Interação professor-alunos : preferência por autonomia ou controle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Amélia Carolina Terra Alves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11659
Resumo: Resumo: A motivação é um tema relevante para a compreensão acerca do envolvimento dos estudantes com as atividades de aprendizagem no contexto escolar A Teoria da Autodeterminação propõe que os seres humanos são agentes orientados para o crescimento, naturalmente inclinados para a integração de seus elementos físicos em um senso unificado de self e capazes de se encaixarem em uma estrutura social Nesta perspectiva, o estilo motivacional do professor é uma orientação de personalidade, passível de influências sócio-ambientais, que pode ser representado por um continuum de autodeterminação No ponto inicial do continuum tem-se um estilo Alto Controlador, passando por dois estilos entre controle e autonomia, e finalizando em um estilo Alto Promotor de Autonomia Os diferentes tipos de interação entre o professor e seus alunos levariam a tipos qualitativamente diferenciados de motivação dos estudantes em relação à aprendizagem escolar Baseado nessa teoria, o presente trabalho teve o objetivo de analisar os tipos de interação que emergem entre o professor e seus alunos A seleção dos participantes ocorreu por meio da aplicação de um instrumento de autorelato chamado “Problemas na Escola”, que avalia quatro estilos motivacionais: alto promotor de autonomia (AA), moderado promotor de autonomia (MA), moderado controlador (MC) e alto controlador (AC) Pare este estudo, foi selecionado um professor com estilo motivacional orientado para a promoção de autonomia e outro com orientação mais controladora O procedimento seguinte foi a realização de sete sessões de observação, com o registro feito por duas pesquisadoras, que resultou na construção de um protocolo contendo categorias de interações que se caracterizavam como controladoras ou promotoras de autonomia Este protocolo foi posteriormente utilizado para verificar a frequência de interações controladoras ou promotoras de autonomia em mais sete sessões de observação de aulas dos dois professores Os resultados apontaram que, apesar de terem sido descobertas diferenças entre os desempenhos dos dois educadores quanto ao estilo motivacional, avaliado pelo “Problemas nas Escolas”, ambos utilizaram em sala de aula interações que prevalentemente se caracterizam como controladoras As implicações educacionais dos resultados foram analisadas
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Teacher relationshipsMotivation in educationResumo: A motivação é um tema relevante para a compreensão acerca do envolvimento dos estudantes com as atividades de aprendizagem no contexto escolar A Teoria da Autodeterminação propõe que os seres humanos são agentes orientados para o crescimento, naturalmente inclinados para a integração de seus elementos físicos em um senso unificado de self e capazes de se encaixarem em uma estrutura social Nesta perspectiva, o estilo motivacional do professor é uma orientação de personalidade, passível de influências sócio-ambientais, que pode ser representado por um continuum de autodeterminação No ponto inicial do continuum tem-se um estilo Alto Controlador, passando por dois estilos entre controle e autonomia, e finalizando em um estilo Alto Promotor de Autonomia Os diferentes tipos de interação entre o professor e seus alunos levariam a tipos qualitativamente diferenciados de motivação dos estudantes em relação à aprendizagem escolar Baseado nessa teoria, o presente trabalho teve o objetivo de analisar os tipos de interação que emergem entre o professor e seus alunos A seleção dos participantes ocorreu por meio da aplicação de um instrumento de autorelato chamado “Problemas na Escola”, que avalia quatro estilos motivacionais: alto promotor de autonomia (AA), moderado promotor de autonomia (MA), moderado controlador (MC) e alto controlador (AC) Pare este estudo, foi selecionado um professor com estilo motivacional orientado para a promoção de autonomia e outro com orientação mais controladora O procedimento seguinte foi a realização de sete sessões de observação, com o registro feito por duas pesquisadoras, que resultou na construção de um protocolo contendo categorias de interações que se caracterizavam como controladoras ou promotoras de autonomia Este protocolo foi posteriormente utilizado para verificar a frequência de interações controladoras ou promotoras de autonomia em mais sete sessões de observação de aulas dos dois professores Os resultados apontaram que, apesar de terem sido descobertas diferenças entre os desempenhos dos dois educadores quanto ao estilo motivacional, avaliado pelo “Problemas nas Escolas”, ambos utilizaram em sala de aula interações que prevalentemente se caracterizam como controladoras As implicações educacionais dos resultados foram analisadasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Motivation is a relevant topic for the comprehension about the students’ involvement with learning activities in the school context “Theory of self-determination” proposes that human beings are agents oriented for growth, naturally inclined for the integration of their physical elements, in a sense unified as self, and capable of integrating in a social structure With this perspective, the teacher’s motivational style is an orientation of personality, passible of socio-environmental influences, which can be represented by a continuum of self-determination At continuum’s initial level, there is a High Controller style, passing through two styles between control and autonomy, and finalizing in a High Promoter of Autonomy style The different types of interaction between the teacher and their students would take to qualitatively differentiated types of students’ motivation on school learning Based on this theory, the present essay aimed at analyzing the types of interaction that emerged between the teacher and their students The participant’s selection occurred through the application of a self-report instrument called “Problems in School”, which evaluates four motivational styles: high autonomy promoter (HA), moderate autonomy promoter (MA), moderate controller (MC), and high controller (HC) For this study, it was selected a teacher with motivational style oriented for autonomy promotion and another one with a more controller orientation The following procedure was the realization of seven observation sections The register was made by two researchers and the sections resulted in the construction of a protocol containing interactions categories that were characterized as controllers or autonomy promoters The protocol was posteriorly used to verify the frequency of controllers interactions or autonomy promoters interactions in more seven classes observation sections of those two teachers The results pointed out that, despite the existence of differences between the performances of the two teachers in the evaluation of the motivational style, evaluated by the “Problems in schools”, both of them used, in the classroom, interactions that predominantly are characterized as controllers The educational implications of the results were analyzedGuimarães, Sueli Édi Rufini [Orientador]Souza, Nádia Aparecida deBoruchovitch, EvelyMachado, Amélia Carolina Terra Alves2024-05-01T13:18:50Z2024-05-01T13:18:50Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11659porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - 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