As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11552 |
Resumo: | Resumo: Compreender o contexto de uma sala de aula tem se tornado um desafio para pesquisadores na área de ensino, em especial no Ensino de Ciências Nesse sentido, analisar as relações existentes entre os estudantes, o professor e o conhecimento são importantes para encaminhamentos do processo de Ensino e Aprendizagem Com o objetivo de identificar as interações em sala de aula, esta pesquisa de cunho qualitativo propõe uma intervenção com uso dos Focos da Aprendizagem Científica, como uma ferramenta para elaboração de planejamentos de aula, produzindo dois momentos de investigação O primeiro deles voltado ao processo de elaboração do planejamento de duas sequências didáticas, por uma professora da Educação Básica – Ensino Fundamental – Séries Finais, na disciplina de Ciências, sendo analisadas as reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, observados a partir da ferramenta de análise Matriz do Professor (Arruda e Passos, 215) O segundo momento consistiu no acompanhamento da aplicação desses planejamentos em sala de aula, sendo a primeira sequência didática construída sem intervenções, e a segunda com o aporte teórico dos Focos da Aprendizagem Científica como referencial metodológico para a elaboração do planejamento As aulas foram analisadas utilizando uma nova ferramenta de análise, denominada Matriz de Interações, proposta a partir desse trabalho investigativo, como instrumento para se analisar as interações em sala de aula provenientes das relações estabelecidas entre o professor, o estudante e o conhecimento Os resultados identificam as diferentes interações em sala de aula, compreendendo as implicações disso para o processo de ensino e aprendizagem e apontam diferentes possibilidades de condução de aula e seleção de atividades por parte do professor Assim, são discutidas quais as implicações de cada uma dessas interações para a efetivação da aprendizagem, e como podem ser compreendidas a partir da participação dos estudantes e do professor de acordo com cada atividade proposta Por isso, são propostos os Focos da Aprendizagem Científica como ferramenta para elaboração de planejamentos e atividades para o contexto escolar e apresentada a Matriz de Interações como instrumento de análise e compreensão das interações existentes em sala de aula |
id |
UEL_dd59c915a24228bee9859c6b52e0062c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11552 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científicaCiênciaEstudo e ensinoAprendizagemStudy and teachingLearningScienceResumo: Compreender o contexto de uma sala de aula tem se tornado um desafio para pesquisadores na área de ensino, em especial no Ensino de Ciências Nesse sentido, analisar as relações existentes entre os estudantes, o professor e o conhecimento são importantes para encaminhamentos do processo de Ensino e Aprendizagem Com o objetivo de identificar as interações em sala de aula, esta pesquisa de cunho qualitativo propõe uma intervenção com uso dos Focos da Aprendizagem Científica, como uma ferramenta para elaboração de planejamentos de aula, produzindo dois momentos de investigação O primeiro deles voltado ao processo de elaboração do planejamento de duas sequências didáticas, por uma professora da Educação Básica – Ensino Fundamental – Séries Finais, na disciplina de Ciências, sendo analisadas as reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, observados a partir da ferramenta de análise Matriz do Professor (Arruda e Passos, 215) O segundo momento consistiu no acompanhamento da aplicação desses planejamentos em sala de aula, sendo a primeira sequência didática construída sem intervenções, e a segunda com o aporte teórico dos Focos da Aprendizagem Científica como referencial metodológico para a elaboração do planejamento As aulas foram analisadas utilizando uma nova ferramenta de análise, denominada Matriz de Interações, proposta a partir desse trabalho investigativo, como instrumento para se analisar as interações em sala de aula provenientes das relações estabelecidas entre o professor, o estudante e o conhecimento Os resultados identificam as diferentes interações em sala de aula, compreendendo as implicações disso para o processo de ensino e aprendizagem e apontam diferentes possibilidades de condução de aula e seleção de atividades por parte do professor Assim, são discutidas quais as implicações de cada uma dessas interações para a efetivação da aprendizagem, e como podem ser compreendidas a partir da participação dos estudantes e do professor de acordo com cada atividade proposta Por isso, são propostos os Focos da Aprendizagem Científica como ferramenta para elaboração de planejamentos e atividades para o contexto escolar e apresentada a Matriz de Interações como instrumento de análise e compreensão das interações existentes em sala de aulaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Understanding the context of a classroom has become a challenge for researchers in the field of teaching, especially in Science Teaching In this sense, analyzing the relationships between students, the teacher and knowledge are important for the teaching and learning process In order to identify the interactions in the classroom, this qualitative research proposes an intervention with the use of the Scientific Learning Focuses, as a tool for the elaboration of lesson plans, producing two moments of investigation The first of them focused on the process of elaboration of the planning of two didactic