Qual a relação do estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico? Uma análise em um programa de pós-graduação em administração no Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12315 |
Resumo: | Resumo: Tendo em vista os números apresentados pelo último censo da educação (INEP, 218), considerando a pós-graduação Stricto sensu, em 218 o país totalizou 6686 cursos, sabe-se que o contexto educacional pode gerar estresse em todos os indivíduos que o vivenciam, pois eles experimentam momentos de mudança, frustração, temores, angústias, crescimento e desenvolvimento, influenciando ou não a satisfação e o rendimento acadêmico dos alunos Nesse sentido, o presente estudo procurou responder: Qual a relação entre estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração de uma universidade pública paranaense? A mensuração do nível de estresse dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração foi obtida por meio do instrumento Escala de Estresse Acadêmico (EEA) adaptada ao contexto universitário e, para a satisfação com o curso, utilizado como instrumento o Questionário de Satisfação Acadêmica (QSA), e quanto ao rendimento acadêmico foi usada a média das disciplinas obrigatórias do programa O objetivo consistiu em analisar a existência de relação entre estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração, cuja relevância prática e teórica consistiu na avaliação da formação oferecida pela universidade, onde os resultados deste estudo puderam mostrar as satisfações ou insatisfações de discentes em relação ao curso de pós-graduação Stricto Sensu analisado, possibilitando à universidade uma reflexão sobre essas relações Quanto aos procedimentos adotados, foram utilizados a pesquisa documental e o levantamento, sendo que a coleta de dados se deu por meio de questionários estruturados para levantamento do perfil sociodemografico, nível de estresse e satisfação com o curso e o rendimento acadêmico obtido pelo levantamento documental disponibilizado pelo Programa Assim, este estudo considerou como universo de pesquisa todos os alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu em Administração a universidade, no período de 21 a 219, totalizando 123 acadêmicos, dos quais 62 participaram da pesquisa A partir dos dados tratados e consolidados, conduziu-se uma análise multivariada de caminhos, conhecida como regressão múltipla das variáveis com o software R Project for Statistical Computing A relações obtidas mostraram que a variável satisfação fornece alguns argumentos capazes de identificar a relação direta com o rendimento acadêmico, enquanto a variável estresse não foi considerada estatisticamente capaz de exercer uma relação com o rendimento acadêmico obtido pelos alunos A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva da teoria da atribuição de causalidade e a caracterização sociodemográfica dos alunos trouxe algumas análises sobre a satisfação dos alunos com o programa com os professores, mas notou-se uma elevação do nível de estresse e até mesmo da satisfação dos alunos em relação à atividades e tempo para a realização das tarefas exigidas pelas disciplinas, sendo algo para análise posterior |
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Qual a relação do estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico? Uma análise em um programa de pós-graduação em administração no ParanáEstresseRendimento acadêmicoPós-GraduaçãoAdministração de empresasSatisfação acadêmicaStressAcademic performancePost-Graduation - Business AdministrationAcademic satisfaction - StressResumo: Tendo em vista os números apresentados pelo último censo da educação (INEP, 218), considerando a pós-graduação Stricto sensu, em 218 o país totalizou 6686 cursos, sabe-se que o contexto educacional pode gerar estresse em todos os indivíduos que o vivenciam, pois eles experimentam momentos de mudança, frustração, temores, angústias, crescimento e desenvolvimento, influenciando ou não a satisfação e o rendimento acadêmico dos alunos Nesse sentido, o presente estudo procurou responder: Qual a relação entre estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração de uma universidade pública paranaense? A mensuração do nível de estresse dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração foi obtida por meio do instrumento Escala de Estresse Acadêmico (EEA) adaptada ao contexto universitário e, para a satisfação com o curso, utilizado como instrumento o Questionário de Satisfação Acadêmica (QSA), e quanto ao rendimento acadêmico foi usada a média das disciplinas obrigatórias do programa O objetivo consistiu em analisar a existência de relação entre estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração, cuja relevância prática e teórica consistiu na avaliação da formação oferecida pela universidade, onde os resultados deste estudo puderam mostrar as satisfações ou insatisfações de discentes em relação ao curso de pós-graduação Stricto Sensu analisado, possibilitando à universidade uma reflexão