Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cheron, Márcia Myszynski
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10372
Resumo: Resumo: Esta Dissertação visa a apresentar os resultados de análise de parte dos dados coletados no projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela professora Doutora Alba Maria Perfeito e intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema Com a análise dos dados coletados em uma quarta série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina, estado do Paraná, pudemos verificar como se dá o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e, dentro dele, o de ensino gramatical Conforme a teoria sócio-interacionista de linguagem, o texto deve ser o centro do referido processo e seu estudo precisa abranger as três práticas interdependentes: leitura, análise lingüística, incluída aqui a gramática, e produção textual Com este olhar, descreveremos e analisaremos os procedimentos teórico-metodológicos utilizados pela sujeito-professora em questão
id UEL_5ab40dde43b2ce64735dd6b26480fb19
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10372
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta sérieLíngua maternaEstudo e ensinoLíngua portuguesaEstudo e ensinoLinguística aplicadaPortuguese languageApplied LinguisticsNative languagePortuguese language - Study and teachingGrammarResumo: Esta Dissertação visa a apresentar os resultados de análise de parte dos dados coletados no projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela professora Doutora Alba Maria Perfeito e intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema Com a análise dos dados coletados em uma quarta série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina, estado do Paraná, pudemos verificar como se dá o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e, dentro dele, o de ensino gramatical Conforme a teoria sócio-interacionista de linguagem, o texto deve ser o centro do referido processo e seu estudo precisa abranger as três práticas interdependentes: leitura, análise lingüística, incluída aqui a gramática, e produção textual Com este olhar, descreveremos e analisaremos os procedimentos teórico-metodológicos utilizados pela sujeito-professora em questãoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This paper seeks to present the results of the analysis of part of data collected in the project of etnographic research in Applied Linguistics, developed by the Department of Vernacular and Classic Letters of the State University of Londrina, coordinated by the teacher Alba Maria Perfeito and entitled Writing and grammatical teaching: a new look for an old problem With the analysis of the data collected in a fourth series of the fundamental teaching of a public school of the city of Londrina, state of Paraná, we could verify as the process of teaching/learning of Portuguese Language takes place and, inside it, the one of grammatical teaching According to the social-interacionist theory of language, the text should be the center of that process and its study needs to embrace the three interdependent practices: reading, linguistic analysis, including grammar here, and textual production With this glance, we will describe and we will analyze the theoretical-methodological procedures used by the subject-teacher in focusPerfeito, Alba Maria [Orientador]Gregório, Regina MariaSantos, Maria do Carmo Oliveira TurchiariCheron, Márcia Myszynski2024-05-01T12:41:58Z2024-05-01T12:41:58Z2004.0017.02.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10372porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
title Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
spellingShingle Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
Cheron, Márcia Myszynski
Língua materna
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Linguística aplicada
Portuguese language
Applied Linguistics
Native language
Portuguese language - Study and teaching
Grammar
title_short Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
title_full Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
title_fullStr Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
title_full_unstemmed Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
title_sort Lingüística aplicada e ensino de gramática em língua materna : o processo de diagnóstico em uma quarta série
author Cheron, Márcia Myszynski
author_facet Cheron, Márcia Myszynski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perfeito, Alba Maria [Orientador]
Gregório, Regina Maria
Santos, Maria do Carmo Oliveira Turchiari
dc.contributor.author.fl_str_mv Cheron, Márcia Myszynski
dc.subject.por.fl_str_mv Língua materna
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Linguística aplicada
Portuguese language
Applied Linguistics
Native language
Portuguese language - Study and teaching
Grammar
topic Língua materna
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Linguística aplicada
Portuguese language
Applied Linguistics
Native language
Portuguese language - Study and teaching
Grammar
description Resumo: Esta Dissertação visa a apresentar os resultados de análise de parte dos dados coletados no projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela professora Doutora Alba Maria Perfeito e intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema Com a análise dos dados coletados em uma quarta série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina, estado do Paraná, pudemos verificar como se dá o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e, dentro dele, o de ensino gramatical Conforme a teoria sócio-interacionista de linguagem, o texto deve ser o centro do referido processo e seu estudo precisa abranger as três práticas interdependentes: leitura, análise lingüística, incluída aqui a gramática, e produção textual Com este olhar, descreveremos e analisaremos os procedimentos teórico-metodológicos utilizados pela sujeito-professora em questão
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.02.2004
2004.00
2024-05-01T12:41:58Z
2024-05-01T12:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10372
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823301082546176