sequences, by a teacher of Basic Education - Elementary School - Final Series, in the discipline of Sciences, being analyzed the reflections on the teaching and learning processes, observed from the tool (Arruda and Passos, 215) The second moment consisted of the monitoring of the application of these plans in the classroom, with the first didactic sequence constructed without interventions, and the second with the theoretical contribution of the Scientific Learning Focuses as a methodological reference for the elaboration of the planning The classes were analyzed using a new analysis tool, denominated the Interaction Matrix, proposed from this investigative work, as an instrument to analyze the interactions in the classroom resulting from the relations established between the teacher, the student and the knowledge The results identify the different interactions in the classroom, understanding the implications of this for the teaching and learning process, and point out different possibilities of classroom conduction and selection of activities by the teacher Thus, it is discussed the implications of each of these interactions for the effectiveness of learning, and how they can be understood from the participation of the students and the teacher according to each proposed activity For this reason, the Scientific Learning Focuses are proposed as a tool for the elaboration of planning and activities for the school context and presented the Interaction Matrix as an instrument for analyzing and understanding the interactions in the classroomPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Bastos, FernandoLucas, Lucken BuenoBroietti, Fabiele Cristiane DiasArruda, Sergio de MelloLima, João Marcos Machuca de2024-05-01T13:16:47Z2024-05-01T13:16:47Z2018.0006.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11552porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
title |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
spellingShingle |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica Lima, João Marcos Machuca de Ciência Estudo e ensino Aprendizagem Study and teaching Learning Science |
title_short |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
title_full |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
title_fullStr |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
title_full_unstemmed |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
title_sort |
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica |
author |
Lima, João Marcos Machuca de |
author_facet |
Lima, João Marcos Machuca de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passos, Marinez Meneghello [Orientador] Bastos, Fernando Lucas, Lucken Bueno Broietti, Fabiele Cristiane Dias Arruda, Sergio de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, João Marcos Machuca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Aprendizagem Study and teaching Learning Science |
topic |
Ciência Estudo e ensino Aprendizagem Study and teaching Learning Science |
description |
Resumo: Compreender o contexto de uma sala de aula tem se tornado um desafio para pesquisadores na área de ensino, em especial no Ensino de Ciências Nesse sentido, analisar as relações existentes entre os estudantes, o professor e o conhecimento são importantes para encaminhamentos do processo de Ensino e Aprendizagem Com o objetivo de identificar as interações em sala de aula, esta pesquisa de cunho qualitativo propõe uma intervenção com uso dos Focos da Aprendizagem Científica, como uma ferramenta para elaboração de planejamentos de aula, produzindo dois momentos de investigação O primeiro deles voltado ao processo de elaboração do planejamento de duas sequências didáticas, por uma professora da Educação Básica – Ensino Fundamental – Séries Finais, na disciplina de Ciências, sendo analisadas as reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, observados a partir da ferramenta de análise Matriz do Professor (Arruda e Passos, 215) O segundo momento consistiu no acompanhamento da aplicação desses planejamentos em sala de aula, sendo a primeira sequência didática construída sem intervenções, e a segunda com o aporte teórico dos Focos da Aprendizagem Científica como referencial metodológico para a elaboração do planejamento As aulas foram analisadas utilizando uma nova ferramenta de análise, denominada Matriz de Interações, proposta a partir desse trabalho investigativo, como instrumento para se analisar as interações em sala de aula provenientes das relações estabelecidas entre o professor, o estudante e o conhecimento Os resultados identificam as diferentes interações em sala de aula, compreendendo as implicações disso para o processo de ensino e aprendizagem e apontam diferentes possibilidades de condução de aula e seleção de atividades por parte do professor Assim, são discutidas quais as implicações de cada uma dessas interações para a efetivação da aprendizagem, e como podem ser compreendidas a partir da participação dos estudantes e do professor de acordo com cada atividade proposta Por isso, são propostos os Focos da Aprendizagem Científica como ferramenta para elaboração de planejamentos e atividades para o contexto escolar e apresentada a Matriz de Interações como instrumento de análise e compreensão das interações existentes em sala de aula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.02.2018 2018.00 2024-05-01T13:16:47Z 2024-05-01T13:16:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11552 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823254562471936 |