O comportamento informacional na política de cotas da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13633 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o comportamento informacional dos membros do Conselho Universitário para a tomada de decisão diante da política de cotas para a Universidade Estadual de Londrina Investigou-se as necessidades de informações percebidas pelos atores, suas formas de busca e acesso para suprir essas necessidades, o seu uso, bem como a auto-percepção de satisfação dessas necessidades para o processo de tomada de decisão Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário em escala Likert e análise documental das atas das reuniões do Conselho Universitário e dos processos administrativos internos que registraram informações sobre o assunto, no período de agosto de 21 a agosto de 211 Participaram desta pesquisa 24 conselheiros que detêm voz e voto no Conselho Universitário, ou seja, os tomadores de decisão, que responderam ao instrumento de coleta de dados, sendo 12 do sexo feminino e 12 do masculino A média de tempo de serviço dos participantes, na UEL, é de 21 anos, e é considerada alta, tendo em vista que a instituição tem 4 anos de idade Metade dos membros do Conselho Universitário são doutores e participaram desse Conselho em duas ou mais gestões Os resultados demonstraram que os conselheiros necessitaram de informações sobre a avaliação da política de cotas existente anteriormente e sobre política de ação afirmativa Buscaram as informações em sites de outras universidades que possuíam o sistema de cotas e promoveram reuniões com seus representados para discutir o assunto Consideraram que os fóruns, palestras e debates realizados foram importantes fontes de informação, utilizando-as para subsidiar o processo de tomada de decisão sobre a nova regulamentação da política de cotas na UEL e que as informações obtidas, durante o processo, satisfizeram suas necessidades informacionais Diante dos resultados, entendeu-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, analisar o comportamento informacional dos membros do Conselho Universitário para o processo de tomada de decisão com relação à política de cotas da Universidade Estadual de Londrina |
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O comportamento informacional na política de cotas da Universidade Estadual de LondrinaComportamento informacionalPolítica de cotasProcesso decisórioCiência da informaçãoInformation behaviorDecision processesInformation scienceQuota politicsResumo: A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o comportamento informacional dos membros do Conselho Universitário para a tomada de decisão diante da política de cotas para a Universidade Estadual de Londrina Investigou-se as necessidades de informações percebidas pelos atores, suas formas de busca e acesso para suprir essas necessidades, o seu uso, bem como a auto-percepção de satisfação dessas necessidades para o processo de tomada de decisão Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário em escala Likert e análise documental das atas das reuniões do Conselho Universitário e dos processos administrativos internos que registraram informações sobre o assunto, no período de agosto de 21 a agosto de 211 Participaram desta pesquisa 24 conselheiros que detêm voz e voto no Conselho Universitário, ou seja, os tomadores de decisão, que responderam ao instrumento de coleta de dados, sendo 12 do sexo feminino e 12 do masculino A média de tempo de serviço dos participantes, na UEL, é de 21 anos, e é considerada alta, tendo em vista que a instituição tem 4 anos de idade Metade dos membros do Conselho Universitário são doutores e participaram desse Conselho em duas ou mais gestões Os resultados demonstraram que os conselheiros necessitaram de informações sobre a avaliação da política de cotas existente anteriormente e sobre política de ação afirmativa Buscaram as informações em sites de outras universidades que possuíam o sistema de cotas e promoveram reuniões com seus representados para discutir o assunto Consideraram que os fóruns, palestras e debates realizados foram importantes fontes de informação, utilizando-as para subsidiar o processo de tomada de decisão sobre a nova regulamentação da política de cotas na UEL e que as informações obtidas, durante o processo, satisfizeram suas necessidades informacionais Diante dos resultados, entendeu-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, analisar o comportamento informacional dos membros do Conselho Universitário para o processo de tomada de decisão com relação à política de cotas da Universidade Estadual de LondrinaDissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoAbstract: The research was developed with the objective of analyzing the informational behavior of the members of the University Council, to take decision before the policy of quotas of the Universidade Estadual de Londrina It was investigated the needs of information noticed by the actors, its search forms and access to supply the needs, their uses and perception of satisfying those who needs the decision-making process To collect the data a questionnaire was used in Likert scale and available information in the certificates of the meetings of University Council and the internal administrative processes that registered information about the subject, during the period of August of 21 to August of 211 The study gathered 24 counselors, who hold voice and vote in the University Council, the decision makers, who responded the instrument for data collection, 12 female and 12 males The average length of service of the participants at UEL is 21 years, what is considered high average in the Institution that is 4 years old Half of members of the University Council are doctors and participated in this Council two or more administrations The results demonstrated that the counselors needed information about the evaluation of previously existing quota policy and affirmative action policy They search for the information in sites from another universities that had quota system and promoted meetings with their constituents to discuss the subject They considered that the forums, lectures and debates were important sources of information, using them to subsidize the process of decision-making on the new regulation policy of quotas at UEL and the information obtained during the process satisfied their information needs From the results, it was understood that the research objective was achieved, to analyze the informational behavior of members of the University Council for decision-making process regarding the quota policy of Universidade Estadual de LondrinaBartalo, Linete [Orientador]Carvalho, Maria Aparecida Vivan deBortolin, SueliCarelli, Ana EsmeraldaContani, Miguel LuizGiordano, Lúcia Regina Marques2024-05-01T14:16:51Z2024-05-01T14:16:51Z2012.0004.09.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13633porMestrado ProfissionalGestão da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - 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