Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamento |
id |
UEL_5f248ebd954f598ca64d642cb9216f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14171 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuroMatemática financeiraEstudo e ensinoMatemática financeiraAprendizagem por atividadesOrçamento familiarMathematics - SemioticsMathematics - SemioticsFamily budgetsMathematics - SemioticsEducational innovationsStudy and teachingActiveResumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamentoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work presents a didactic proposal to improve the quality of the teaching-learning process of the contents of Financial Mathematics in the 2nd year of high school The motivating factor were the following questions: What drives so many people into debt they can not afford? The teaching of Financial Mathematics satisfies the basic needs of our students? How to improve the teaching of Financial Mathematics in high school? In this work, aiming to contribute to improving the quality of teaching of the Financial Mathematics, we present a sequence of learning activities based on the financial situations of everyday life and in the Problem-Solving methodology and by using Media Technology Through this didactic sequence we believe that students are able to build their knowledge and use this knowledge to your advantage, avoiding, for example, the debtNatti, Paulo Laerte [Orientador]Luccas, SimoneSilva, Ana Lúcia daToraete, Henrique Matsumoto2024-05-01T14:29:10Z2024-05-01T14:29:10Z2013.0015.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
title |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
spellingShingle |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro Toraete, Henrique Matsumoto Matemática financeira Estudo e ensino Matemática financeira Aprendizagem por atividades Orçamento familiar Mathematics - Semiotics Mathematics - Semiotics Family budgets Mathematics - Semiotics Educational innovations Study and teaching Active |
title_short |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
title_full |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
title_fullStr |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
title_full_unstemmed |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
title_sort |
Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuro |
author |
Toraete, Henrique Matsumoto |
author_facet |
Toraete, Henrique Matsumoto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Natti, Paulo Laerte [Orientador] Luccas, Simone Silva, Ana Lúcia da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toraete, Henrique Matsumoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira Estudo e ensino Matemática financeira Aprendizagem por atividades Orçamento familiar Mathematics - Semiotics Mathematics - Semiotics Family budgets Mathematics - Semiotics Educational innovations Study and teaching Active |
topic |
Matemática financeira Estudo e ensino Matemática financeira Aprendizagem por atividades Orçamento familiar Mathematics - Semiotics Mathematics - Semiotics Family budgets Mathematics - Semiotics Educational innovations Study and teaching Active |
description |
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:29:10Z 2024-05-01T14:29:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823271080689664 |