Os efeitos do Pibid nos anos iniciais da carreira do professor de inglês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16011 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que modos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) repercute na vida profissional de seus egressos Mais especificamente, propõe investigar se o professor de inglês iniciante que participou do Pibid expressa identificação com a profissão e sente-se preparado para o trabalho Os sujeitos dessa pesquisa são dez professores iniciantes que participaram do subprojeto Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina, tendo terminado a graduação entre 21 e 215 A geração de dados foi feita por meio de questionários semiestruturados on-line e entrevistas, buscando analisar as representações desses participantes sobre a docência e sobre o Pibid, considerando, também, suas experiências profissionais, a fim de analisar se/como os aspectos/sentimentos que configuram o início da carreira docente estiveram presentes Para tanto, esta pesquisa está ancorada nos estudos relacionados à fase inicial da carreira docente, como em Huberman (27), Nono e Mizukami (26) e Veenman (1984), nos pressupostos teórico-metodológicos do Ciclo de políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1998, 22; MAINARDES, 26), no que se refere à análise do programa como política educacional, e na Análise de Conteúdo (BARDIN, 29) para análise das representações, as quais são compreendidas, neste estudo, como significações e percepções representadas na e pela linguagem (FREIRE; LESSA, 23; FAIRCLOUGH, 26) Entre os resultados, observou-se que os participantes percebem a importância do Pibid, afirmando utilizar os conhecimentos desenvolvidos no programa em suas práticas atuais como professores Além disso, sugerem que a relação com os professores coordenadores e supervisores é determinante para a forma como a experiência se configura Com relação às características próprias do início de carreira, evidenciou-se que o “choque de realidade” (VEENMAN, 1984) foi sentido, por alguns participantes, ainda durante as experiências no programa, fazendo com que os egressos revissem suas concepções sobre o ensino e repercutindo em suas escolhas na carreira |
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Os efeitos do Pibid nos anos iniciais da carreira do professor de inglêsProfessores de inglêsProfessoresFormaçãoTraining ofTeacher trainingEnglish teachersResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que modos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) repercute na vida profissional de seus egressos Mais especificamente, propõe investigar se o professor de inglês iniciante que participou do Pibid expressa identificação com a profissão e sente-se preparado para o trabalho Os sujeitos dessa pesquisa são dez professores iniciantes que participaram do subprojeto Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina, tendo terminado a graduação entre 21 e 215 A geração de dados foi feita por meio de questionários semiestruturados on-line e entrevistas, buscando analisar as representações desses participantes sobre a docência e sobre o Pibid, considerando, também, suas experiências profissionais, a fim de analisar se/como os aspectos/sentimentos que configuram o início da carreira docente estiveram presentes Para tanto, esta pesquisa está ancorada nos estudos relacionados à fase inicial da carreira docente, como em Huberman (27), Nono e Mizukami (26) e Veenman (1984), nos pressupostos teórico-metodológicos do Ciclo de políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1998, 22; MAINARDES, 26), no que se refere à análise do programa como política educacional, e na Análise de Conteúdo (BARDIN, 29) para análise das representações, as quais são compreendidas, neste estudo, como significações e percepções representadas na e pela linguagem (FREIRE; LESSA, 23; FAIRCLOUGH, 26) Entre os resultados, observou-se que os participantes percebem a importância do Pibid, afirmando utilizar os conhecimentos desenvolvidos no programa em suas práticas atuais como professores Além disso, sugerem que a relação com os professores coordenadores e supervisores é determinante para a forma como a experiência se configura Com relação às características próprias do início de carreira, evidenciou-se que o “choque de realidade” (VEENMAN, 1984) foi sentido, por alguns participantes, ainda durante as experiências no programa, fazendo com que os egressos revissem suas concepções sobre o ensino e repercutindo em suas escolhas na carreiraDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aims at investigating the extent to which the Institutional Bursary Program for the Initiation to Teaching (Pibid) has repercussions on the professional life of its former students More specifically, it proposes to investigate whether the beginning English teacher who participated in Pibid expresses identification with the profession and feels prepared for the job The subjects of this research are ten beginning teachers who participated in a subproject of the State University of Londrina; they had a degree between 21 and 215 The data were generated through semi-structured questionnaires and interviews, aiming to analyze these participant's representations about teaching and Pibid, considering their professional experiences too, in order to analyze if/how the aspects/feelings that configure the beginning of the teaching career were in there For this, the research is anchored in the studies related to the initial phase of teaching career, as in Huberman (27), Nono and Mizukami (26) and Veenman (1984), and in the theoretical-methodological assumptions of the Policy Cycle Approach (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1998, 22; MAINARDES, 26), regarding the analysis of the program as a public policy and in the Content Analysis (BARDIN, 27), for analysis of representations, which are conceived at this study as meanings and perceptions represented in/by language (FREIRE; LESSA, 23; FAIRCLOUGH, 23) The results indicate that the participants believe in the importance of Pibid, stating that they use the knowledge acquired in Pibid in their current practices as teachers In addition, they point out that the relationship between coordinators and supervisors is crucial for the way the experience is organized Considering the characteristics of the beginning of the career, it was evidenced that the "reality shock" (VEENMAN, 1984) was felt by some participants even during the experiences in Pibid making the former students to review their concepts about teaching and reflecting on their career choicesMateus, Elaine Fernandes [Orientador]Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoTonelli, Juliana Reichert AssunçãoAmaral, Tuanny Gomes Siqueira2024-05-01T14:59:26Z2024-05-01T14:59:26Z2017.0017.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16011porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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