Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonato, Gabriel Vasques
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12057
Resumo: Resumo: O presente trabalho buscou investigar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aulas realizado por futuros professores de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas, considerando os seguintes objetivos específicos: identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado na escrita reflexiva dos futuros professores a respeito do planejamento de aulas e identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado no plano de aula elaborado pelos futuros professores Para atender ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo com futuros professores inseridos no contexto do Estágio Curricular Obrigatório, no 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para obter as informações foram utilizados, como instrumentos de coleta, diários reflexivos e um plano de aula elaborado pelos participantes da pesquisa, além de um diário de campo do pesquisador Referente aos resultados, foram observados aspectos relativos ao Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) em ambos os instrumentos de coleta – diários reflexivos e plano de aula – nos quais foi possível identificar a mobilização/desenvolvimento de subdomínios relativos ao MKT, sendo eles: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT) Considerando os diferentes momentos em que os subdomínios foram identificados, destacamos que diferentes ações desenvolvidas no planejamento associadas à perspectiva de Resolução de Problemas adotada, tais como a busca de uma justificativa matemática para o procedimento a ser abordado em sala de aula tendo em vista sua formalização, a descrição de resoluções esperadas para os problemas propostos bem como de dúvidas e dificuldades que poderiam ser manifestadas pelos alunos, a abordagem do conteúdo a partir de conceitos já estudados pelos alunos e a expectativa de introduzi-lo a partir de resoluções desenvolvidas por eles, foram essenciais para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos dos graduandos Por fim, vale ressaltar também a contribuição da escrita reflexiva na formação dos futuros professores, possibilitando ampliarem sua compreensão a respeito do conteúdo e de como ensiná-lo, assim como do planejamento de aulas na perspectiva da Resolução de Problemas
id UEL_7ba9f59f98ad7a7d646a63e08529a8f9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12057
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemasEducação matemáticaPlanos de aulaMatemáticaProblemas, exercícios, etcSolução de problemasMathematics educationLesson planningMathematicsProblem solvingReflective writingProblems, exercises, etcResumo: O presente trabalho buscou investigar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aulas realizado por futuros professores de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas, considerando os seguintes objetivos específicos: identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado na escrita reflexiva dos futuros professores a respeito do planejamento de aulas e identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado no plano de aula elaborado pelos futuros professores Para atender ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo com futuros professores inseridos no contexto do Estágio Curricular Obrigatório, no 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para obter as informações foram utilizados, como instrumentos de coleta, diários reflexivos e um plano de aula elaborado pelos participantes da pesquisa, além de um diário de campo do pesquisador Referente aos resultados, foram observados aspectos relativos ao Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) em ambos os instrumentos de coleta – diários reflexivos e plano de aula – nos quais foi possível identificar a mobilização/desenvolvimento de subdomínios relativos ao MKT, sendo eles: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT) Considerando os diferentes momentos em que os subdomínios foram identificados, destacamos que diferentes ações desenvolvidas no planejamento associadas à perspectiva de Resolução de Problemas adotada, tais como a busca de uma justificativa matemática para o procedimento a ser abordado em sala de aula tendo em vista sua formalização, a descrição de resoluções esperadas para os problemas propostos bem como de dúvidas e dificuldades que poderiam ser manifestadas pelos alunos, a abordagem do conteúdo a partir de conceitos já estudados pelos alunos e a expectativa de introduzi-lo a partir de resoluções desenvolvidas por eles, foram essenciais para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos dos graduandos Por fim, vale ressaltar também a contribuição da escrita reflexiva na formação dos futuros professores, possibilitando ampliarem sua compreensão a respeito do conteúdo e de como ensiná-lo, assim como do planejamento de aulas na perspectiva da Resolução de ProblemasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study investigated mathematical knowledge for teaching mobilized in lesson planning prepared by future Mathematics teachers in the problem solving approach, considering the following specific objectives: identify mathematical knowledge for teaching mobilized in the reflective writing of the future teachers about lesson planning and, identify mathematical knowledge for teaching mobilized in the lesson plan drafted by the future teachers In order to meet the objective, a qualitative research of interpretative approach was conducted with future teachers which were taking their Curricular Internship, on the 3rd year on Mathematics undergraduate course at Londrina State University (UEL) Then, to collect the information reflective diaries, a lesson plan