Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11388 |
Resumo: | Resumo: Esta tese apresenta uma proposta para análise das ações discentes em sala de aula para as disciplinas de Física, Matemática e Química de um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado A investigação tem como suporte teórico a teoria da relação com o saber e a Matriz do Estudante A relação com o saber constitui uma elaboração teórica desenvolvida por Charlot (2) O autor considera a aprendizagem como uma prática do saber e classifica as relações como epistêmica, identitária, e social A Matriz do Estudante (M(E)) é um instrumento teórico-metodológico desenvolvido por Arruda, Benicio e Passos (217) que, por meio das relações didático-pedagógicas presentes no sistema didático e nas relações com o ensino, a aprendizagem e o saber, permite evidenciar percepções e relacionar ações discentes em sala de aula As questões que nortearam esta investigação foram: (1) Quais são as categorias de ações discentes em aulas de Física, Matemática e Química? (2) Como o aluno gerencia o tempo de suas ações durante as aulas de Física, Matemática e Química? (3) Como as ações discentes estão relacionadas com o saber, com o ensinar e com o aprender em aulas de Física, Matemática e Química? Os procedimentos metodológicos adotados foram a Análise Textual Discursiva e o Estudo de Caso, a partir dos quais se desenvolveu a análise de natureza qualitativa O estudo foi realizado com a análise de aulas e notas de campo em uma sala de aula de uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico do Paraná Entre os resultados alcançados para primeira questão de investigação estão as sete categorias emergentes de ações discentes A categoria Organiza compreendeu ações relativas às normas institucionais, aos acordos didáticos, às questões burocráticas e à organização de sala de aula As categorias Interage com a Professora e Interage com os Colegas foram compostas por ações que fomentam a aprendizagem mediante a interação com o outro A categoria Pratica correspondeu às ações práticas desenvolvidas pelos estudantes, as quais propiciaram a aprendizagem A categoria Espera referiu-se às ações em que o aluno permaneceu inativo A categoria Dispersa foi constituída por ações que apresentavam potencial para desviar a atenção do aluno das atividades principais da aula E a categoria Outras Ações, que abrangeu as demais ações que não se adequavam a nenhum outro grupo Para a segunda pergunta da pesquisa, foram elaborados índices de aproveitamento do tempo e efetividade Os resultados apontam que o aluno investigado apresentou diferentes distribuições do tempo em ações em cada aula analisada: em Matemática o aluno empregou maior tempo na categoria Dispersa, em Física na categoria Interage com a Professora e em Química na categoria Pratica O percentual de aproveitamento do tempo variou de 54,62% em Matemática até 62,8% em Química Os valores para o índice de efetividade encontrados foram ,673 em Matemática, ,855 em Física e ,888 para Química Quanto à terceira questão investigativa, as análises realizadas apontaram que para relação discente com o ensino, no nível epistêmico, houve o predomínio de ações referentes à organização e aos procedimentos didático-pedagógicos Na relação pessoal com o ensino destacou-se as ações de interação de aprendizagem com a professora e de organização A relação social com o ensino apresentou principalmente ações de natureza dispersiva, advindas da interação social A relação discente com a aprendizagem nos níveis epistêmico e pessoal foi pautada na interação com a professora A relação social com a aprendizagem foi tingida pelas interações sociais que dispersavam os estudantes das atividades da aula e os afastavam da aprendizagem As ações discentes realizadas em sala e o gerenciamento do tempo nestas ações decorreram da multiplicidade das relações construídas pelos discentes em sala de aula De forma mais abrangente, com as relações que os sujeitos estabelecem consigo mesmos, com os outros e com o mundo para além do ambiente escolar Por fim, a investigação contribuiu para o entendimento das ações, percepções e relações discentes com o saber em sala de aula nas disciplinas de Matemática, Física e Química |
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Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPRCiênciaEstudo e ensinoAprendizagemStudy and teachingLearningScienceResumo: Esta tese apresenta uma proposta para análise das ações discentes em sala de aula para as disciplinas de Física, Matemática e Química de um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado A investigação tem como suporte teórico a teoria da relação com o saber e a Matriz do Estudante A relação com o saber constitui uma elaboração teórica desenvolvida por Charlot (2) O autor considera a aprendizagem como uma prática do saber e classifica as relações como epistêmica, identitária, e social A Matriz do Estudante (M(E)) é um instrumento teórico-metodológico desenvolvido por Arruda, Benicio e Passos (217) que, por meio das relações didático-pedagógicas presentes no sistema didático e nas relações com o ensino, a aprendizagem e o saber, permite evidenciar percepções e relacionar ações discentes em sala de aula As questões que nortearam esta investigação foram: (1) Quais são as categorias de ações discentes em aulas de Física, Matemática e Química? (2) Como o aluno gerencia o tempo de suas ações durante as aulas de Física, Matemática e Química? (3) Como as ações discentes estão relacionadas com o saber, com o ensinar e com o aprender em aulas de Física, Matemática e Química? Os procedimentos metodológicos adotados foram a Análise Textual Discursiva e o Estudo de Caso, a partir dos quais se desenvolveu a análise de natureza qualitativa O estudo foi realizado