O impacto do aumento da jornada escolar sobre o IDEB dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15812 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o impacto da presença do Programa Mais Educação (PME) nas escolas públicas que ofertam os anos finais do ensino fundamental, a partir dos microdados do Censo Escolar para o Brasil e suas macrorregiões, nos anos de 27 a 213 Dessa forma, comparam-se os resultados escolares desses dois tipos de escola e avaliou-se o PME, que amplia a jornada escolar, focando-se os efeitos sobre o IDEB das escolas públicas referente aos anos finais do ensino fundamental para o Brasil e suas macrorregiões Com esse intuito, foram realizados testes de diferenças de médias e uma análise a partir do modelo de diferenças em diferenças, com ajuste de poligonal Os resultados mostraram que as escolas públicas brasileiras que participaram do PME apresentaram um efeito positivo de 5% no IDEB dos anos finais do ensino fundamental O programa teve melhorias nacionalmente, mas apresentou disparidades entre as regiões As regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste também apresentaram impacto positivo no IDEB e as regiões Norte e Sul apresentaram efeito nulo do programa sobre o IDEB dos anos finais do ensino fundamental Apesar das disparidades, o programa foi importante para as macrorregiões brasileiras: o IDEB das escolas públicas da região Nordeste teve melhoria independentemente da implementação do programa A partir dos resultados pode-se constatar a importância do PME para a melhoria do ensino público brasileiro |
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O impacto do aumento da jornada escolar sobre o IDEB dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas brasileirasEconomia regionalCenso escolarRendimento escolarEscolas públicasBrasilRegional economicsResumo: Este trabalho se propõe a analisar o impacto da presença do Programa Mais Educação (PME) nas escolas públicas que ofertam os anos finais do ensino fundamental, a partir dos microdados do Censo Escolar para o Brasil e suas macrorregiões, nos anos de 27 a 213 Dessa forma, comparam-se os resultados escolares desses dois tipos de escola e avaliou-se o PME, que amplia a jornada escolar, focando-se os efeitos sobre o IDEB das escolas públicas referente aos anos finais do ensino fundamental para o Brasil e suas macrorregiões Com esse intuito, foram realizados testes de diferenças de médias e uma análise a partir do modelo de diferenças em diferenças, com ajuste de poligonal Os resultados mostraram que as escolas públicas brasileiras que participaram do PME apresentaram um efeito positivo de 5% no IDEB dos anos finais do ensino fundamental O programa teve melhorias nacionalmente, mas apresentou disparidades entre as regiões As regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste também apresentaram impacto positivo no IDEB e as regiões Norte e Sul apresentaram efeito nulo do programa sobre o IDEB dos anos finais do ensino fundamental Apesar das disparidades, o programa foi importante para as macrorregiões brasileiras: o IDEB das escolas públicas da região Nordeste teve melhoria independentemente da implementação do programa A partir dos resultados pode-se constatar a importância do PME para a melhoria do ensino público brasileiroDissertação (Mestrado em Economia Regional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Economia RegionalAbstract: The purpose of this paper is to analyse the impact of the “Mais Educação” program in public schools that offers the final years of elementary school, using scholar census data of Brazilians macro regions, from 27 to 213 Using the scholar census data, it intends to compare the scholar grades from both types of schools, and evaluate the "Mais Educação" program, which extends the school journey, focusing on the effects on the IDEB index of final years of elementary school for Brazil and Brazilians macro regions Therefore, mean comparison t- tests to confirm the difference between the averages were performed, as well as, an analysis based on the difference n' difference method with polygonal adjustments was done The results showed that the Brazilian public schools participating in the “Mais Educação” program had a positive effect of 5% in the final years of elementary school IDEB The program has improved nationally, but showed disparities between regions The Northeast, Southeast and Midwest also present positive impact on IDEB and the North and South regions showed no effect of the program on the IDEB of the final years of elementary school Despite the disparities, the program was important for Brazilian macro regions: the IDEB of public schools in the Northeast had improvement independent on the implementation ofthe program From the results it can be seen the importance of “Mais Educação” program for improvement of Brazilian public educationFerreira, Carlos Roberto [Orientador]Nascimento, Sidnei Pereira doBarros, Marta Silene FerreiraXimenes, Benjamin Cesar Alves2024-05-01T14:57:49Z2024-05-01T14:57:49Z2016.0012.08.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15812porMestradoEconomia RegionalCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Economia RegionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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