A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamariam, Julho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481
Resumo: Resumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura Militar
id UEL_7500839321932ae2178ecc9f438af9a6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11481
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aulaHistória socialEstudo e ensinoCanção (Música)CulturaHistóriaHistory socialCultureSongMusicStudy and teachingHistoryResumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura MilitarDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The main objective of our Dissertação of Mestrado consisted of understanding the school as a space of production of knowing, perceiving the child as a citizen capable to produce knowledge, use-in the ones for in such a way of the song as mediation in this process In such a way, in we considered them to break with the traditional idea, for times still persistent, of that the universities produce to know and the schools repass it and that, in turn, the pupils consist, when very, only in coadjuvantes actors of the process of knowledge production For in such a way, in we use them of the song as a pedagogical tool in the production of the pertaining to school historical knowledge during an experience carried through in classroom in 28, in the State School Antonio Moraes de Barros, in Native of London, with two groups of 8as series, using composed and recorded songs in the period of the Military dictatorshipCunha, Maria de Fátima da [Orientador]Duarte, Geni RosaAlegro, Regina CéliaZamariam, Julho2024-05-01T13:15:15Z2024-05-01T13:15:15Z2011.002011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
title A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
spellingShingle A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
Zamariam, Julho
História social
Estudo e ensino
Canção (Música)
Cultura
História
History social
Culture
Song
Music
Study and teaching
History
title_short A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
title_full A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
title_fullStr A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
title_full_unstemmed A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
title_sort A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
author Zamariam, Julho
author_facet Zamariam, Julho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]
Duarte, Geni Rosa
Alegro, Regina Célia
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamariam, Julho
dc.subject.por.fl_str_mv História social
Estudo e ensino
Canção (Música)
Cultura
História
History social
Culture
Song
Music
Study and teaching
History
topic História social
Estudo e ensino
Canção (Música)
Cultura
História
History social
Culture
Song
Music
Study and teaching
History
description Resumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura Militar
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2011
2024-05-01T13:15:15Z
2024-05-01T13:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823283593347072