Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andriele Coraiola de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16258
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise da ação do professor em sala de aula O questionamento que norteou a pesquisa foi: quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os licenciandos As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo como referencial a análise textual discursiva e a M(P) Como resultado, o instrumento se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos, tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos (setores 2A, 3A e 3B) No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores 2A, 2B, 2C e 3A) De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos ao planejar aulas experimentais foram semelhantes Entretanto, ao analisar a execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco Para uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em interação com o experimento Diante das análises, constatamos que as interações dos licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da Matriz do Professor M(P)
id UEL_58d03f9328099fccf458b52bb8de02a6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16258
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docenteQuímicaEstudo e ensinoQuímicaFormação de professoresEstágios supervisionadosChemistry - Study and teachingChemistry - Study and teachingTeacher trainingStudy and teachingResumo: Esta Dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise da ação do professor em sala de aula O questionamento que norteou a pesquisa foi: quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os licenciandos As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo como referencial a análise textual discursiva e a M(P) Como resultado, o instrumento se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos, tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos (setores 2A, 3A e 3B) No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores 2A, 2B, 2C e 3A) De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos ao planejar aulas experimentais foram semelhantes Entretanto, ao analisar a execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco Para uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em interação com o experimento Diante das análises, constatamos que as interações dos licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da Matriz do Professor M(P)Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation presents the results of a qualitative research, whose objective was to identify and analyze the perceptions of Chemistry graduates in planning and executing experimental classes, using a theoretical instrument, the Matrix of the teacher M (P) be used for the analysis of the teacher's action in the classroom The question that guided the research was: what are the perceptions of chemistry graduates in planning and performing experimental classes? The data consist of records about the planning and execution of investigative experimental classes and interviews with the graduates The information collected was analyzed and categorized, having as reference the discursive textual analysis and M (P) As a result, the instrument was very interesting for the analysis of the students' perceptions, and it was observed that when planning experimental classes, these were located in all columns of the M (P), with concerns related to an epistemic line regarding teaching (line A and column 2), where their perceptions focused on epistemic-type relationships with teaching and epistemic and personal with student learning (Sectors 2A, 3A and 3B) Concerning the execution of the experimental classes, these also present preoccupations focused on a more epistemic line regarding teaching (line A and column 2), but their perceptions focused on epistemic, personal and social relations with teaching and with learning (sectors 2A, 2B, 2C and 3A) In general, in this research, the students' perceptions when planning experimental classes were similar However, when analyzing the execution of the experimental classes, the perceptions differed a little For one of the analyzed pairs, the experience in the classroom provoked a great density of perceptions centered in the teaching, coming from the difficulties of the licenciandos during the experimental class; for the other pair focused on teaching and learning, with a higher density of speech in sector 3A (epistemic relation with learning), arising from the difficulties students were encountering in interaction with the experiment Before the analysis, we verified that the interactions of the licenciandos with the teacher of the school and with the guiding teacher; the use of investigative experimental activities; the teaching directed to the research and the contact with the situations of the school context, allowed the graduates to reflect on the content, the teaching that they practice, their professional development, and on the students' learning, or is to relate his lines in all sectors of teacher Matrix M (P)Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]Figueiredo, Márcia CamilloArruda, Sergio de MelloSouza, Andriele Coraiola de2024-05-01T15:04:24Z2024-05-01T15:04:24Z2018.0023.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16258porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
title Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
spellingShingle Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
Souza, Andriele Coraiola de
Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Estágios supervisionados
Chemistry - Study and teaching
Chemistry - Study and teaching
Teacher training
Study and teaching
title_short Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
title_full Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
title_fullStr Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
title_full_unstemmed Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
title_sort Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
author Souza, Andriele Coraiola de
author_facet Souza, Andriele Coraiola de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]
Figueiredo, Márcia Camillo
Arruda, Sergio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andriele Coraiola de
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Estágios supervisionados
Chemistry - Study and teaching
Chemistry - Study and teaching
Teacher training
Study and teaching
topic Química
Estudo e ensino
Química
Formação de professores
Estágios supervisionados
Chemistry - Study and teaching
Chemistry - Study and teaching
Teacher training
Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise da ação do professor em sala de aula O questionamento que norteou a pesquisa foi: quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os licenciandos As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo como referencial a análise textual discursiva e a M(P) Como resultado, o instrumento se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos, tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos (setores 2A, 3A e 3B) No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores 2A, 2B, 2C e 3A) De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos ao planejar aulas experimentais foram semelhantes Entretanto, ao analisar a execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco Para uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em interação com o experimento Diante das análises, constatamos que as interações dos licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da Matriz do Professor M(P)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T15:04:24Z
2024-05-01T15:04:24Z
23.02.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16258
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270200934400