Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Charlene Gomes dos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541
Resumo: Levando em consideração as discussões acerca da inclusão de alunos surdos em um ambiente escolar, elevando assim o interesse em saber como de fato acontece este tipo de inclusão na escola. Visto que no âmbito político, propostas passaram a ser criadas a fim de garantir essa educação inclusiva de alunos que são surdos. Na prática de fato será que existe ou não existe essa educação inclusiva nas escolas de ensino regular? Cabendo assim analisar se de fato as escolas como os seus docentes estão preparadas para uma educação inclusiva, tendo como objetivo caracterizar como acontece a aprendizagem geográfica dos alunos surdos e a sua inserção no ensino regular, esta pesquisa teve em seu propósito a análise de artigos científicos que trabalhem com o ensino de Geografia para discentes com surdez, consequentemente houve a aplicação de um roteiro de questões com um aluno surdo matriculado no 1º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cajazeiras, na cidade de Cajazeiras - Paraíba, tendo também como partes integrantes dessa pesquisa intérprete, professor de Geografia e pedagoga, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018. Na perspectiva, de como se dá o fato da inclusão do aluno surdo num ambiente escolar, se eles estão realmente integrados aquele convívio e atendendo as suas necessidades, tal constatação segue em refletir sobre as propostas educacionais e as práticas de ensino na educação inclusiva que na realidade quase que são ignoradas e não se vem cumprindo os direitos ao atendimento a pessoas com necessidades especiais no ensino regular.
id UFCG_c4122fcfa14857c56a702c9990051bfe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6541
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.Inclusive education: teaching and learning geography for deaf students.Educação inclusivaEnsino de geografiaSurdosInclusive educationGeography TeachingDeafGeografia.Levando em consideração as discussões acerca da inclusão de alunos surdos em um ambiente escolar, elevando assim o interesse em saber como de fato acontece este tipo de inclusão na escola. Visto que no âmbito político, propostas passaram a ser criadas a fim de garantir essa educação inclusiva de alunos que são surdos. Na prática de fato será que existe ou não existe essa educação inclusiva nas escolas de ensino regular? Cabendo assim analisar se de fato as escolas como os seus docentes estão preparadas para uma educação inclusiva, tendo como objetivo caracterizar como acontece a aprendizagem geográfica dos alunos surdos e a sua inserção no ensino regular, esta pesquisa teve em seu propósito a análise de artigos científicos que trabalhem com o ensino de Geografia para discentes com surdez, consequentemente houve a aplicação de um roteiro de questões com um aluno surdo matriculado no 1º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cajazeiras, na cidade de Cajazeiras - Paraíba, tendo também como partes integrantes dessa pesquisa intérprete, professor de Geografia e pedagoga, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018. Na perspectiva, de como se dá o fato da inclusão do aluno surdo num ambiente escolar, se eles estão realmente integrados aquele convívio e atendendo as suas necessidades, tal constatação segue em refletir sobre as propostas educacionais e as práticas de ensino na educação inclusiva que na realidade quase que são ignoradas e não se vem cumprindo os direitos ao atendimento a pessoas com necessidades especiais no ensino regular.Taking into account the discussions about the inclusion of deaf students in a school environment, thus raising interest in knowing how this type of inclusion in school actually occurs. Whereas, in the political sphere, proposals have been created in order to guarantee this inclusive education of students who are deaf. In fact, is it true that there is or is not such inclusive education in regular schools? In order to analyze whether in fact the schools as their teachers are prepared for an inclusive education, with the objective of characterizing how the geographical learning of deaf students happens and their insertion in regular education, this research had in its purpose the analysis of scientific articles that work with the teaching of Geography for students with deafness, consequently there was the application of a script of questions with a deaf student enrolled in the first year of Technical High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, in the city of Cajazeiras - Paraíba, also having as integral parts of this research interpreter, professor of Geography and pedagogue, from November 2017 to January 2018. From the perspective of how the fact of the inclusion of the deaf student in an environment school, if they are really integrated into that society and meeting their needs, this to reflect on educational proposals and teaching practices in inclusive education that in reality are almost ignored and the rights to care for people with special needs in regular education are not being fulfilled.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.LIMA JUNIOR, G. V.http://lattes.cnpq.br/4152548215829851FERREIRA, Maria Geane de Lima.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.SANTOS, Charlene Gomes dos.20182019-09-02T16:22:39Z2019-09-022019-09-02T16:22:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541SANTOS, Charlene Gomes dos. Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:09:34Zoai:localhost:riufcg/6541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:09:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
Inclusive education: teaching and learning geography for deaf students.
title Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
spellingShingle Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
SANTOS, Charlene Gomes dos.
Educação inclusiva
Ensino de geografia
Surdos
Inclusive education
Geography Teaching
Deaf
Geografia.
title_short Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
title_full Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
title_fullStr Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
title_full_unstemmed Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
title_sort Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.
author SANTOS, Charlene Gomes dos.
author_facet SANTOS, Charlene Gomes dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.
LIMA JUNIOR, G. V.
http://lattes.cnpq.br/4152548215829851
FERREIRA, Maria Geane de Lima.
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Charlene Gomes dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Ensino de geografia
Surdos
Inclusive education
Geography Teaching
Deaf
Geografia.
topic Educação inclusiva
Ensino de geografia
Surdos
Inclusive education
Geography Teaching
Deaf
Geografia.
description Levando em consideração as discussões acerca da inclusão de alunos surdos em um ambiente escolar, elevando assim o interesse em saber como de fato acontece este tipo de inclusão na escola. Visto que no âmbito político, propostas passaram a ser criadas a fim de garantir essa educação inclusiva de alunos que são surdos. Na prática de fato será que existe ou não existe essa educação inclusiva nas escolas de ensino regular? Cabendo assim analisar se de fato as escolas como os seus docentes estão preparadas para uma educação inclusiva, tendo como objetivo caracterizar como acontece a aprendizagem geográfica dos alunos surdos e a sua inserção no ensino regular, esta pesquisa teve em seu propósito a análise de artigos científicos que trabalhem com o ensino de Geografia para discentes com surdez, consequentemente houve a aplicação de um roteiro de questões com um aluno surdo matriculado no 1º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cajazeiras, na cidade de Cajazeiras - Paraíba, tendo também como partes integrantes dessa pesquisa intérprete, professor de Geografia e pedagoga, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018. Na perspectiva, de como se dá o fato da inclusão do aluno surdo num ambiente escolar, se eles estão realmente integrados aquele convívio e atendendo as suas necessidades, tal constatação segue em refletir sobre as propostas educacionais e as práticas de ensino na educação inclusiva que na realidade quase que são ignoradas e não se vem cumprindo os direitos ao atendimento a pessoas com necessidades especiais no ensino regular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-02T16:22:39Z
2019-09-02
2019-09-02T16:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541
SANTOS, Charlene Gomes dos. Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541
identifier_str_mv SANTOS, Charlene Gomes dos. Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390995836928