Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toraete, Henrique Matsumoto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171
Resumo: Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamento
id UEL_5f248ebd954f598ca64d642cb9216f6b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14171
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuroMatemática financeiraEstudo e ensinoMatemática financeiraAprendizagem por atividadesOrçamento familiarMathematics - SemioticsMathematics - SemioticsFamily budgetsMathematics - SemioticsEducational innovationsStudy and teachingActiveResumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamentoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work presents a didactic proposal to improve the quality of the teaching-learning process of the contents of Financial Mathematics in the 2nd year of high school The motivating factor were the following questions: What drives so many people into debt they can not afford? The teaching of Financial Mathematics satisfies the basic needs of our students? How to improve the teaching of Financial Mathematics in high school? In this work, aiming to contribute to improving the quality of teaching of the Financial Mathematics, we present a sequence of learning activities based on the financial situations of everyday life and in the Problem-Solving methodology and by using Media Technology Through this didactic sequence we believe that students are able to build their knowledge and use this knowledge to your advantage, avoiding, for example, the debtNatti, Paulo Laerte [Orientador]Luccas, SimoneSilva, Ana Lúcia daToraete, Henrique Matsumoto2024-05-01T14:29:10Z2024-05-01T14:29:10Z2013.0015.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
title Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
spellingShingle Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
Toraete, Henrique Matsumoto
Matemática financeira
Estudo e ensino
Matemática financeira
Aprendizagem por atividades
Orçamento familiar
Mathematics - Semiotics
Mathematics - Semiotics
Family budgets
Mathematics - Semiotics
Educational innovations
Study and teaching
Active
title_short Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
title_full Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
title_fullStr Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
title_full_unstemmed Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
title_sort Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
author Toraete, Henrique Matsumoto
author_facet Toraete, Henrique Matsumoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Natti, Paulo Laerte [Orientador]
Luccas, Simone
Silva, Ana Lúcia da
dc.contributor.author.fl_str_mv Toraete, Henrique Matsumoto
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Estudo e ensino
Matemática financeira
Aprendizagem por atividades
Orçamento familiar
Mathematics - Semiotics
Mathematics - Semiotics
Family budgets
Mathematics - Semiotics
Educational innovations
Study and teaching
Active
topic Matemática financeira
Estudo e ensino
Matemática financeira
Aprendizagem por atividades
Orçamento familiar
Mathematics - Semiotics
Mathematics - Semiotics
Family budgets
Mathematics - Semiotics
Educational innovations
Study and teaching
Active
description Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.08.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:10Z
2024-05-01T14:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823271080689664