Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Magna Natalia Marin
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14174
Resumo: Resumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma prova em fases, realizada com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Paraná Essa prova foi analisada como uma forma de realizar uma reinvenção guiada na perspectiva da Educação Matemática Realística A Prova em Fases, tomada como instrumento também de avaliação formativa, viabilizou à pesquisadora/formadora analisar o trabalho das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções que considerou oportunas Na reinvenção guiada conduzida neste estudo como estratégia de formação continuada, as participantes desempenharam um papel fundamental como protagonistas da aprendizagem As questões da prova foram o ponto de partida para o processo de reinvenção e, nesse processo, a pesquisadora/formadora participou como guia, recurso, mediando o processo com perguntas e considerações a respeito da produção escrita das participantes Estas, em lugar de serem meras receptoras de uma matemática pronta e acabada, desempenharam o papel de agentes do processo desenvolvido e, como tal, foram estimuladas a utilizar sua própria produção na “re-invenção guiada”, uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem
id UEL_69554209de44177ace56f7dcec712988
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14174
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fasesMatemáticaEstudo e ensinoProfessoresTestes e medidas educacionaisProfessoresMathematicsTeachersTeacher trainingMathematics educationLearning evaluationTests and measurements in educationStudy and teachingResumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma prova em fases, realizada com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Paraná Essa prova foi analisada como uma forma de realizar uma reinvenção guiada na perspectiva da Educação Matemática Realística A Prova em Fases, tomada como instrumento também de avaliação formativa, viabilizou à pesquisadora/formadora analisar o trabalho das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções que considerou oportunas Na reinvenção guiada conduzida neste estudo como estratégia de formação continuada, as participantes desempenharam um papel fundamental como protagonistas da aprendizagem As questões da prova foram o ponto de partida para o processo de reinvenção e, nesse processo, a pesquisadora/formadora participou como guia, recurso, mediando o processo com perguntas e considerações a respeito da produção escrita das participantes Estas, em lugar de serem meras receptoras de uma matemática pronta e acabada, desempenharam o papel de agentes do processo desenvolvido e, como tal, foram estimuladas a utilizar sua própria produção na “re-invenção guiada”, uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagemTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work describes and analyses a research considering a stages test, performed with nine teachers of the early grades of the Fundamental Teaching in a city public school in Parana State This test was analyzed as a way to achieve of a guided reinvention on the Realistic Mathematics Education perspective The stages test, also taken as formative assessment, enabled the researcher/trainer to evaluate the participants work in different moments, in order to make interventions considered appropriate In the guided reinvention conducted in this study as an ongoing formation strategy, the participants had a key role as learning protagonists The tests questions were the start point for the reinvention process and, in this process the researcher/trainer participated as a guide, resource, mediating the process with questions and considerations about the written production of the participants These ones, instead of being mere receivers of a ready and finished Mathematics, played the role of agents of the developed process, and, as such, were stimulated using their own production in "re-guided invention”, since different strategies, sometimes reflecting different levels, could be triggered and used in a productive wayBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Vianna, Carlos RobertoCury, Helena NoronhaSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Pires, Magna Natalia Marin2024-05-01T14:29:12Z2024-05-01T14:29:12Z2013.0025.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14174porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
title Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
spellingShingle Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
Pires, Magna Natalia Marin
Matemática
Estudo e ensino
Professores
Testes e medidas educacionais
Professores
Mathematics
Teachers
Teacher training
Mathematics education
Learning evaluation
Tests and measurements in education
Study and teaching
title_short Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
title_full Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
title_fullStr Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
title_full_unstemmed Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
title_sort Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
author Pires, Magna Natalia Marin
author_facet Pires, Magna Natalia Marin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Vianna, Carlos Roberto
Cury, Helena Noronha
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Magna Natalia Marin
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Professores
Testes e medidas educacionais
Professores
Mathematics
Teachers
Teacher training
Mathematics education
Learning evaluation
Tests and measurements in education
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Professores
Testes e medidas educacionais
Professores
Mathematics
Teachers
Teacher training
Mathematics education
Learning evaluation
Tests and measurements in education
Study and teaching
description Resumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma prova em fases, realizada com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Paraná Essa prova foi analisada como uma forma de realizar uma reinvenção guiada na perspectiva da Educação Matemática Realística A Prova em Fases, tomada como instrumento também de avaliação formativa, viabilizou à pesquisadora/formadora analisar o trabalho das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções que considerou oportunas Na reinvenção guiada conduzida neste estudo como estratégia de formação continuada, as participantes desempenharam um papel fundamental como protagonistas da aprendizagem As questões da prova foram o ponto de partida para o processo de reinvenção e, nesse processo, a pesquisadora/formadora participou como guia, recurso, mediando o processo com perguntas e considerações a respeito da produção escrita das participantes Estas, em lugar de serem meras receptoras de uma matemática pronta e acabada, desempenharam o papel de agentes do processo desenvolvido e, como tal, foram estimuladas a utilizar sua própria produção na “re-invenção guiada”, uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:29:12Z
2024-05-01T14:29:12Z
25.02.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14174
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823311720349696