Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15775 |
Resumo: | Resumo: Este estudo faz parte da linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente do núcleo de Ação Docente, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-Pr Ao analisar a carência da leitura, assim como do uso de estratégias para a apropriação desta habilidade em diferentes ambientes, elaborou-se como problema a seguinte questão: Será que os alunos são engajados ou quando engajados na escola utilizam estratégias cognitivas e/ou metacognitivas nas aprendizagens para buscarem proficiência na leitura? Suscitou-se como hipótese que os alunos de um modo geral não utilizam as estratégias no processo de aprendizagem, sendo as dificuldades em compreensão de leitura o entrave para a melhoria dos estudos A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura do Ensino Médio de duas Escolas Públicas do Norte do Paraná Como objetivos específicos procurou buscar possíveis relações entre o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos do Ensino Médio, bem como levantar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura Para atingir esses objetivos, utilizou-se o método de pesquisa de campo em uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Participaram 42 estudantes do Ensino Médio provenientes de duas Instituições Públicas do Norte do Paraná, que foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação e engajamento, de uma escala de estratégias de aprendizagem e pelo teste de Cloze Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial, visando a compreensão e ao mapeamento do perfil estratégico do aluno, bem como sua compreensão de leitura e seu engajamento escolar Os dados evidenciaram que, de um modo geral, os alunos com melhor compreensão e estratégias para aprender também são aqueles mais engajados na aprendizagem Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são desenvolvidas no Ensino Médio regular em Escolas Públicas do Norte do Paraná |
id |
UEL_6aa95f3977a9fcf66b85bb69082952b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15775 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médioCompreensão na leituraEstratégias de aprendizagemReading comprehensionLearning strategiesResumo: Este estudo faz parte da linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente do núcleo de Ação Docente, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-Pr Ao analisar a carência da leitura, assim como do uso de estratégias para a apropriação desta habilidade em diferentes ambientes, elaborou-se como problema a seguinte questão: Será que os alunos são engajados ou quando engajados na escola utilizam estratégias cognitivas e/ou metacognitivas nas aprendizagens para buscarem proficiência na leitura? Suscitou-se como hipótese que os alunos de um modo geral não utilizam as estratégias no processo de aprendizagem, sendo as dificuldades em compreensão de leitura o entrave para a melhoria dos estudos A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura do Ensino Médio de duas Escolas Públicas do Norte do Paraná Como objetivos específicos procurou buscar possíveis relações entre o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos do Ensino Médio, bem como levantar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura Para atingir esses objetivos, utilizou-se o método de pesquisa de campo em uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Participaram 42 estudantes do Ensino Médio provenientes de duas Instituições Públicas do Norte do Paraná, que foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação e engajamento, de uma escala de estratégias de aprendizagem e pelo teste de Cloze Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial, visando a compreensão e ao mapeamento do perfil estratégico do aluno, bem como sua compreensão de leitura e seu engajamento escolar Os dados evidenciaram que, de um modo geral, os alunos com melhor compreensão e estratégias para aprender também são aqueles mais engajados na aprendizagem Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são desenvolvidas no Ensino Médio regular em Escolas Públicas do Norte do ParanáDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This paper is part of the research theme Teaching: Knowledge and Practice, more specifically the core of Teaching in Action, Master's and Doctoring program in education From State University of Londrina While the lack of reading had been analyzed, as well as the use of strategies for the appropriation of such ability in different environments, the following question came up: Are the students engaged or, when engaged in school, do they use cognitive and/or metacognitive strategies in learning to seek proficiency in reading? That way the hypothesis that students generally do not use the strategies in the learning process, and that, difficulties in reading comprehension is an obstacle to improving education The research aimed at evaluating academic engagement, learning strategies and reading comprehension of two Public High School Institutions in Northern Paraná The specific objectives tried to seek possible links between school engagement, learning strategies and reading comprehension of high school students, as well as the school engagement, learning strategies and reading comprehension In order to reach this objective, it was used field research with descriptive approach and designs of correlational survey 42 high school students from two public schools in Northern Paraná attended this research We adopted, as method to such research, descriptive approach with designs of correlational survey Students were evaluated through a questionnaire continuum of motivation and engagement of a range of learning strategies for Cloze test The outcome was organized in spreadsheets and submitted to analysis of descriptive and inferential statistics, with the objective of understanding and mapping the strategic profile of the students and their reading comprehension and school engagement as well The data showed that students, in general, with better understanding and strategical learning are also those more engaged in the whole learning process This study comes up with contributions and implications for the psychoeducational assessment field, once it shows the way reading and understanding are developed high school education in public institutions in Northern ParanáOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Franco, Sandra Aparecida PiresCunha, Neide de BritoPeres, Rosana2024-05-01T14:57:35Z2024-05-01T14:57:35Z2016.0026.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15775porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15775Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
title |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio Peres, Rosana Compreensão na leitura Estratégias de aprendizagem Reading comprehension Learning strategies |
title_short |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
title_full |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
title_sort |
Engajamento escolar, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura com alunos do ensino médio |
author |
Peres, Rosana |
author_facet |
Peres, Rosana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Katya Luciane de [Orientador] Franco, Sandra Aparecida Pires Cunha, Neide de Brito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão na leitura Estratégias de aprendizagem Reading comprehension Learning strategies |
topic |
Compreensão na leitura Estratégias de aprendizagem Reading comprehension Learning strategies |
description |
Resumo: Este estudo faz parte da linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente do núcleo de Ação Docente, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-Pr Ao analisar a carência da leitura, assim como do uso de estratégias para a apropriação desta habilidade em diferentes ambientes, elaborou-se como problema a seguinte questão: Será que os alunos são engajados ou quando engajados na escola utilizam estratégias cognitivas e/ou metacognitivas nas aprendizagens para buscarem proficiência na leitura? Suscitou-se como hipótese que os alunos de um modo geral não utilizam as estratégias no processo de aprendizagem, sendo as dificuldades em compreensão de leitura o entrave para a melhoria dos estudos A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura do Ensino Médio de duas Escolas Públicas do Norte do Paraná Como objetivos específicos procurou buscar possíveis relações entre o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos do Ensino Médio, bem como levantar o engajamento escolar, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura Para atingir esses objetivos, utilizou-se o método de pesquisa de campo em uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Participaram 42 estudantes do Ensino Médio provenientes de duas Instituições Públicas do Norte do Paraná, que foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação e engajamento, de uma escala de estratégias de aprendizagem e pelo teste de Cloze Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial, visando a compreensão e ao mapeamento do perfil estratégico do aluno, bem como sua compreensão de leitura e seu engajamento escolar Os dados evidenciaram que, de um modo geral, os alunos com melhor compreensão e estratégias para aprender também são aqueles mais engajados na aprendizagem Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são desenvolvidas no Ensino Médio regular em Escolas Públicas do Norte do Paraná |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016.00 2024-05-01T14:57:35Z 2024-05-01T14:57:35Z 26.02.2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15775 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823310664433664 |