As funções dos signos em atividades de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veronez, Michele Regiane Dias
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14306
Resumo: Resumo: Ao considerar que em atividades de modelagem os alunos utilizam e/ou produzem signos, durante suas ações cognitivas, atrelados à situação, ao problema, aos objetos matemáticos e à resposta reconhecida como uma solução para o problema, buscamos, nesta investigação, refletir acerca desses signos Para isso assumimos signo na perspectiva de Charles Sanders Peirce e pautamo-nos nas ideias de Heinz Steinbring, de que o signo tem duas funções, uma semiótica – representa algo – e uma epistemológica – o signo revela conhecimento sobre o que ele representa –, a fim de investigar como o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática se relaciona com as funções dos signos Para tanto, identificamos os signos utilizados e/ou produzidos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática envolvidos com atividades de modelagem, bem como os papéis desses signos nos encaminhamentos dados pelos alunos no desenvolvimento de suas atividades A opção metodológica baseia-se nas considerações da pesquisa qualitativa e a análise dos dados segue orientações da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin Da relação entre os papéis dos signos e os encaminhamentos dos alunos construímos triângulos epistemológicos que nos possibilitaram reconhecer que os signos utilizados e/ou produzidos pelos alunos na busca por uma solução para o problema em estudo na atividade de modelagem matemática se complementam Essa complementaridade dos signos, associada às suas funções semiótica e epistemológica, confere ao triângulo epistemológico um caráter dinâmico Nesse sentido, o que é considerado signo em um momento da atividade, se configura, em outro momento, em contexto de referência, que por sua vez, leva os alunos à produção de outros signos, que em momento posterior assumem conotação de contexto de referência e assim por diante, sempre suscitando diferentes conceitos A análise revela também que esta dinamicidade e complementaridade dos signos influenciam o encaminhamento que os alunos dão ao desenvolvimento das atividades de modelagem matemática, de modo que tais signos representam algo que se pretende comunicar e indicam mobilização e/ou produção de conhecimentos dos alunos acerca do que o signo representa
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Considering that in modelling activities learners use and/or produce signs, during their cognitive actions, which are connected to the situation, the problem, the mathematical objects, and the result recognized as the solution for the problem, in this investigation we want to reflect on these signs For this purpose, we adopt Charles Sanders Pierce´s view of the sign, and base on Heinz Steinbring´s ideas of signs having two functions - a semiotic one – as it represents something – and an epistemological one – the sign reveals knowledge about what it represents - in order to investigate how the development of mathematical modelling activities relates to the functions of signs In order to do so, we identified the signs used and/or produced by undergraduate students in a mathematics teacher education course involved in modelling activities, as well as the roles of these signs in the proceedings undertaken by the students in the development of activities The methodological option is based on considerations of qualitative research, and the data analysis follows orientations of the Content Analysis proposed by Laurence Bardin From the relationship between the roles of signs and the students´ proceedings we built epistemological triangles which made it possible to recognize that the signs used and/or produced by the students in their search for a solution for the problem under study in the mathematical modelling activity complement each other This complementarity of signs, associated with their semiotic and epistemological functions, favors the adoption of a dynamic character by the triangle In this sense, what is considered a sign at some point during the activity, at a different time takes the form of a reference context, which in turn takes the students to produce other signs, which later take up the connotation of reference contexts, and so forth, always bringing up different concepts The analysis also reveals that this dynamicity and complementarity of signs influence the proceedings students undertake during the development of mathematical modelling activities, so that these signs represent something and they indicate mobilizations and/or production students´ knowledge about what the sign representsAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Oliveira, Andréia Maria Pereira deAllevato, Norma Suely GomesSilva, Karina Alessandra Pessôa daCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeVeronez, Michele Regiane Dias2024-05-01T14:30:00Z2024-05-01T14:30:00Z2013.0002.12.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14306porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - 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