Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Henrique Cristiano Thomas de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10936
Resumo: Resumo: Nessa pesquisa investigamos como se dá o seguir regras no fazer Modelagem Matemática no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática que utilizam recursos das tecnologias digitais Para realizar essa investigação nos embasamos na filosofia madura de Ludwig Wittgenstein, principalmente no que se refere à ideia de seguir regras No caminho de construção dos aspectos teóricos da Modelagem Matemática e da filosofia wittgensteiniana, determinamos as ações ligadas ao seguir regras no fazer Modelagem Matemática Os dados empíricos, coletados no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, são divididos em dois grupos: as atividades do 1° e 2° momentos de familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, em que descrevemos as ações de treinamento da regra; e, as atividades do 3° momento de familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, que são objeto da análise específica, em que realizamos uma descrição interpretativa das ações dos alunos que podem indicar o seguir regras e dos usos que fazem dos recursos das tecnologias digitais Como resultados da análise global, inferimos que: i) as ações dos alunos que convergem para o seguir regras identificadas na análise específica são contempladas nos treinamentos das regras; ii) nas ações que divergem no seguir regras os alunos não participaram integralmente dos treinamentos da regra; iii) o uso dos recursos das tecnologias digitais, em todas suas funções, esteve presente em diferentes fases de desenvolvimento das atividades de modelagem matemática, auxiliando nas ações de treinamento da regra e nas ações do seguir regras Como uma reflexão final identificamos que o seguir regras se dá numa dinâmica em torno da regra: treinamento da regra-hábito de seguir regras-seguir a regra
id UEL_fffd54c1469b6a5e724f4fb703b04aef
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10936
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de WittgensteinEducação matemáticaModelagem matemáticaMathematics educationResumo: Nessa pesquisa investigamos como se dá o seguir regras no fazer Modelagem Matemática no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática que utilizam recursos das tecnologias digitais Para realizar essa investigação nos embasamos na filosofia madura de Ludwig Wittgenstein, principalmente no que se refere à ideia de seguir regras No caminho de construção dos aspectos teóricos da Modelagem Matemática e da filosofia wittgensteiniana, determinamos as ações ligadas ao seguir regras no fazer Modelagem Matemática Os dados empíricos, coletados no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, são divididos em dois grupos: as atividades do 1° e 2° momentos de familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, em que descrevemos as ações de treinamento da regra; e, as atividades do 3° momento de familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, que são objeto da análise específica, em que realizamos uma descrição interpretativa das ações dos alunos que podem indicar o seguir regras e dos usos que fazem dos recursos das tecnologias digitais Como resultados da análise global, inferimos que: i) as ações dos alunos que convergem para o seguir regras identificadas na análise específica são contempladas nos treinamentos das regras; ii) nas ações que divergem no seguir regras os alunos não participaram integralmente dos treinamentos da regra; iii) o uso dos recursos das tecnologias digitais, em todas suas funções, esteve presente em diferentes fases de desenvolvimento das atividades de modelagem matemática, auxiliando nas ações de treinamento da regra e nas ações do seguir regras Como uma reflexão final identificamos que o seguir regras se dá numa dinâmica em torno da regra: treinamento da regra-hábito de seguir regras-seguir a regraTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: On this research, we explored how happens the following rules on to do Mathematical Modelling on the activities development of the mathematical modelling that use the resources of digital technologies To do that investigation, we were based on the mature philosophy of Ludwig Wittgenstein, which refers, mostly, to the idea of following rules At the construction of the theoretical aspects of Mathematical Modelling and Wittgenstein’s philosophy, we set the actions linked to following rules on to do Math Modelling The empirical data, collected on the context on Degree in Mathematics of a public university, are divided in two groups: the activity of the 1st and 2nd familiarization moment of students with mathematical modelling activities, which we describe the actions of rules training; and, the 3rd moment activities of students familiarization with math modelling, that are object of specific reviews, in which we did an interpretive description of students action that may denote the following rules and the uses they make of the resources of digital technologies As results of global reviews, we verify that: i) the students actions converge to following rules identified on specific reviews are contemplated on rules training; ii) on the actions that diverge on the following rules, the students didn’t take part fully of the rule training; iii) the use of digital technologies resources, in all your functions, were present in different phases of the development of mathematical modelling activities, helping in the training rules actions and the proper actions of following rules As a final reflection, we found out that the following rules happens on a dynamic around the rule: training rule-habit of following rules-following the ruleAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Negrelli, Leônia GabardoVeronez, Michele Regiane DiasBorssoi, Adriana HelenaSouza, Elizabeth GomesSouza, Henrique Cristiano Thomas de2024-05-01T12:53:07Z2024-05-01T12:53:07Z2018.0024.07.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10936porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
title Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
spellingShingle Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
Souza, Henrique Cristiano Thomas de
Educação matemática
Modelagem matemática
Mathematics education
title_short Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
title_full Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
title_fullStr Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
title_full_unstemmed Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
title_sort Um olhar sobre o fazer modelagem matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
author Souza, Henrique Cristiano Thomas de
author_facet Souza, Henrique Cristiano Thomas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Negrelli, Leônia Gabardo
Veronez, Michele Regiane Dias
Borssoi, Adriana Helena
Souza, Elizabeth Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Henrique Cristiano Thomas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Mathematics education
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Mathematics education
description Resumo: Nessa pesquisa investigamos como se dá o seguir regras no fazer Modelagem Matemática no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática que utilizam recursos das tecnologias digitais Para realizar essa investigação nos embasamos na filosofia madura de Ludwig Wittgenstein, principalmente no que se refere à ideia de seguir regras No caminho de construção dos aspectos teóricos da Modelagem Matemática e da filosofia wittgensteiniana, determinamos as ações ligadas ao seguir regras no fazer Modelagem Matemática Os dados empíricos, coletados no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, são divididos em dois grupos: as atividades do 1° e 2° momentos de familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, em que descrevemos as ações de treinamento da regra; e, as atividades do 3° momento de familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, que são objeto da análise específica, em que realizamos uma descrição interpretativa das ações dos alunos que podem indicar o seguir regras e dos usos que fazem dos recursos das tecnologias digitais Como resultados da análise global, inferimos que: i) as ações dos alunos que convergem para o seguir regras identificadas na análise específica são contempladas nos treinamentos das regras; ii) nas ações que divergem no seguir regras os alunos não participaram integralmente dos treinamentos da regra; iii) o uso dos recursos das tecnologias digitais, em todas suas funções, esteve presente em diferentes fases de desenvolvimento das atividades de modelagem matemática, auxiliando nas ações de treinamento da regra e nas ações do seguir regras Como uma reflexão final identificamos que o seguir regras se dá numa dinâmica em torno da regra: treinamento da regra-hábito de seguir regras-seguir a regra
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T12:53:07Z
2024-05-01T12:53:07Z
24.07.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10936
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823242127409152