sobre essas relações Quanto aos procedimentos adotados, foram utilizados a pesquisa documental e o levantamento, sendo que a coleta de dados se deu por meio de questionários estruturados para levantamento do perfil sociodemografico, nível de estresse e satisfação com o curso e o rendimento acadêmico obtido pelo levantamento documental disponibilizado pelo Programa Assim, este estudo considerou como universo de pesquisa todos os alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu em Administração a universidade, no período de 21 a 219, totalizando 123 acadêmicos, dos quais 62 participaram da pesquisa A partir dos dados tratados e consolidados, conduziu-se uma análise multivariada de caminhos, conhecida como regressão múltipla das variáveis com o software R Project for Statistical Computing A relações obtidas mostraram que a variável satisfação fornece alguns argumentos capazes de identificar a relação direta com o rendimento acadêmico, enquanto a variável estresse não foi considerada estatisticamente capaz de exercer uma relação com o rendimento acadêmico obtido pelos alunos A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva da teoria da atribuição de causalidade e a caracterização sociodemográfica dos alunos trouxe algumas análises sobre a satisfação dos alunos com o programa com os professores, mas notou-se uma elevação do nível de estresse e até mesmo da satisfação dos alunos em relação à atividades e tempo para a realização das tarefas exigidas pelas disciplinas, sendo algo para análise posteriorDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: In view of the figures presented by the last education census (INEP, 218), considering the stricto sensu graduate program, in 218 the country totaled 6686 courses, it is known that the educational context can generate stress in all individuals who experience it , because they experience moments of change, frustration, fears, anguish, growth and development, influencing or not the satisfaction and academic performance of students In this sense, the present study sought to answer: What is the relationship between stress and satisfaction with the course in the academic performance of students in the Stricto sensu graduate program in Business Administration at a public university in Paraná? The measurement of the stress level of students in the stricto sensu graduate program of Administration was obtained using the Academic Stress Scale (EEA) instrument adapted to the university context and, for the satisfaction with the course, the Questionnaire of Academic Satisfaction (QSA), and regarding academic performance, the average of the compulsory subjects in the program was used The objective was to analyze the existence of a relationship between stress and satisfaction with the course in the academic performance of students in the graduate program Stricto sensu de Administração, whose practical and theoretical relevance consisted of the evaluation of the training offered by the university, where the results of this study were able to show the satisfaction or dissatisfaction of students in relation to the postgraduate course Stricto Sensu analyzed, allowing the university to reflect on these relationships As for the adopted procedures, the documentary research and the survey were used, and the data collection was done through structured questionnaires to survey the sociodemographic profile, level of stress and satisfaction with the course and, the academic performance obtained by the documentary survey provided by the Program This study considered as a universe of research all students in the stricto sensu graduate program in Administration at the university, in the period from 21 to 219, totaling 123 academics wich 62 participated in the survey Based on the processed and consolidated data, a multivariate path analysis was conducted, known as multiple regression of variables with the R Project for Statistical Computing software The relationships obtained showed that the satisfaction variable provides some arguments capable of identifying the direct relationship with academic performance, while the stress variable was not considered statistically capable of exercising a relationship with the academic performance obtained by students The research was conducted from the perspective of the theory of causality attribution and, the sociodemographic characterization of the students brought some analyzes on the students satisfaction with the program, with the teachers, but an increase in the level of stress and even of the students satisfaction in relation to activities and time to perform the tasks required by the subjects, being something for later analysisBaccaro, Thais Accioly [Orientador]Vieira, Saulo Fabiano AmâncioNogueira, Daniel RamosFerreira, Janaina Rufini2024-05-01T13:51:57Z2024-05-01T13:51:57Z2020.0007.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12315porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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