drafted by the participants of the research and a field diary written by the researcher were employed Regarding to the results, it was observed aspects related to Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) in either collecting instruments – reflective diaries and lesson plan – on them, it was possible to identify mobilization/development of subdomains related to MKT such as Common Content Knowledge (CCK); Specialized Content Knowledge (SCK); Knowledge of Content and Students (KCS) and, Knowledge of Content and Teaching (KCT) Considering the different moments in which the subdomains were identified, it was highlighted that different actions were developed in the planning associated with the adopted perspective of Problem Solving, such as the pursue of a mathematical justification for the procedure to be addressed in the classroom aiming to its formalization, the description of expected resolutions for the proposed problems as well as doubts and difficulties that could be presented by the students, the approach of the content from concepts which have already been studied by the students and the expectation of introducing it from resolutions developed by them, were essential for the mobilization/development of this knowledge of the students Finally, yet importantly, it is relevant to highlight the contribution of reflective writing on the preservice teachers’ education, enabling to increase their comprehension about the content and how to teach it, as well as how to plan classes on problem solving approachTeixeira, Bruno Rodrigo [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresDalto, Jader OtávioBonato, Gabriel Vasques2024-05-01T13:47:48Z2024-05-01T13:47:48Z2020.0018.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12057porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
title Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
spellingShingle Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
Bonato, Gabriel Vasques
Educação matemática
Planos de aula
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Solução de problemas
Mathematics education
Lesson planning
Mathematics
Problem solving
Reflective writing
Problems, exercises, etc
title_short Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
title_full Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
title_fullStr Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
title_full_unstemmed Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
title_sort Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas
author Bonato, Gabriel Vasques
author_facet Bonato, Gabriel Vasques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Bruno Rodrigo [Orientador]
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Dalto, Jader Otávio
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonato, Gabriel Vasques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Planos de aula
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Solução de problemas
Mathematics education
Lesson planning
Mathematics
Problem solving
Reflective writing
Problems, exercises, etc
topic Educação matemática
Planos de aula
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Solução de problemas
Mathematics education
Lesson planning
Mathematics
Problem solving
Reflective writing
Problems, exercises, etc
description Resumo: O presente trabalho buscou investigar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aulas realizado por futuros professores de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas, considerando os seguintes objetivos específicos: identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado na escrita reflexiva dos futuros professores a respeito do planejamento de aulas e identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado no plano de aula elaborado pelos futuros professores Para atender ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo com futuros professores inseridos no contexto do Estágio Curricular Obrigatório, no 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para obter as informações foram utilizados, como instrumentos de coleta, diários reflexivos e um plano de aula elaborado pelos participantes da pesquisa, além de um diário de campo do pesquisador Referente aos resultados, foram observados aspectos relativos ao Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) em ambos os instrumentos de coleta – diários reflexivos e plano de aula – nos quais foi possível identificar a mobilização/desenvolvimento de subdomínios relativos ao MKT, sendo eles: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT) Considerando os diferentes momentos em que os subdomínios foram identificados, destacamos que diferentes ações desenvolvidas no planejamento associadas à perspectiva de Resolução de Problemas adotada, tais como a busca de uma justificativa matemática para o procedimento a ser abordado em sala de aula tendo em vista sua formalização, a descrição de resoluções esperadas para os problemas propostos bem como de dúvidas e dificuldades que poderiam ser manifestadas pelos alunos, a abordagem do conteúdo a partir de conceitos já estudados pelos alunos e a expectativa de introduzi-lo a partir de resoluções desenvolvidas por eles, foram essenciais para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos dos graduandos Por fim, vale ressaltar também a contribuição da escrita reflexiva na formação dos futuros professores, possibilitando ampliarem sua compreensão a respeito do conteúdo e de como ensiná-lo, assim como do planejamento de aulas na perspectiva da Resolução de Problemas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.09.2020
2020.00
2024-05-01T13:47:48Z
2024-05-01T13:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12057
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823242263724032