Construção, validação e aplicabilidade de uma cartilha educativa para incentivo a prática de atividade física de pessoas idosas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9343 |
Resumo: | Resumo: Os materiais educativos impressos (MEI) são uma das possíveis ferramentas para orientar e incentivar a população idosa a adotar um estilo de vida mais ativo No entanto, para que esses MEI tenham eficácia, é essencial que sejam elaborados seguindo alguns critérios, e validado por especialistas e pelo público-alvo Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi elaborar, validar e testar a aplicabilidade prática de uma cartilha educativa para incentivo à prática de atividade física de pessoas idosas Foi realizado um estudo do tipo multi-métodos em duas etapas: 1) construção e validação do MEI por juízes e pelo público-alvo e, 2) aplicabilidade da cartilha educativa em pessoas idosas fisicamente ativas A cartilha educativa foi elaborada seguindo os critérios de Moreira, Nóbrega e Silva (23) e validada por 19 juízes de conteúdo (7), técnicos (7), designer gráfico (5) e idosos (31) Foi considerado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de ,78, para validação entre os juízes e um índice de concordância mínima de 75% entre o público-alvo Para isso, os juízes receberam as orientações, a cartilha e o instrumento de apreciação e tiveram um período de quinze dias para fazer a avalição do material Após adequação das sugestões dos juízes, o material seguiu para validação junto ao público-alvo Posteriormente, foi verificado a aplicabilidade da cartilha em 76 idosos de ambos os sexos, praticantes de atividade física de programas desenvolvidos na Atenção Básica à Saúde Os idosos responderam a dois instrumentos validados com objetivo de verificar o nível de retenção, adesão e as possíveis barreiras para inserção ao programa de exercícios domiciliar, sugeridos na cartilha Além disso, foi realizado um grupo focal com nove idosos sorteados aleatoriamente Para análise dos dados foi utilizado elementos da Análise de Conteúdo, através do Sistema de Categorias, o teste Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher O índice de significância adotado foi de 5% (p=,5) A cartilha apresentou um IVC Global de ,89 (,78 – 1,) entre os juízes especialistas na área e designers gráficos O índice de concordância final entre representantes do público-alvo foi de 93% A taxa de retenção e adesão do programa de exercício domiciliar foi de 53% e 32% respectivamente Além disso, os idosos relataram no grupo focal que o material possibilitou aumento no nível de atividade física e aquisição de novos conhecimentos teóricos/práticos e/ou serviu para reforçar os já aprendidos, a respeito do contexto que envolve a prática de atividade/exercício físico Concluímos que a cartilha foi validada com índices satisfatórios de concordância entre os avaliadores podendo ser utilizada com pessoas idosas, inclusive como estratégia complementar às ações já realizadas no âmbito da Atenção Básica à Saúde |
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2) Applicability of an educative booklet to physically active older adults The educative booklet was elaborated following the criteria established by Moreira, Nóbrega e Silva (23) and validated by 19 content judges (7), technicians (7), graphic designers (5) and older adults (31) Minimum Content Validation Index (CVI) was set at ,78 for validation between judges and the between-subject concordance was set at 75% To do so, judges received orientations, the booklet and the validation questionnaire and had a period of 15 days to evaluate the content Adjustments were made after reviewing process and the booklet was sent to validation within the older adults After that, the booklet applicability was tested on 76 older adults who were engaged on a physical activity program conducted on public health centers The older adults answered two validated instruments aiming to describe the level of adhesion and retention and the possible barriers to the practice of home exercises suggested on the booklet Besides that, a focus group was conducted with 9 randomly selected older adults For data analysis, elements from Content Evaluation were used Through Categorization and analyzed by chi-square and exact Fisher’s test Significance was set at 5% (p < ,5) The booklet presented a global IVC value of ,89 (,78-1,) between judges and graphic designers The concordance index between older adults was 93% The home-based exercise program adhesion and retention levels were 53% and 32%, respectively Additionally, older adults from the focus group reported the PEM as an important factor to increase the level of physical activity e to obtain knowledge envolvi-me physical activity We conclude that the booklet was validated with satisfactory levels of concordance between judges The booklet can applicable to older adults as a complementary strategy to actions already performed on Public Health CentersTeixeira, Denilson de Castro [Orientador]Carvalho, Brígida GimenezDellaroza, Mara Solange GomesLoch, Mathias RobertoSouza, Silvana Cardoso de2024-05-01T11:54:48Z2024-05-01T11:54:48Z2019.0020.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9343porDoutoradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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