A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481 |
Resumo: | Resumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura Militar |
id |
UEL_7500839321932ae2178ecc9f438af9a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11481 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aulaHistória socialEstudo e ensinoCanção (Música)CulturaHistóriaHistory socialCultureSongMusicStudy and teachingHistoryResumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura MilitarDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The main objective of our Dissertação of Mestrado consisted of understanding the school as a space of production of knowing, perceiving the child as a citizen capable to produce knowledge, use-in the ones for in such a way of the song as mediation in this process In such a way, in we considered them to break with the traditional idea, for times still persistent, of that the universities produce to know and the schools repass it and that, in turn, the pupils consist, when very, only in coadjuvantes actors of the process of knowledge production For in such a way, in we use them of the song as a pedagogical tool in the production of the pertaining to school historical knowledge during an experience carried through in classroom in 28, in the State School Antonio Moraes de Barros, in Native of London, with two groups of 8as series, using composed and recorded songs in the period of the Military dictatorshipCunha, Maria de Fátima da [Orientador]Duarte, Geni RosaAlegro, Regina CéliaZamariam, Julho2024-05-01T13:15:15Z2024-05-01T13:15:15Z2011.002011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
title |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
spellingShingle |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula Zamariam, Julho História social Estudo e ensino Canção (Música) Cultura História History social Culture Song Music Study and teaching History |
title_short |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
title_full |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
title_fullStr |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
title_sort |
A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula |
author |
Zamariam, Julho |
author_facet |
Zamariam, Julho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Maria de Fátima da [Orientador] Duarte, Geni Rosa Alegro, Regina Célia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zamariam, Julho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História social Estudo e ensino Canção (Música) Cultura História History social Culture Song Music Study and teaching History |
topic |
História social Estudo e ensino Canção (Música) Cultura História History social Culture Song Music Study and teaching History |
description |
Resumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura Militar |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011.00 2011 2024-05-01T13:15:15Z 2024-05-01T13:15:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Social Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823283593347072 |