Pedagogia da variação linguística : por um ensino livre de preconceitos linguísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Taciane Marcelle
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14856
Resumo: Resumo: O fenômeno da variação linguística é inerente a todas as línguas, é também frequente na fala de cada indivíduo, em diferentes situações de comunicação, adaptando-se à necessidade No entanto, ainda há uma atitude negativa em relação a alguns falares regionais ou sociais considerados inferiores Esses modos diferentes de falar a Língua Portuguesa são dificilmente discutidos ou apreciados, devido a uma cultura imposta, na qual apenas o uso da norma culta é bem visto Dessa forma, o ensino da Língua Portuguesa encontra-se em uma situação problemática, devido a diversos fatores, dentre eles, destaca-se o despreparo dos profissionais e a ausência de instrumentos didáticos que tratam especialmente desse tema É, portanto, função das instituições escolares abordar o fenômeno da variação linguística, a fim de formar cidadãos livres de preconceito linguístico Diante dessa realidade, são válidos os estudos sobre crenças e atitudes linguísticas, pois revelam o julgamento dos indivíduos sobre sua língua, inclusive sobre as variedades da língua O presente trabalho objetiva investigar as crenças e atitudes linguísticas de alunos do Ensino Superior de uma universidade do Estado do Paraná, a partir da análise de testes de crenças e atitudes, antes e após o tratamento da heterogeneidade linguística A aplicação destes testes auxiliou a detectar a opinião desses alunos e colaborou para refletir sobre a metodologia utilizada na abordagem da heterogeneidade linguística, de forma a evitar o preconceito
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