn constantly and ethics It was also possible to identify that metacognition is related to information literacy and that multiplier librarians use metacognitive strategies in the development of training actions It is possible to conclude that metacognitive strategies are presented as a background for the development of actions by the information literacy multiplier librarian, these strategies, added to didactic, pedagogical and human skills, allow the librarian to form more conscious and reflective subjects to handle the informationAlcará, Adriana Rosecler [Orientador]Beckman, Luciane de FátimaMata, Marta Leandro daMiranda, Ana Maria Mendes2024-05-01T14:00:17Z2024-05-01T14:00:17Z2020.0010.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12559porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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