Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavisio, Monique Susan Morara
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16049
Resumo: Resumo: Há múltiplas pesquisas que abrangem os estudos sobre letramentos, porém é escasso o número referente aos letramentos da esfera religiosa, sobretudo relacionando-os às práticas escolares Com o intuito de averiguar essa relação entre o letramento da esfera religiosa e o escolar, este estudo parte da hipótese de que haja uma influência de práticas de letramento da esfera religiosa sobre o letramento escolar em intercorrências do léxico e de aspecto discursivo do texto religioso nas produções textuais dos alunos Pretende-se observar se as práticas de leitura e escrita da esfera religiosa são significativas para o desenvolvimento do letramento escolar Para tanto, descrevem-se os eventos religiosos dos quais os indivíduos pesquisados participam para se chegar a tal pressuposto Este estudo utiliza uma metodologia de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e fundamenta-se em subsídios teóricos dos Novos Estudos do Letramento (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), considerando que os letramentos variam de acordo com os espaços socioculturais em que se inserem vinculados às relações de poder social O corpus da pesquisa é composto por dados gerados por meio de questionários, entrevistas com os sujeitos da pesquisa, textos escolares e observação dos eventos de letramento religioso Esperamos contribuir para a construção de uma reflexão no campo pedagógico que leve à valorização das práticas não escolares de letramento
id UEL_6af2c9147dae12000fcad3134bb9f85b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16049
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolarLinguagemLetramentoReligiãoLanguageReligionResumo: Há múltiplas pesquisas que abrangem os estudos sobre letramentos, porém é escasso o número referente aos letramentos da esfera religiosa, sobretudo relacionando-os às práticas escolares Com o intuito de averiguar essa relação entre o letramento da esfera religiosa e o escolar, este estudo parte da hipótese de que haja uma influência de práticas de letramento da esfera religiosa sobre o letramento escolar em intercorrências do léxico e de aspecto discursivo do texto religioso nas produções textuais dos alunos Pretende-se observar se as práticas de leitura e escrita da esfera religiosa são significativas para o desenvolvimento do letramento escolar Para tanto, descrevem-se os eventos religiosos dos quais os indivíduos pesquisados participam para se chegar a tal pressuposto Este estudo utiliza uma metodologia de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e fundamenta-se em subsídios teóricos dos Novos Estudos do Letramento (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), considerando que os letramentos variam de acordo com os espaços socioculturais em que se inserem vinculados às relações de poder social O corpus da pesquisa é composto por dados gerados por meio de questionários, entrevistas com os sujeitos da pesquisa, textos escolares e observação dos eventos de letramento religioso Esperamos contribuir para a construção de uma reflexão no campo pedagógico que leve à valorização das práticas não escolares de letramentoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: There are multiple studies that include studies of literacies, but it is scarce the number for the literacies of the religious sphere, especially relating them to school practices In order to investigate the relationship between the literacy of the religious sphere and the school, this study of the hypothesis that there is an influence of literacy practices of the religious sphere on school literacy in the lexicon complications and discursive aspect of religious text in productions textual students It is intended to see if the reading and writing practices of the religious sphere are significant for the development of school literacy This study uses a qualitative research methodology, ethnographic and is based on theoretical basis of New Studies of Literacy (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), whereas literacies vary according to the socio-cultural spaces in which they operate linked relations of social power The corpus of the research consists of data generated through questionnaires, interviews with the subjects and their trainers, school texts and observation of religious literacy events We hope to contribute to the construction of a reflection in the educational field that leads to the valorization of non-school literacy practicesAlmeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Storto, Letícia JovelinaCordeiro, Isabel CristinaLavisio, Monique Susan Morara2024-05-01T14:59:50Z2024-05-01T14:59:50Z2017.0020.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16049porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
title Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
spellingShingle Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
Lavisio, Monique Susan Morara
Linguagem
Letramento
Religião
Language
Religion
title_short Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
title_full Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
title_fullStr Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
title_full_unstemmed Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
title_sort Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
author Lavisio, Monique Susan Morara
author_facet Lavisio, Monique Susan Morara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]
Storto, Letícia Jovelina
Cordeiro, Isabel Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavisio, Monique Susan Morara
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Letramento
Religião
Language
Religion
topic Linguagem
Letramento
Religião
Language
Religion
description Resumo: Há múltiplas pesquisas que abrangem os estudos sobre letramentos, porém é escasso o número referente aos letramentos da esfera religiosa, sobretudo relacionando-os às práticas escolares Com o intuito de averiguar essa relação entre o letramento da esfera religiosa e o escolar, este estudo parte da hipótese de que haja uma influência de práticas de letramento da esfera religiosa sobre o letramento escolar em intercorrências do léxico e de aspecto discursivo do texto religioso nas produções textuais dos alunos Pretende-se observar se as práticas de leitura e escrita da esfera religiosa são significativas para o desenvolvimento do letramento escolar Para tanto, descrevem-se os eventos religiosos dos quais os indivíduos pesquisados participam para se chegar a tal pressuposto Este estudo utiliza uma metodologia de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e fundamenta-se em subsídios teóricos dos Novos Estudos do Letramento (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), considerando que os letramentos variam de acordo com os espaços socioculturais em que se inserem vinculados às relações de poder social O corpus da pesquisa é composto por dados gerados por meio de questionários, entrevistas com os sujeitos da pesquisa, textos escolares e observação dos eventos de letramento religioso Esperamos contribuir para a construção de uma reflexão no campo pedagógico que leve à valorização das práticas não escolares de letramento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.04.2017
2017.00
2024-05-01T14:59:50Z
2024-05-01T14:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16049
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823249893163008