Matemática que se sente na pele: um estudo a respeito do pensamento matemático de alunos surdocegos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17114 |
Resumo: | A presente pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, com características de um estudo de casos múltiplos, tem por objetivo investigar e discutir características do Pensamento Matemático de dois alunos surdocegos de uma escola do município de Londrina-PR. Para tanto, assumiu-se como perspectiva epistemológica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Rômulo Campos Lins. Como suporte teórico, adotou-se a relação entre Pensamento e Linguagem e o processo de desenvolvimento de crianças com deficiência, propostos por Vygostsky. Para atingir o objetivo proposto, construiu-se uma caracterização para o modo de produção de significados para a Matemática esperado de dois alunos no contexto educacional paranaense, a partir da produção de significados do autor deste trabalho para os resíduos de enunciações contidos nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná para a disciplina de Matemática. Tendo essa caracterização como referência e os referenciais teóricos mencionados, realizou-se uma leitura dos resíduos de enunciações dos dois, produzidos durante entrevistas semiestruturadas que tinham por objetivo caracterizar os contextos escolares em que estiveram e/ou estão inseridos e uma caracterização para os modos de produção de significados para a Matemática, ou ainda, para o Pensamento Matemático de cada um deles. O estudo evidenciou que o modo mais presente e valorizado em toda aprendizagem escolar dos alunos, de noções concretas às abstratas, após o surgimento da surdocegueira, esteve indissociável da manipulação, presente ou passada, de objetos físicos. Apenas um dos alunos demonstrou possuir o Pensamento Matemático esperado no contexto em que estão inseridos, e que ambos demonstram, em seus modos de lidar com a Matemática, coisificar noções matemáticas e fazer referência a objetos “concretos”, “cotidianos”. |
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Matemática que se sente na pele: um estudo a respeito do pensamento matemático de alunos surdocegos.Alunos surdocegosPensamento matemáticoProdução de significadosDefectologiaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaSelfblind studentsMathematical thinkingMeaning productionDefectologyA presente pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, com características de um estudo de casos múltiplos, tem por objetivo investigar e discutir características do Pensamento Matemático de dois alunos surdocegos de uma escola do município de Londrina-PR. Para tanto, assumiu-se como perspectiva epistemológica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Rômulo Campos Lins. Como suporte teórico, adotou-se a relação entre Pensamento e Linguagem e o processo de desenvolvimento de crianças com deficiência, propostos por Vygostsky. Para atingir o objetivo proposto, construiu-se uma caracterização para o modo de produção de significados para a Matemática esperado de dois alunos no contexto educacional paranaense, a partir da produção de significados do autor deste trabalho para os resíduos de enunciações contidos nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná para a disciplina de Matemática. Tendo essa caracterização como referência e os referenciais teóricos mencionados, realizou-se uma leitura dos resíduos de enunciações dos dois, produzidos durante entrevistas semiestruturadas que tinham por objetivo caracterizar os contextos escolares em que estiveram e/ou estão inseridos e uma caracterização para os modos de produção de significados para a Matemática, ou ainda, para o Pensamento Matemático de cada um deles. O estudo evidenciou que o modo mais presente e valorizado em toda aprendizagem escolar dos alunos, de noções concretas às abstratas, após o surgimento da surdocegueira, esteve indissociável da manipulação, presente ou passada, de objetos físicos. Apenas um dos alunos demonstrou possuir o Pensamento Matemático esperado no contexto em que estão inseridos, e que ambos demonstram, em seus modos de lidar com a Matemática, coisificar noções matemáticas e fazer referência a objetos “concretos”, “cotidianos”.This research, from a qualitative-descriptive approach, with the characteristics of a study of multiple cases, aims at investigating and discussing characteristics of mathematical thinking in two deafblind students from a school in the city of Londrina/PR. Therefore, the Model of Semantic Fields (MSF) developed by Rômulo Campos Lins was assumed as epistemological and methodological perspective. As theoretical support, the relationship between Thinking and Language, as well as the development of impaired children – both developed by Vygotsky – were adopted. In order to achieve the goal, it was made the characterization for the process of meaning production in Mathematics, expected from two students in Paraná, departing from the meaning production of this researcher for residues of enunciation in the State Educational Guidelines concerning Mathematics. With this characterization and the theoretical support mentioned above, we carried out the reading of both students’ residues of enunciation produced during semistructured interviews and during the performance of mathematical tasks were read, which aimed at characterizing the social contexts in which they had been and / or have been included, and the characterization for the processes of meaning production in Mathematics, or even for the Mathematical Thinking in each one of them. The research revealed that the most present and valued process in all the students’ school learning, from concrete to abstract concepts, after selfblindness had emerged was inseparable from present or past manipulation of physical objects. Only one of the students showed Preferential Mathematical Thinking, and in their way of dealing with Mathematics, both students showed to personify mathematical perceptions and to reference “concrete”, “daily” objects.Savioli, Angela Marta Pereira das DoresVitaliano, Célia ReginaGereti, Laís Cristina VielKlaiber, Michelle AndradeSantos, Natália Gomes dosJesus, Marcelo Silva de2024-07-31T18:45:28Z2024-07-31T18:45:28Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17114porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina281 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T06:07:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-01T06:07:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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