A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11558
Resumo: Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender como e em que medida os professores participantes do PDE-PARANÁ internalizam os conhecimentos específicos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente os gêneros textuais como instrumentos semióticos mediadores de suas ações didáticas e como objeto de conhecimento a ser construído na sala de aula O percurso para alcançar este objetivo perpassa diferentes níveis constitutivos da atividade educacional, incidindo primeiramente no conjunto de instituições oficiais que estabelecem as ações do PDE-PARANÁ para formar professores em serviço, e depois, nos movimentos e mudanças que ocorrem com os professores durante o período de participação deles no Programa As bases teóricas-metodológicas que fundamentam a pesquisa têm como eixo central de condução a Linguística Aplicada, com aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que tem como base a Teoria Histórico Cultural em psicologia e em Ciências da educação (VYGOTSKY, 2, 27, 28), na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 24), e nas Ciências do trabalho: a Ergonomia da Atividade Educacional (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24), e a Clínica da Atividade (CLOT, 1999; FAÏTA, 24) A respeito da configuração metodológica, esta pesquisa se configura como qualitativa-interpretativa de natureza etnográfica, uma vez que participei de todo o processo de implementação do PDE-PARANÁ e também da sala de aula das professoras PDE, como observadora, fazendo anotações, filmando aulas em áudio e vídeo O corpus da análise constitui-se de textos produzidos sobre o trabalho docente, de autoria das instituições promotoras do PDE-PARANÁ e de professores que atuaram como formadores no Programa, e de textos produzidos durante a participação de professores no PDE-PARANÁ Os resultados evidenciam que a participação dos professores nos diferentes eventos que constituem o PDE-PARANÁ propiciou a internalização dos gêneros textuais como instrumento semiótico, confirmando a premissa vigotskiana de que é a partir de uma longa série de eventos que um instrumento é internalizado (VYGOTSKY, 27) Assim, consolida-se a tese da pesquisa de que programas e cursos para formação continuada de professores se constituídos como bom ensino, no sentido vygotskiano do termo, são ferramentas mediadoras do processo de internalização de novos instrumentos pelos professores em serviço No plano teórico o Programa configura-se como um bom ensino, contudo, em decorrência de tensões entre o plano teórico do PDE-PARANÁ, elaborado pela SEED, e sua efetivação prática, realizada por uma instituição de ensino superior parceira do Programa, não confirma-se a hipótese da pesquisa de que o PDE-PARANÁ é um bom ensino em sentido pleno, uma vez que a medida da internalização ocorreu em níveis dispares entre os professores em formação no Programa, consequência de diferentes eventos que configuraram a formação de um dos professores na comparação aos eventos dos quais participou um segundo professor
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SAUJAT, 24), and Clinical Activity (CLOT, 1999; FAÏTA, 24) Regarding the methodological configuration, this research configures as interpretative-qualitative from ethnographic nature, since I have participated in the whole process of implementation of PDE-PARANÁ and also from PDE teachers classroom, as an observer, taking notes, filming lessons in audio and video The analysis corpus consists of written texts about the teaching profession, made by PDE-PARANÁ promoting institutions and teachers who acted as trainers in the program, and texts produced during the participation of teachers in PDE-PARANÁ The results show that teacher participation in the various events that constitute the PDE-PARANÁ facilitated the internalisation of textual genres as semiotic instrument, confirming the Vygotskian premise that it is from a long series of events that an instrument is internalized (VYGOTSKY, 27) Thus, the thesis research is consolidated that programs and courses for continuing education teachers is constituted as a good teaching, in the Vygotskian sense of the term, are tools that mediate the internalization process of new tools by teachers in service At the theoretical level the program is configured as a good teaching, however, due to tensions between the PDE-PARANÁ theoretical plan prepared by SEED and its practical outcomes, carried out by an institution of higher education partner in the Program, does not confirm the hypothesis of the research that PDE-PARANÁ is a good teaching in the full sense, since the extent of internalization occurred in disparate levels among student teachers in the Program, the result of different events that shaped the education of one of the teachers in comparison to the events which a second teacher participatedNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Silva, Regina Celi Mendes Pereira daMenegassi, Renilson JoséMafra, Núbio Delanne FerrazAlmeida, Joyce Elaine deStriquer, Marilúcia dos Santos Domingos2024-05-01T13:16:54Z2024-05-01T13:16:54Z2013.0015.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11558porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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