com a análise de aulas e notas de campo em uma sala de aula de uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico do Paraná Entre os resultados alcançados para primeira questão de investigação estão as sete categorias emergentes de ações discentes A categoria Organiza compreendeu ações relativas às normas institucionais, aos acordos didáticos, às questões burocráticas e à organização de sala de aula As categorias Interage com a Professora e Interage com os Colegas foram compostas por ações que fomentam a aprendizagem mediante a interação com o outro A categoria Pratica correspondeu às ações práticas desenvolvidas pelos estudantes, as quais propiciaram a aprendizagem A categoria Espera referiu-se às ações em que o aluno permaneceu inativo A categoria Dispersa foi constituída por ações que apresentavam potencial para desviar a atenção do aluno das atividades principais da aula E a categoria Outras Ações, que abrangeu as demais ações que não se adequavam a nenhum outro grupo Para a segunda pergunta da pesquisa, foram elaborados índices de aproveitamento do tempo e efetividade Os resultados apontam que o aluno investigado apresentou diferentes distribuições do tempo em ações em cada aula analisada: em Matemática o aluno empregou maior tempo na categoria Dispersa, em Física na categoria Interage com a Professora e em Química na categoria Pratica O percentual de aproveitamento do tempo variou de 54,62% em Matemática até 62,8% em Química Os valores para o índice de efetividade encontrados foram ,673 em Matemática, ,855 em Física e ,888 para Química Quanto à terceira questão investigativa, as análises realizadas apontaram que para relação discente com o ensino, no nível epistêmico, houve o predomínio de ações referentes à organização e aos procedimentos didático-pedagógicos Na relação pessoal com o ensino destacou-se as ações de interação de aprendizagem com a professora e de organização A relação social com o ensino apresentou principalmente ações de natureza dispersiva, advindas da interação social A relação discente com a aprendizagem nos níveis epistêmico e pessoal foi pautada na interação com a professora A relação social com a aprendizagem foi tingida pelas interações sociais que dispersavam os estudantes das atividades da aula e os afastavam da aprendizagem As ações discentes realizadas em sala e o gerenciamento do tempo nestas ações decorreram da multiplicidade das relações construídas pelos discentes em sala de aula De forma mais abrangente, com as relações que os sujeitos estabelecem consigo mesmos, com os outros e com o mundo para além do ambiente escolar Por fim, a investigação contribuiu para o entendimento das ações, percepções e relações discentes com o saber em sala de aula nas disciplinas de Matemática, Física e QuímicaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis presents a proposal for the analysis of student actions in the classroom for the subjects of Physics, Mathematics and Chemistry of a course of High School and Integrated Technician The research has as theoretical support the theory of the relationship with knowledge and the Student Matrix The relationship with knowledge constitutes a theoretical elaboration developed by Charlot (2) The author considers learning as a practice of knowledge and classifies relationships as epistemic, identity, and social The Student Matrix (M (E)) is a theoretical-methodological method developed by Arruda, Benicio and Passos (217) that, through the didactic-pedagogical relationships present in the didactic system and in the relationships with teaching, learning and knowledge, allows to evidence perceptions and to relate student actions in the classroom The questions that guided this investigation were: (1) What are the categories of student actions in Physics, Mathematics and Chemistry classes? (2) How does the student manage the time of his or her actions during Physics, Mathematics and Chemistry classes? (3) How are student actions related to knowledge, teaching and learning in Physics, Mathematics and Chemistry classes? The methodological procedures adopted were the Discursive Textual Analysis and the Case Study, from which the qualitative analysis was developed The study was carried out with the analysis of classes and field notes in a classroom of a basic, technical and technological institution of Paraná Among the results achieved for the first research question are the seven emerging categories of student actions The Organizing category comprised actions related to institutional norms, didactic agreements, bureaucratic matters and classroom organization The categories Interacting with the Teacher and Interacting with the Colleagues were composed of actions that foster learning through interaction with each other The Practicing category corresponded to the practical actions developed by the students, which facilitated learning The Waiting category referred to actions in which the student remained inactive The Dispersing category consisted of actions that had the potential to divert the student's attention from the main activities of the class And the category Other Actions, that covered other actions that were not suitable for any other group For the second research question, indexes of time and effectiveness were elaborated The results show that the student investigated presented different time distributions in actions in each class analyzed: in Mathematics the student spent more time in the Dispersing category, in Physics in the category Interacting with the Teacher and in Chemistry in the Practicing category The percentage of use of time ranged from 5462% in Mathematics to 628% in Chemistry The values for the effectiveness index found were 673 in Mathematics, 855 in Physics and 888 in Chemistry Regarding the third research