Reflexões sobre uma comunidade de prática constituída a partir das interações de formadoras de professores de inglês em um grupo de estudos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvo, Luciana Cabrini Simões
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14012
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como foco de investigação as interações de formadoras de professores de inglês (entre as quais me incluo) em um grupo de estudos (GE), caracterizado como uma comunidade de prática (CP) O seu objetivo principal é analisar e compreender a nossa participação, como formadoras de professores, no GE, no que tange ao processo de negociação do empreendimento conjunto, aos sentidos de participação e às representações de aprendizagem O corpus da pesquisa constitui-se de transcrições de audiogravações dos dezesseis encontros do grupo durante o ano de 21 O estudo está fundamentado nos referenciais de Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER et al, 22) e de Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 23, 211) Os resultados da análise do processo de negociação do empreendimento conjunto apontam que: 1) diferentes participantes tiveram a oportunidade de propor ações ou tópicos de discussão no GE (alguns referentes a dúvidas ou inquietações assumidas no plano individual ou coletivo); 2) as atividades ou os pontos de discussões escolhidos foram aqueles repetidos, rearticulados, reforçados ou avaliados e sinalizados positivamente por nós, formadoras; 3) o uso de modalização deôntica média ou baixa para a realização de propostas de atividades/ações evidenciou um caráter de possibilidade/hipótese/sugestão e não uma imposição ou obrigatoriedade, apesar de sinalizarmos de variadas formas as nossas inquietações ou ideias; 4) a liderança em algumas atividades ou na própria indicação de leituras ao grupo revelou diferentes posições assumidas por nós em outras práticas sociais; 5) as ações realizadas refletiam mais diretamente (ou não) as práticas da comunidade acadêmica na qual o GE se insere e este também procurou maneiras de se articular com aquela comunidade Quanto aos resultados concernentes aos sentidos de participação ou de realização de atividades conjuntas, os mais destacados foram o de compartilhamento; o do contato mais próximo com os pares, conhecendo-se mais uns aos outros; o do reconhecimento de conflitos e divergências em comunidades; o da possibilidade, não-impositiva e não-autoritária, de (re)negociar conjunta e constantemente o ‘currículo de aprendizagem’; e o de realização de ações que reforcem nossas identidades como membros de uma comunidade mais ampla (a de professores universitários e a de formadores de professores) No que tange às representações de aprendizagem, elas foram destacadas por meio de: 1) acesso a e entendimento de noções e conceito circulados em outros âmbitos; 2) vinculação das discussões realizadas com as nossas outras experiências; 3) conscientização de modos de ação; 4) movimentação ou trânsito do papel de aprendizes para o de autoras de trabalhos no GE; 5) manifestações de questões identitárias como formadoras de professores; 6) ‘ voltar o olhar para si’ Conclusivamente, frente aos resultados alcançados, o estudo defende a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de inglês em espaços configurados como o de comunidades de prática
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FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 23, 211) Os resultados da análise do processo de negociação do empreendimento conjunto apontam que: 1) diferentes participantes tiveram a oportunidade de propor ações ou tópicos de discussão no GE (alguns referentes a dúvidas ou inquietações assumidas no plano individual ou coletivo); 2) as atividades ou os pontos de discussões escolhidos foram aqueles repetidos, rearticulados, reforçados ou avaliados e sinalizados positivamente por nós, formadoras; 3) o uso de modalização deôntica média ou baixa para a realização de propostas de atividades/ações evidenciou um caráter de possibilidade/hipótese/sugestão e não uma imposição ou obrigatoriedade, apesar de sinalizarmos de variadas formas as nossas inquietações ou ideias; 4) a liderança em algumas atividades ou na própria indicação de leituras ao grupo revelou diferentes posições assumidas por nós em outras práticas sociais; 5) as ações realizadas refletiam mais diretamente (ou não) as práticas da comunidade acadêmica na qual o GE se insere e este também procurou maneiras de se articular com aquela comunidade Quanto aos resultados concernentes aos sentidos de participação ou de realização de atividades conjuntas, os mais destacados foram o de compartilhamento; o do contato mais próximo com os pares, conhecendo-se mais uns aos outros; o do reconhecimento de conflitos e divergências em comunidades; o da possibilidade, não-impositiva e não-autoritária, de (re)negociar conjunta e constantemente o ‘currículo de aprendizagem’; e o de realização de ações que reforcem nossas identidades como membros de uma comunidade mais ampla (a de professores universitários e a de formadores de professores) No que tange às representações de aprendizagem, elas foram destacadas por meio de: 1) acesso a e entendimento de noções e conceito circulados em outros âmbitos; 2) vinculação das discussões realizadas com as nossas outras experiências; 3) conscientização de modos de ação; 4) movimentação ou trânsito do papel de aprendizes para o de autoras de trabalhos no GE; 5) manifestações de questões identitárias como formadoras de professores; 6) ‘ voltar o olhar para si’ Conclusivamente, frente aos resultados alcançados, o estudo defende a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de inglês em espaços configurados como o de comunidades de práticaTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The current research which investigates the interactions of English teacher educators (among whom I am included) in a study group (SG) characterized as a community of practice (CP), mainly aims at analyzing and understanding our participation in the SG with regard to the negotiation process of the joint enterprise, the several meanings of participation and the representations of learning Research focuses on the transcriptions of recordings of sixteen meetings in 21 and investigation is foregrounded on referenced authors on Communities of Practice (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER et al, 22) and Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 23, 211) Results of the analysis of the joint enterprise negotiation process show that 1) several participants could suggest activities or discussions topics within the group (some referred to doubts or concerns within the individual or collective level); 2) chosen activities or discussion topics were those which had been repeated, re-articulated, reinforced or evaluated, and positively marked by us, the educators; 3) the employment of median or low deontic modality for the undertaking of suggestions of activities/actions featured possibilities/hypotheses/suggestions and shunned imposition or obligatoriness even though our concerns or ideas were shown by several markers; 4) leadership in some activities or in the indication of readings to the group revealed different stances in other social practices; 5) activities undertaken reflected in a highly direct manner (or not) the practices of the academic community where the SG is inserted which, in its turn, also tried ways to articulate itself with that specific community The most relevant results with regard to the meaning of participation and to the undertaking of joint activity were sharing; greater contact with peers and a deeper knowledge of the other; acknowledgement of conflicts and divergences in communities; the non-imposing and non-authoritarian possibility of (re)negotiating together and constantly the ‘learning curriculum’; the undertaking of activities that would reinforce our identities as members of a broader community (that of university professors and teacher educators) The representations of learning were evidenced by 1) access to and understanding of notions and concepts; 2) linking of discussions undertaken with our other experiences; 3) awareness of action modes; 4) movement or transition from the learners´ role towards that of authors of work; 5) manifestation of identity issues as teacher educators; 6) ‘turning one´s gaze to oneself’ Based on the above results, this study shows the feasibility of the formation, learning and professional development of English teacher educators in spaces characterized as communities of practiceGimenez, Telma [Orientador]Mateus, ElaineFogaça, Francisco CarlosCristovão, Vera Lúcia LopesResende, Viviane de MeloCalvo, Luciana Cabrini Simões2024-05-01T14:22:53Z2024-05-01T14:22:53Z2013.0022.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14012porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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