O som, seus parâmetros, e a música: o ensino dos elementos musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibañez, César Augusto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11847
Resumo: Resumo: Este trabalho consiste numa pesquisa teórica e de campo, com vistas a produzir orientações pedagógicas para o ensino de músicaTeve por objetivo propor umaalternativa d ensino dos elementos musicais (melodia, ritmo, harmonia e timbre, entre outros) mediante sua observação como fenômeno físico, investigar a origem destes elementos por meio dos parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre) e das variáveis de uma onda sonora (freqüência, amplitude, período e comprimento), reconhecer a percepção destes conceitos como expressão de inteligência sonora, e verificar o perfil cognitivo dos educandos acerca dos elementos musicais e dos parâmetros do som, e o que isso implica para o aprendizado em música A pesquisa de campo desenvolvida constitui um estudo de caso com abordagem qualitativa Os dados foram obtidos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada na região norte do Paraná, na cidade de LondrinaFrente às leituras feitas realizaram-se reflexões voltadas à necessidade de preservar e incentivar a autonomia do educando, propondo-se a ele diretrizes e atividades que contribuíssem para a sua formação como leitor de textos sonoros, assim como, para desenvolvimento da inteligência sonora Buscou-se definir a relação existente entre os parâmetros do som e os elementos musicais gerados por eles, reconhecendo-se que a compreensão da origem desses conceitos sonoros como fenômeno físico deve ser vista como uma manifestação de inteligência sonora Concluiu-se que a turma investigada ignora boa parte das definições dos conceitos sonoros tratados nesta pesquisa; a aprendizagem e o reconhecimento destes conceitos são facilitados quando acompanhados de uma ilustração sonora; é possível tornar o ensino desses conceitos sonoros significativo, partindo-se da perspectiva de explicá-los na qualidade de fenômeno físico, levando a perceber que o conhecimento dos parâmetros do som e dos elementos musicais é fundamental para desenvolver a inteligência sonora Assim, este entendimento, além de outras reflexões acerca da educação foram considerados como subsídios para a prática pedagógica do professor, e também como uma forma de cria condiçoes de acesso à cultura para o educando e para o educador, uma vez que os conceitos tratados neste estudo estão presentes na linguagem sonora e no discurso musical e, protanto, na leitura de textos sonoros
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a aprendizagem e o reconhecimento destes conceitos são facilitados quando acompanhados de uma ilustração sonora; é possível tornar o ensino desses conceitos sonoros significativo, partindo-se da perspectiva de explicá-los na qualidade de fenômeno físico, levando a perceber que o conhecimento dos parâmetros do som e dos elementos musicais é fundamental para desenvolver a inteligência sonora Assim, este entendimento, além de outras reflexões acerca da educação foram considerados como subsídios para a prática pedagógica do professor, e também como uma forma de cria condiçoes de acesso à cultura para o educando e para o educador, uma vez que os conceitos tratados neste estudo estão presentes na linguagem sonora e no discurso musical e, protanto, na leitura de textos sonorosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This is a theoretical and field research work, with the purpose of producing pedagogical guidelines for the teaching of music Its purpose is to propose an alternative for teaching of musical elements (melody, rhythm, harmony and timbre, among others) by its observation as a physical phenomenon; study the origin of these elements by means of sound parameters (pitch, intensity, duration and timbre) and the variables of a sound wave (frenquency, amplitude, period and length); recognize the perception of these concepts as expression of sound intelligence; verify the students' cognitive profile concerning musical elements and sound parameters, and what this means for their learning in music The field research carried out is a case study with qualitative approach The data were obtained from a second-year, second-grade group of a state public school, located in northern Paraná, un the city of LondrinaBased on the readings that have been done, reflections were carried out concerning the necessity of preserving and stimulating the students' autonomy, offering them guidelines and activities that could contribute to the their education as readers of sound texts, as well as for the development of the sound intelligence Our intention was to define the relation that exists between the sound parameters and the musical elements generated by them, recognizing that the understanding of the these sound concepts as a physical phenomenon must be seen as a manifestation of sound intelligenceIt was conclued that the class investigated ignores many of thge definitions of the concepts covere in this research; th learning and recognition of these concepts are facilitated when they are presented together with a sound ilustration; one can make the teaching of these sound concepts significant, starting from the persective of explaining them as a physical phenomenon, wich leads us to realize that knoweledge of the sound parameters and musical elements is essential to develop sound intelligence Thus, understanding this, and other reflections on education werw considered as subsidies for the teacher's pedagogical practice, and also as a way to create conditions for access to culture to the learner and the educator, since the concepts discussed in this study are present in the language of sound and musical discourse, and therefore in the reading of sound textsRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Yampolschi, RoseanePalma, Ângela Pereira Teixeira VictoriaIbañez, César Augusto2024-05-01T13:45:40Z2024-05-01T13:45:40Z2010.0005.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11847porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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