Formação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil : as repercursões das políticas educacionais pós 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvia Alves dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11410
Resumo: Resumo: A inclinação para o estudo da formação de professores no seio das políticas neoliberais de educação iniciou-se ainda no período de minha graduação nas calorosas discussões sobre o curso de Pedagogia, entretanto, foi no curso de mestrado que sistematizamos esse objeto para um processo de investigação aprofundada Propomos-nos, nessa Dissertação analisar as repercussões das políticas educacionais nos cursos de Pedagogia pós 199, buscando entender os discursos que ficaram implícitos pelos órgãos oficiais da educação, influenciados por organismos internacionais e que proporcionaram a introdução de novos espaços de formação de professores paralelos à universidade pública Entendemos que esta pesquisa tem relevância no cenário educacional brasileiro, uma vez que a formação de professores nos cursos de Pedagogia pós 199 tem sido um dos cursos mais afetados pelo aligeiramento dessa etapa Tentamos sistematizar nosso problema de pesquisa por meio de duas questões que se complementam, buscando entender em que medida a formação de professores em cursos de Pedagogia tem vinculações com políticas nacionais e internacionais destinadas à educação em geral e à formação docente em específico e de que maneira está relacionada a processos e políticas que resultaram em ampla e profunda reforma da educação no Brasil a partir da década de 199 A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e documental Esse tipo de pesquisa nos permitiu adentrar no texto da legislação e da bibliografia existente sobre a temática, para entender a política educacional e suas repercussões na formação de professores nos cursos de Pedagogia Adotamos o método do materialismo histórico para abordar nosso objeto, visto que ele nos permite conhecer as contradições e mediações no movimento das relações sociais No primeiro capítulo destacamos as interferências do Banco Mundial e da UNESCO para a formação de professores Num segundo momento tratamos das políticas educacionais em âmbito nacional mostrando como a formação de professores foi espaço de embates políticos entre os interesses da classe dominante no país desde a redefinição do papel do Estado à propagação da estratégia política do neoliberalismo na educação superior Entendendo as dinâmicas em que se insere nosso objeto, no terceiro capítulo levantamos as consonâncias das políticas nacionais e internacionais para a formação de professores Mostramos como o movimento dos educadores, representados pela ANFOPE, iniciou sua trajetória na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da educação Expomos sobre o movimento em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia como um espaço onde se privilegiou a histórica disputa ideológica a orientar a formação de professores bem como as implicações das políticas educacionais para os novos contornos da formação de professores em nível superior Nas considerações finais desta pesquisa mostramos a necessidade contínua de aprofundamento teórico no sentido de compreender a formação de professores inserida num contexto político, econômico e social em que repercute políticas educacionais que nem sempre são apropriadas para a realidade brasileira
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nevertheless, it was only in the master’s degree program that we systematized this subject as a serious process of investigation We propose, in this dissertation, to analyze the repercussions of educational politics in post-199 Pedagogy courses, seeking to understand the implications of discourses delivered by official educational agencies, with an eye to the influence of international organizations which have instigated the creation of teacher development mechanisms parallel to those of the public university This research project has relevance in the sphere of Brazilian education, seeing that teacher training in post-199 Pedagogy courses has been one of the areas most affected by the encouragement of these influences We have systematized our research under two complementary headings, examining, in general, to what extent teacher development in Pedagogy courses is linked to both national and international politics and, specifically, in what manner this relationship has played out in the broad educational reforms in Brazil since the 199s The methodology consisted of bibliographic and documentary research This type of research permitted us to penetrate legislative texts and generate an extensive bibliography on this theme, in order to understand educational politics and its repercussions on teacher development in Pedagogy courses We adopted the method of historical materialism as an approach to our objective, seeing that it highlights contradictions and interventions in socially-related movements In the first chapter we highlight interference by the World Bank and UNESCO in teacher development Secondly, we treated educational politics on a national level, showing how the development of teachers became a battleground of upper class interests, coinciding with the redefinition of the role of the State as an instrument in the propagation of neoliberal political strategy in higher education With this dynamic in mind, the third chapter examines the consonance of national and international politics with regards to teacher development We show how the educators’ movement, represented by ANFOPE, began its trajectory in the struggle for recognition and appreciation of educational professionals We further describe the movement in relation to the new National Curriculum Directives for Pedagogy courses, which opens discussion about the historical ideological dispute to direct teacher development as well as the implications of educational politics on the new contours of teacher development at the university level Final considerations demonstrate the continuing need to broaden theoretical considerations in teacher development, especially with regard to the awareness of political, economic and social repercussions of educational politics, which are not always appropriate for Brazilian realityGorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]Noma, Amélia KimikoMiranda, Marília Faria deSantos, Silvia Alves dos2024-05-01T13:14:03Z2024-05-01T13:14:03Z2008.0027.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11410porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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