Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Gregório Antonio Fominski do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14172
Resumo: Resumo: O ensino desafia a ciência em dois momentos: quando a linguagem científica conceitual atinge seu limite de explicação e não consegue explicar a realidade e quando os conceitos são reificados O objeto da pesquisa é a reflexão sobre os obstáculos epistemológicos que o ensino da Imaginação Sociológica encontra em um tipo de cientificidade marcada pela racionalidade reificada O objetivo geral da presente Dissertação é fundamentar epistemologicamente, a partir da observação e análise das aulas e das atividades discursivas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva – Rolândia – PR, durante os anos de 211 a 213, o processo de Imaginação Sociológica, evidenciando que tanto nas bases teóricas quanto nas bases morfológicas das ciências sociais é possível encontrar fundamentos para justificar o uso de um processo abstrato e criativo para desvelar e propor entendimentos dos fenômenos, relações e ações sociais As principais problemáticas a serem investigadas pela pesquisa são: por que a Imaginação Sociológica encontra desafios operacionais nas bases epistemológicas? Por que e como o Ensino de Sociologia expõe esse problema epistemológico justamente no nível médio de ensino? Em quais situações práticas de ensino esse problema vem à tona? Quais experiências e práticas revelam esse problema? A hipótese é que a racionalidade instrumental, que parece pautar as práticas, orientações e teorias educacionais, “reificam” os conceitos, teorias e a linguagem sociológica, provocando o desencontro entre ciência, ensino e Imaginação Sociológica
id UEL_5fb7e7c7c50c0bdfa5be7914c5e21398
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14172
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologiaSociologiaEstudo e ensinoPrática de ensinoSociologyStudy and teachingResumo: O ensino desafia a ciência em dois momentos: quando a linguagem científica conceitual atinge seu limite de explicação e não consegue explicar a realidade e quando os conceitos são reificados O objeto da pesquisa é a reflexão sobre os obstáculos epistemológicos que o ensino da Imaginação Sociológica encontra em um tipo de cientificidade marcada pela racionalidade reificada O objetivo geral da presente Dissertação é fundamentar epistemologicamente, a partir da observação e análise das aulas e das atividades discursivas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva – Rolândia – PR, durante os anos de 211 a 213, o processo de Imaginação Sociológica, evidenciando que tanto nas bases teóricas quanto nas bases morfológicas das ciências sociais é possível encontrar fundamentos para justificar o uso de um processo abstrato e criativo para desvelar e propor entendimentos dos fenômenos, relações e ações sociais As principais problemáticas a serem investigadas pela pesquisa são: por que a Imaginação Sociológica encontra desafios operacionais nas bases epistemológicas? Por que e como o Ensino de Sociologia expõe esse problema epistemológico justamente no nível médio de ensino? Em quais situações práticas de ensino esse problema vem à tona? Quais experiências e práticas revelam esse problema? A hipótese é que a racionalidade instrumental, que parece pautar as práticas, orientações e teorias educacionais, “reificam” os conceitos, teorias e a linguagem sociológica, provocando o desencontro entre ciência, ensino e Imaginação SociológicaDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: Teaching defies science on two occasions: when the conceptual scientific language reaches its limit of explanation and cannot explain the reality and when the concepts are reified The object of research is the reflection on the epistemological obstacles that education of the Sociological Imagination find on a kind of scientificity marked by reified rationality The general aim of this dissertation is epistemologically support, from the observation and analysis of classes and discursive activities of high school students of State College Professor Francisco Villanueva, Rolândia, PR, during the years 211 to 213, the process of Sociological Imagination, showing that both the theoretical basis as the morphological basis of the social sciences is possible to find reasons to justify the use of an abstract and creative to uncover and propose understandings of phenomena, relations and social activities The main issues to be investigated by this research are: why the Sociological Imagination finds operational challenges at the epistemological bases? Why and how the Teaching of Sociology exposes this epistemological problem just at the high school level? In what practical teaching situations this problem comes up? What experiences and practices reveal this problem? The hypothesis is that instrumental rationality that seems to guide practices, orientations and educational theories, reify the concepts, theories and sociological language, causing the mismatch between science, education and Sociological ImaginationSilva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Lima, Ângela Maria de SousaHandfas, AnitaPrado, Gregório Antonio Fominski do2024-05-01T14:29:11Z2024-05-01T14:29:11Z2014.0021.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14172porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
title Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
spellingShingle Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
Prado, Gregório Antonio Fominski do
Sociologia
Estudo e ensino
Prática de ensino
Sociology
Study and teaching
title_short Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
title_full Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
title_fullStr Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
title_full_unstemmed Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
title_sort Quando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia
author Prado, Gregório Antonio Fominski do
author_facet Prado, Gregório Antonio Fominski do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]
Lima, Ângela Maria de Sousa
Handfas, Anita
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Gregório Antonio Fominski do
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Estudo e ensino
Prática de ensino
Sociology
Study and teaching
topic Sociologia
Estudo e ensino
Prática de ensino
Sociology
Study and teaching
description Resumo: O ensino desafia a ciência em dois momentos: quando a linguagem científica conceitual atinge seu limite de explicação e não consegue explicar a realidade e quando os conceitos são reificados O objeto da pesquisa é a reflexão sobre os obstáculos epistemológicos que o ensino da Imaginação Sociológica encontra em um tipo de cientificidade marcada pela racionalidade reificada O objetivo geral da presente Dissertação é fundamentar epistemologicamente, a partir da observação e análise das aulas e das atividades discursivas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva – Rolândia – PR, durante os anos de 211 a 213, o processo de Imaginação Sociológica, evidenciando que tanto nas bases teóricas quanto nas bases morfológicas das ciências sociais é possível encontrar fundamentos para justificar o uso de um processo abstrato e criativo para desvelar e propor entendimentos dos fenômenos, relações e ações sociais As principais problemáticas a serem investigadas pela pesquisa são: por que a Imaginação Sociológica encontra desafios operacionais nas bases epistemológicas? Por que e como o Ensino de Sociologia expõe esse problema epistemológico justamente no nível médio de ensino? Em quais situações práticas de ensino esse problema vem à tona? Quais experiências e práticas revelam esse problema? A hipótese é que a racionalidade instrumental, que parece pautar as práticas, orientações e teorias educacionais, “reificam” os conceitos, teorias e a linguagem sociológica, provocando o desencontro entre ciência, ensino e Imaginação Sociológica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:29:11Z
2024-05-01T14:29:11Z
21.02.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14172
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências Sociais
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823253792817152