Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16248
Resumo: Resumo: A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia “Plano de Telefonia” Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (27) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 22; 28) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação
id UEL_aa1ccdf1fca887edb8da3ebf428f3f05
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16248
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefoniaEducação matemáticaProfessores de matemáticaFormação profissionalMathematics educationMathematics teachersOccupational trainingResumo: A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia “Plano de Telefonia” Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (27) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 22; 28) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formaçãoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The question that guided the present investigation was: What elements of a context of teacher education enabled the professional development of Mathematics teachers from the exploitation of a multimedia case, focusing on the phase of collective discussion of a class from the perspective of Exploratory Teaching? To answer this question we established the following objectives: to describe some sections of the enterprise exploitation of the multimedia case “Telephony Plan” in a Community of Practice called CoP-ProfMARE; and to analyze written productions and discussions held at CoP-ProfMARE related to the collective discussion phase of the multimedia case “Telephony Plan” For the analysis we take as theoretical perspective the objectives for the professional development of the teacher who teaches Mathematics, proposed by Sowder (27) and the dimensions of what it means to notice and to interpret classroom interactions (VAN ES, SHERIN, 22; 28), and we classify the data according to these perspectives From this classification, we highlight the elements of the context that enabled the professional development of CoP-ProfMARE members, namely: reporting experiences; discussing alternative teaching perspectives to directive teaching, specifically Exploratory Teaching; using aspects of their experience to deal with the challenges of / in the classroom; discussing aspects of classroom dynamics, the role of teachers, planning and evaluation in the perspective of Exploratory Teaching; solving tasks; discussing mathematical content; raising hypotheses about students' difficulties and mistakes; discussing students' difficulties in working with alternative perspectives on directive teaching and how to overcome them; and socializing opinions The teachers' freedom to share experiences, to present doubts, questions and challenges of their practice to be discussed in the CoP, to propose new enterprises, and the trust they placed in all CoP members, were important aspects for the development professional of all the people involved in this education processCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Mendes, Marcele TavaresSantos, Edilaine Regina dosOliveira, Julio Cezar Rodrigues de2024-05-01T15:04:11Z2024-05-01T15:04:11Z2017.0018.12.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16248porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:43:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:43:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
title Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
Educação matemática
Professores de matemática
Formação profissional
Mathematics education
Mathematics teachers
Occupational training
title_short Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
title_full Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
title_sort Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia
author Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
author_facet Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]
Mendes, Marcele Tavares
Santos, Edilaine Regina dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Professores de matemática
Formação profissional
Mathematics education
Mathematics teachers
Occupational training
topic Educação matemática
Professores de matemática
Formação profissional
Mathematics education
Mathematics teachers
Occupational training
description Resumo: A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia “Plano de Telefonia” Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (27) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 22; 28) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.12.2017
2017.00
2024-05-01T15:04:11Z
2024-05-01T15:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16248
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654565648662528