Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14174 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma prova em fases, realizada com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Paraná Essa prova foi analisada como uma forma de realizar uma reinvenção guiada na perspectiva da Educação Matemática Realística A Prova em Fases, tomada como instrumento também de avaliação formativa, viabilizou à pesquisadora/formadora analisar o trabalho das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções que considerou oportunas Na reinvenção guiada conduzida neste estudo como estratégia de formação continuada, as participantes desempenharam um papel fundamental como protagonistas da aprendizagem As questões da prova foram o ponto de partida para o processo de reinvenção e, nesse processo, a pesquisadora/formadora participou como guia, recurso, mediando o processo com perguntas e considerações a respeito da produção escrita das participantes Estas, em lugar de serem meras receptoras de uma matemática pronta e acabada, desempenharam o papel de agentes do processo desenvolvido e, como tal, foram estimuladas a utilizar sua própria produção na “re-invenção guiada”, uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem |
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Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fasesMatemáticaEstudo e ensinoProfessoresTestes e medidas educacionaisProfessoresMathematicsTeachersTeacher trainingMathematics educationLearning evaluationTests and measurements in educationStudy and teachingResumo: Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma prova em fases, realizada com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Paraná Essa prova foi analisada como uma forma de realizar uma reinvenção guiada na perspectiva da Educação Matemática Realística A Prova em Fases, tomada como instrumento também de avaliação formativa, viabilizou à pesquisadora/formadora analisar o trabalho das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções que considerou oportunas Na reinvenção guiada conduzida neste estudo como estratégia de formação continuada, as participantes desempenharam um papel fundamental como protagonistas da aprendizagem As questões da prova foram o ponto de partida para o processo de reinvenção e, nesse processo, a pesquisadora/formadora participou como guia, recurso, mediando o processo com perguntas e considerações a respeito da produção escrita das participantes Estas, em lugar de serem meras receptoras de uma matemática pronta e acabada, desempenharam o papel de agentes do processo desenvolvido e, como tal, foram estimuladas a utilizar sua própria produção na “re-invenção guiada”, uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagemTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work describes and analyses a research considering a stages test, performed with nine teachers of the early grades of the Fundamental Teaching in a city public school in Parana State This test was analyzed as a way to achieve of a guided reinvention on the Realistic Mathematics Education perspective The stages test, also taken as formative assessment, enabled the researcher/trainer to evaluate the participants work in different moments, in order to make interventions considered appropriate In the guided reinvention conducted in this study as an ongoing formation strategy, the participants had a key role as learning protagonists The tests questions were the start point for the reinvention process and, in this process the researcher/trainer participated as a guide, resource, mediating the process with questions and considerations about the written production of the participants These ones, instead of being mere receivers of a ready and finished Mathematics, played the role of agents of the developed process, and, as such, were stimulated using their own production in "re-guided invention”, since different strategies, sometimes reflecting different levels, could be triggered and used in a productive wayBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Vianna, Carlos RobertoCury, Helena NoronhaSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Pires, Magna Natalia Marin2024-05-01T14:29:12Z2024-05-01T14:29:12Z2013.0025.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14174porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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