Modelagem matemática, compreensão e linguagem : interlocuções fundamentadas na filosofia de Wittgenstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seki, Jeferson Takeo Padoan
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9278
Resumo: Resumo: Interlocuções entre Modelagem Matemática, compreensão e linguagem é o tema desta pesquisa A articulação foi abordada a partir da questão geral de pesquisa: como se dá a compreensão em atividades de modelagem matemática em uma disciplina de Matemática Financeira de um curso de Licenciatura em Matemática?, com base na perspectiva filosófica de Ludwig Wittgenstein e na Modelagem Matemática na Educação Matemática Os dados foram coletados mediante registros escritos, gravações em aúdio e vídeo, notas de campo, questionário e entrevista durante a pesquisa empírica desenvolvida em uma disciplina de Matemática Financeira A análise dos dados foi realizada seguindo encaminhamentos e pressupostos da análise de conteúdo Organizamos nossa pesquisa de acordo com o formato multipaper em três artigos com focos específicos, mas que visam detalhar a questão geral de pesquisa No primeiro artigo, de natureza teórica, investigamos a constituição de compreensão na filosofia da linguagem de Wittgenstein, especificamente na obra Investigações Filosóficas, e suas repercussões no Ensino Os resultados desse artigo delineiam características da perspectiva wittgensteiniana de compreensão e sua manifestação em atividades de ensino No segundo artigo, buscamos investigar a compreensão dos alunos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em uma disciplina de Matemática Financeira de um curso de Licenciatura em Matemática Os resultados da análise dos dados neste artigo indicam três categorias emergentes: compreensão da situação-problema, compreensão de conceitos da Matemática Financeira e da Matemática e compreensão do fazer modelagem matemática No terceiro artigo, investigamos como os alunos compreendem conceitos de Matemática Financeira em diferentes tipos de atividades de modelagem matemática A partir da análise dos dados neste artigo, três categorias foram enunciadas: compreensão de conceitos da Matemática Financeira na modelagem descritiva, compreensão de conceitos da Matemática Financeira na modelagem prescritiva e modelagem matemática como possibilidade de integrar a Educação Financeira no ensino de Matemática Financeira As interlocuções entre os resultados obtidos e a fundamentação teórica da pesquisa indicam que a compreensão dos alunos em atividades de modelagem matemática se dá no seguir regras de uso de expressões linguísticas da situação-problema e de conceitos da Matemática Financeira e da Matemática na dedução e análise dos modelos matemáticos; explicar procedimentos e conceitos envolvidos do desenvolvimento das atividades; dominar técnicas da Matemática Financeira e da Matemática e do fazer modelagem matemática, conforme as circunstâncias e as caracterizações das atividades de modelagem matemática; estabelecer inter-relações entre proposições características da situação-problema e proposições da Matemática Financeira, com objetivo de descrever ou prescrever os fenômenos sob investigação
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explicar procedimentos e conceitos envolvidos do desenvolvimento das atividades; dominar técnicas da Matemática Financeira e da Matemática e do fazer modelagem matemática, conforme as circunstâncias e as caracterizações das atividades de modelagem matemática; estabelecer inter-relações entre proposições características da situação-problema e proposições da Matemática Financeira, com objetivo de descrever ou prescrever os fenômenos sob investigaçãoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Interlocutions between Mathematical Modelling, understanding and language is the theme of this research The articulation was approached from the general question of research: how does the understanding in mathematical modelling activities in a Financial Mathematics subject of a Mathematics Degree course?, based on the philosophical perspective of Ludwig Wittgenstein and Mathematical Modelling in Mathematics Education The data were collected through written records, audio and video recordings, field notes, questionnaire and interview during the empirical research developed in a Financial Mathematics subject The analysis of the data was performed following the guidelines and assumptions of the content analysis We organized our research, according to the multipaper format, in three articles, with specific focuses In the first paper, of a theoretical nature, we investigate the constitution of the understanding in Wittgenstein's philosophy of language, more specifically in Philosophical Investigations, and its repercussions in Teaching The results of this paper outline characteristics of the Wittgensteinian perspective of understanding and its manifestation in teaching activities In the second paper, we aim to investigate students' understanding of mathematical modelling activities developed in a subject of a Mathematics Degree course The results of the analysis of the data in this paper indicate three emerging categories: understanding the problem situation, understanding of the concepts of Financial Mathematics and Mathematics and understanding of know how to make mathematical modelling In the third paper, we investigate how students understanding concepts of Financial Mathematics in different configurations of mathematical modelling activities From the analysis of the data in this article, three categories were stated: understanding of Financial Mathematics concepts in descriptive modelling and understanding of Financial Mathematics concepts in prescriptive modelling and mathematical modelling as a possibility to integrate Financial Education in the teaching of Financial MathematicsThe interlocutions between the results obtained and the theoretical basis of the research indicate that the students' understanding of mathematical modelling activities occurs in the following rules of use of linguistic expressions of the problem situation and concepts of Financial Mathematics and Mathematics in the deduction and analysis mathematical models; explain procedures and concepts involved in the development of activities; mastering techniques of the Mathematics and Financial Mathematics and mathematical modelling, according to the circumstances and characterizations of mathematical modelling activities; to establish interrelationships between propositions characteristic of the problem situation and propositions of Financial Mathematics, with the purpose of describing or prescribing the phenomena under investigationAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Sousa, Bárbara Nivalda Palharini AlvimPasquini, Regina Célia GuapoSeki, Jeferson Takeo Padoan2024-05-01T11:54:31Z2024-05-01T11:54:31Z2019.0025.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9278porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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