Uma proposta de atividades para educação básica envolvendo criptografia e funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salmazzo, Walmir Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9472
Resumo: Resumo: Neste trabalho tem-se como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Matemática no que diz respeito ao conteúdo de Funções na Educação Básica associado à criptografia Este trabalho apresenta o conceito de criptografia inserida em situações como transmissões de dados, mensagens de aplicativos, informações empresariais, o que garante a segurança e o sigilo dessas informações O trabalho aborda também a utilização desse conceito durante a História da humanidade Com este elo a criptografia se apresenta como um conceito motivador e um instrumento de contextualização, fazendo uma relação entre o conteúdo a ser ensinado e situações do cotidiano, em aplicações da Matemática No desenvolvimento deste trabalho foram apresentados formalmente os conceitos matemáticos, com o objetivo de associá-los ao desenrolar da proposta O relato do desenvolvimento da primeira atividade com os alunos permitiu inferir que trabalhos como este promovem o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes no que diz respeito aos conceitos de domínio, imagem, função inversa, imagem inversa dentre outros
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