question, the analyzes carried out pointed out that for student relationship with teaching, at the epistemic level, there was a predominance of actions regarding organization and didactic-pedagogical procedures In the personal relationship with the teaching, the actions of interaction of learning with the teacher and of organization were highlighted The social relationship with education presented mainly dispersive actions, arising from social interaction The student relationship with learning at the epistemic and personal levels was based on the interaction with the teacherThe social relationship with learning was colored by the social interactions that dispersed the students of the class activities and kept them from learning Student actions taken in the classroom and time management in these actions result from the multiplicity of relationships built by the students in the classroom In a more comprehensive way, with the relationships that subjects establish with themselves, with others and with the world beyond the school environment Finally, the research contributed to the understanding of the actions, perceptions and student relations with the knowledge in the classroom in the subjects of Mathematics, Physics and ChemistryArruda, Sergio de Mello [Orientador]Ferruzzi, Elaine CristinaCamargo Filho, Paulo Sérgio deBroietti, Fabiele Cristiane DiasPassos, Marinez MeneghelloBenicio, Marily Aparecida2024-05-01T13:13:40Z2024-05-01T13:13:40Z2018.0029.06.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11388porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Esta tese apresenta uma proposta para análise das ações discentes em sala de aula para as disciplinas de Física, Matemática e Química de um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado A investigação tem como suporte teórico a teoria da relação com o saber e a Matriz do Estudante A relação com o saber constitui uma elaboração teórica desenvolvida por Charlot (2) O autor considera a aprendizagem como uma prática do saber e classifica as relações como epistêmica, identitária, e social A Matriz do Estudante (M(E)) é um instrumento teórico-metodológico desenvolvido por Arruda, Benicio e Passos (217) que, por meio das relações didático-pedagógicas presentes no sistema didático e nas relações com o ensino, a aprendizagem e o saber, permite evidenciar percepções e relacionar ações discentes em sala de aula As questões que nortearam esta investigação foram: (1) Quais são as categorias de ações discentes em aulas de Física, Matemática e Química? (2) Como o aluno gerencia o tempo de suas ações durante as aulas de Física, Matemática e Química? (3) Como as ações discentes estão relacionadas com o saber, com o ensinar e com o aprender em aulas de Física, Matemática e Química? Os procedimentos metodológicos adotados foram a Análise Textual Discursiva e o Estudo de Caso, a partir dos quais se desenvolveu a análise de natureza qualitativa O estudo foi realizado com a análise de aulas e notas de campo em uma sala de aula de uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico do Paraná Entre os resultados alcançados para primeira questão de investigação estão as sete categorias emergentes de ações discentes A categoria Organiza compreendeu ações relativas às normas institucionais, aos acordos didáticos, às questões burocráticas e à organização de sala de aula As categorias Interage com a Professora e Interage com os Colegas foram compostas por ações que fomentam a aprendizagem mediante a interação com o outro A categoria Pratica correspondeu às ações práticas desenvolvidas pelos estudantes, as quais propiciaram a aprendizagem A categoria Espera referiu-se às ações em que o aluno permaneceu inativo A categoria Dispersa foi constituída por ações que apresentavam potencial para desviar a atenção do aluno das atividades principais da aula E a categoria Outras Ações, que abrangeu as demais ações que não se adequavam a nenhum outro grupo Para a segunda pergunta da pesquisa, foram elaborados índices de aproveitamento do tempo e efetividade Os resultados apontam que o aluno investigado apresentou diferentes distribuições do tempo em ações em cada aula analisada: em Matemática o aluno empregou maior tempo na categoria Dispersa, em Física na categoria Interage com a Professora e em Química na categoria Pratica O percentual de aproveitamento do tempo variou de 54,62% em Matemática até 62,8% em Química Os valores para o índice de efetividade encontrados foram ,673 em Matemática, ,855 em Física e ,888 para Química Quanto à terceira questão investigativa, as análises realizadas apontaram que para relação discente com o ensino, no nível epistêmico, houve o predomínio de ações referentes à organização e aos procedimentos didático-pedagógicos Na relação pessoal com o ensino destacou-se as ações de interação de aprendizagem com a professora e de organização A relação social com o ensino apresentou principalmente ações de natureza dispersiva, advindas da interação social A relação discente com a aprendizagem nos níveis epistêmico e pessoal foi pautada na interação com a professora A relação social com a aprendizagem foi tingida pelas interações sociais que dispersavam os estudantes das atividades da aula e os afastavam da aprendizagem As ações discentes realizadas em sala e o gerenciamento do tempo nestas ações decorreram da multiplicidade das relações construídas pelos discentes em sala de aula De forma mais abrangente, com as relações que os sujeitos estabelecem consigo mesmos, com os outros e com o mundo para além do ambiente escolar Por fim, a investigação contribuiu para o entendimento das ações, percepções e relações discentes com o saber em sala de aula nas disciplinas de Matemática, Física e Química |
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