Praticando geografia com alunos surdos e ouvintes : uma contribuição para o ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13358 |
Resumo: | Resumo: Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas São várias as reflexões que se apresentam no transcorrer deste trabalho A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil Considera-se educação inclusiva o método de inclusão de distúrbios de aprendizagem na rede básica de ensino Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas O objetivo geral deste estudo é o de aplicar várias metodologias para o ensino de Geografia em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes, com o objetivo de averiguar a validade de cada uma das possibilidades pedagógicas aplicadas, ou seja, se é possível seu aproveitamento em sala de aula com os dois grupos de alunos Os métodos aplicados no transcorrer deste trabalho estão sempre ligados à finalidade própria da pesquisa, de maneira que possa proporcionar ao leitor uma melhor compreensão, ou seja, cada assunto apresentado neste trabalho emprega um referencial metodológico que melhor possa explicar certos pontos da pesquisa; trata-se de levantamentos bibliográficos, recolhimento de dados, entrevistas, aplicação das experiências pedagógicas em campo Esse estudo busca encontrar respostas para questões como: qual a real importância de integrar no convívio escolar um aluno surdo?; como os professores de Geografia estão se preparando para receber esse aluno surdo?; quais ofertas didáticas os professores aplicam em sala de aula?; quais recursos são importantes e quais não são no ensino para alunos surdos e ouvintes ao mesmo tempo? A função de capacitar o aluno para o convívio social deve ser realizada de maneira coerente, isto é, por meio da inclusão de alunos surdos nas escolas, devendo proporcionar, além da aprendizagem, a interatividade social de modo semelhante e sem exclusão dos demais alunos O surdo precisa ter o respeito de todos em sua característica linguística e assim, na medida em que tal condição acontece, poderá adquirir novos conhecimentos de maneira adequada e satisfatória Os professores de Geografia não estão preparados para incluírem em suas aulas alunos surdos, pois os mesmos não possuem qualificação necessária para atender as necessidades de um estudante surdo A educação inclusiva deve estar relacionada aos programas de instituições de pesquisa e desenvolvimento Uma atenção exclusiva deve ser direcionada à área de ensino, organizando estratégias modernas de ensino/aprendizagem Os objetivos deste estudo foram todos alcançados Portanto, é necessário que haja inclusão, porém esta deverá ocorrer de maneira coerente, isto é, preparando o aluno surdo não somente para a aprendizagem, mas, também, para a vida social |
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Praticando geografia com alunos surdos e ouvintes : uma contribuição para o ensino de geografiaGeografiaGeografiaEducação inclusivaInclusão em educaçãoSurdosGeography - Study and teaching - EnvironmentGeographyInclusive education - EnvironmentMainstreaming in educationDeafEducation - education - BrazilResumo: Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas São várias as reflexões que se apresentam no transcorrer deste trabalho A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil Considera-se educação inclusiva o método de inclusão de distúrbios de aprendizagem na rede básica de ensino Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas O objetivo geral deste estudo é o de aplicar várias metodologias para o ensino de Geografia em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes, com o objetivo de averiguar a validade de cada uma das possibilidades pedagógicas aplicadas, ou seja, se é possível seu aproveitamento em sala de aula com os dois grupos de alunos Os métodos aplicados no transcorrer deste trabalho estão sempre ligados à finalidade própria da pesquisa, de maneira que possa proporcionar ao leitor uma melhor compreensão, ou seja, cada assunto apresentado neste trabalho emprega um referencial metodológico que melhor possa explicar certos pontos da pesquisa; trata-se de levantamentos bibliográficos, recolhimento de dados, entrevistas, aplicação das experiências pedagógicas em campo Esse estudo busca encontrar respostas para questões como: qual a real importância de integrar no convívio escolar um aluno surdo?; como os professores de Geografia estão se preparando para receber esse aluno surdo?; quais ofertas didáticas os professores aplicam em sala de aula?; quais recursos são importantes e quais não são no ensino para alunos surdos e ouvintes ao mesmo tempo? A função de capacitar o aluno para o convívio social deve ser realizada de maneira coerente, isto é, por meio da inclusão de alunos surdos nas escolas, devendo proporcionar, além da aprendizagem, a interatividade social de modo semelhante e sem exclusão dos demais alunos O surdo precisa ter o respeito de todos em sua característica linguística e assim, na medida em que tal condição acontece, poderá adquirir novos conhecimentos de maneira adequada e satisfatória Os professores de Geografia não estão preparados para incluírem em suas aulas alunos surdos, pois os mesmos não possuem qualificação necessária para atender as necessidades de um estudante surdo A educação inclusiva deve estar relacionada aos programas de instituições de pesquisa e desenvolvimento Uma atenção exclusiva deve ser direcionada à área de ensino, organizando estratégias modernas de ensino/aprendizagem Os objetivos deste estudo foram todos alcançados Portanto, é necessário que haja inclusão, porém esta deverá ocorrer de maneira coerente, isto é, preparando o aluno surdo não somente para a aprendizagem, mas, também, para a vida socialDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This study deals with the main characteristics about the inclusive education for deaf students in the classroom Several considerations are shown through this essay The thoughts mentioned are expected to be easy for the reader understanding and able to raise the awareness and critical thinking according to the inclusion model for deaf students in public schools in Brazil Inclusive education is considered to be the method of inclusion of learning disorders in elementary and high education This discussion is directed to the variety of implications about geography teaching for deaf students The education for deaf students should be carefully observed since the educational proposals directed to this group have the goal to make possible the total development of their capacity However, it is not what happens in classrooms This essay aims to apply a variety of methodologies for geography teaching in classrooms with deaf and hearing students in order to investigate the importance of each pedagogical possibility applied, and check if it is possible to use them in classroom with both groups of students The methods applied throughout this work were always associated with the own purpose of the research, providing the reader a better understanding Each subject presented in this work was based on methodological references that could better explain certain points of the research as: literature surveys, data collection, interviews, application of teaching experience in the field This study aims to find answers for questions such as: what is the real importance of integrating a deaf student into school life?, How geography teachers are getting prepared to receive deaf students?, What pedagogical offers do teachers apply in the classroom?, What resources are important and which ones are not important in education for deaf and hearing students at the same time? The job of enabling the student for social life should be done consistently, it means, through the inclusion of deaf students in schools, providing learning and social interaction in a similar way and without exclusion of other students The deaf needs to have the respect of everyone in his linguistic characteristic, thus, as such condition happens, the student has the possibility to obtain new knowledge in an appropriate and satisfactory way Geography teachers are not prepared to include deaf students in their classes, because these teachers do not have the necessary qualification to meet the needs of a deaf student The inclusive education should be related to the programs of institutions of research and development An exclusive attention should be directed to the area of teaching, organizing modern strategies of teaching/learning The objectives of this study were all achieved Therefore, there needs to be included, but should this occur consistently, it means, preparing the deaf student not only for learning, but, also, for social lifeTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Salvi, Rosana FigueiredoLima, Maria das Graças deFonseca, Ricardo Lopes2024-05-01T14:14:50Z2024-05-01T14:14:50Z2012.0014.05.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13358porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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