Argumentação e multimodalidade no ensino de leitura do gênero anúncio publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ednéia de Cássia Santos Pinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225301
Resumo: A interação permeia as relações humanas e, nesse processo, encontram-se língua e linguagem em suas variadas manifestações. As linguagens se modificam, evoluem e se ampliam junto com a humanidade, comportando interferências do contexto. Nesse sentido, hoje, as novas gerações nascem imersas em um cenário caracterizado pelo consumo, valorização da imagem e envoltas pela tecnologia e multimodalidade, fatos que alteram a composição do discurso, exigindo novas formas de letramento. Considerando que o indivíduo passa a agir no mundo, tornando-se parte dele por meio da linguagem e que esse uso é intencional, veicula pensamentos, valores e crenças e se caracteriza como argumentativo, é essencial refletir sobre as múltiplas linguagens e a argumentação em sala de aula desde as séries iniciais. Dessa forma, esta tese investiga como os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de um colégio público da cidade de Londrina-PR reconhecem as marcas persuasivas responsáveis pela construção de sentido do gênero anúncio publicitário. Nosso corpus é formado por propagandas impressas e digitais, envolvendo interatividade e múltiplas linguagens (som, movimento, cor, imagem, luz). Nos testes de leitura que realizamos, por meio de atividades interpretativas, detectamos algumas particularidades relacionadas aos alunos da chamada geração Z: a multimodalidade é considerada um aspecto facilitador para o reconhecimento da argumentação e do sentido do texto por esse público; a identificação de ideias em textos que envolvem múltiplas linguagens não ocorre de forma clara; na visão desses leitores, há diferentes graus de subjetividade nos recursos persuasivos; os signos não verbais são mais atrativos e convincentes para essa geração; e a interatividade e a ativação sensorial desempenham forte poder argumentativo nos textos. Frente ao que constatamos, defendemos, nesta tese, que as atividades com gêneros variados, multimodais e em suporte digital, especialmente os anúncios publicitários, devem fazer parte do conjunto de práticas escolares das aulas de Língua Portuguesa para explorar a leitura e a compreensão das novas formas textuais. O alunado, desde o início do Ensino Fundamental, precisa ter acesso a uma formação que o torne apto a reconhecer tanto a simbiose de linguagens quanto a exclusividade de elementos aplicados à intencionalidade e à diferença de sentidos em cada composição. A partir disso, esperamos uma formação crítica, reflexiva e competente linguisticamente, pois o trabalho com o gênero anúncio publicitário, na versão digital, pode revelar-se uma prática pedagógica eficiente e atrativa ao novo perfil de aluno, inegavelmente ligado à multimodalidade e à tecnologia.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisArgumentação e multimodalidade no ensino de leitura do gênero anúncio publicitárioArgumentation and multimodality in the teaching of the advertising genre reading2018-12-11Esther Gomes de Oliveira . Eliana Maria Severino Donaio Ruiz Isabel Cristina Cordeiro Rosane Suely Alvares Lunardelli Givan José Ferreira dos SantosEdnéia de Cássia Santos PinhoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRA interação permeia as relações humanas e, nesse processo, encontram-se língua e linguagem em suas variadas manifestações. As linguagens se modificam, evoluem e se ampliam junto com a humanidade, comportando interferências do contexto. Nesse sentido, hoje, as novas gerações nascem imersas em um cenário caracterizado pelo consumo, valorização da imagem e envoltas pela tecnologia e multimodalidade, fatos que alteram a composição do discurso, exigindo novas formas de letramento. Considerando que o indivíduo passa a agir no mundo, tornando-se parte dele por meio da linguagem e que esse uso é intencional, veicula pensamentos, valores e crenças e se caracteriza como argumentativo, é essencial refletir sobre as múltiplas linguagens e a argumentação em sala de aula desde as séries iniciais. Dessa forma, esta tese investiga como os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de um colégio público da cidade de Londrina-PR reconhecem as marcas persuasivas responsáveis pela construção de sentido do gênero anúncio publicitário. Nosso corpus é formado por propagandas impressas e digitais, envolvendo interatividade e múltiplas linguagens (som, movimento, cor, imagem, luz). Nos testes de leitura que realizamos, por meio de atividades interpretativas, detectamos algumas particularidades relacionadas aos alunos da chamada geração Z: a multimodalidade é considerada um aspecto facilitador para o reconhecimento da argumentação e do sentido do texto por esse público; a identificação de ideias em textos que envolvem múltiplas linguagens não ocorre de forma clara; na visão desses leitores, há diferentes graus de subjetividade nos recursos persuasivos; os signos não verbais são mais atrativos e convincentes para essa geração; e a interatividade e a ativação sensorial desempenham forte poder argumentativo nos textos. Frente ao que constatamos, defendemos, nesta tese, que as atividades com gêneros variados, multimodais e em suporte digital, especialmente os anúncios publicitários, devem fazer parte do conjunto de práticas escolares das aulas de Língua Portuguesa para explorar a leitura e a compreensão das novas formas textuais. O alunado, desde o início do Ensino Fundamental, precisa ter acesso a uma formação que o torne apto a reconhecer tanto a simbiose de linguagens quanto a exclusividade de elementos aplicados à intencionalidade e à diferença de sentidos em cada composição. A partir disso, esperamos uma formação crítica, reflexiva e competente linguisticamente, pois o trabalho com o gênero anúncio publicitário, na versão digital, pode revelar-se uma prática pedagógica eficiente e atrativa ao novo perfil de aluno, inegavelmente ligado à multimodalidade e à tecnologia.Interaction permeates human relations and, in this process, language is found in its various manifestations. Languages change, evolve and expand along with mankind, allowing interferences from the context. In this sense, nowadays, the new generations are born immersed in a scenario characterized by consumption, image appreciation and surrounded by technology and multimodality, facts that change discourse composition, demanding new literacies. Considering that individuals happen to act in the world, becoming part of it by means of language, and also that language is intentional, argumentative, that it carries thoughts, values, beliefs, reflecting on multiple languages and argumentation in the classroom since the first years of schooling becomes paramount. Thus, the present thesis investigates as 6th and 7th year students of a State Elementary School in the city of Londrina-PR recognize persuasion marks responsible for giving meaning to texts of the advertising genre. Our corpus is composed by printed and digital pieces of advertisement, involving interactivity and multiple languages (sound, movement, color, image, light). Based on the reading comprehension tests, it was detected some pecularities related to the so-called Z-generation students: multimodality is considered a facilitating aspect for the recognition of the argument and the meaning of the text by this public; the identification of ideas in texts that involve multiple languages does not occur clearly; from these readers viewpoint, there are different degrees of subjectivity in persuasive resources; nonverbal signs are more attractive and convincing for this generation; and interactivity and sensory activation play a strong argumentative strategy in the texts. In this thesis, we argue that activities comprising a variety of multimodal and digital text genres, especially advertisiements, should be part of the set of school practices in Portuguese Language classes to explore the reading and understanding of the new text patterns. Students, since early years of schooling, must have access to a studying process in which they become capable to recognize both the symbiosis of languages and the exclusivity of elements applied to intentionality and difference of meanings in each composition. From this point on, we expect a critical, reflexive and linguistically competent literacy, since working with advertisements genre, in their digital version, can prove to be an efficient and attractive pedagogical practice to the new student profile, undeniably connected to multimodality and technology.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225301porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:37Zoai:uel.br:vtls000225301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-08-29T13:35:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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