Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801 |
Resumo: | Resumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redes |
id |
UEL_783e946f810e98a18c672abfce93abe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12801 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do ParanáEmpreendedorismoEmpreendedorismoRedes de relações sociaisMulheres de negóciosAssociações, instituições, etcEntrepreneurshipSocial networksWomen in businessAssociations, institutions, etcEntrepreneurshipResumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redesDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: Social networks are an important means of development for entrepreneurs and their companies The training and the insertion into networks are strategies used by entrepreneurs as alternatives to overcoming obstacles and obtaining resources The objective of this work, aims to know the effects of participation in accordance with the vision of entrepreneurs in women's associations of business in the state of Parana For both, used-as methodology the qualitative method, performing 26 semi-structured interviews with entrepreneurs participants of the Executive Board of the woman entrepreneur in the cities of Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão and which have occupied or holding the office of President of the respective Councils The data analysis occurred by the use of the softwares Lexicon 3 and Nvivo 8 resulting in the interpretation of data by means of an analysis léxica and an analysis of content, which resulted in seven categories of analysis The results showed reasons for the entry in the association and the effects of participation in terms of contributions for companies, as the increase in sales, joint actions, access to credit, training of leaders and the formation of groups of support and organs of support Also found results-oriented to women entrepreneurs in terms of enlargement of the roles, contacts and knowledge, as well as the identification of barriers to participation and still enlarging the links and relationship with other networksMachado, Hilka Pelizza Vier [Orientador]Nassif, Vânia maria JorgePacagnan, Mário NeiBalan-Leal, Larissa Estela Berehulka2024-05-01T14:02:38Z2024-05-01T14:02:38Z2011.0014.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
title |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
spellingShingle |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka Empreendedorismo Empreendedorismo Redes de relações sociais Mulheres de negócios Associações, instituições, etc Entrepreneurship Social networks Women in business Associations, institutions, etc Entrepreneurship |
title_short |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
title_full |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
title_fullStr |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
title_sort |
Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná |
author |
Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka |
author_facet |
Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Hilka Pelizza Vier [Orientador] Nassif, Vânia maria Jorge Pacagnan, Mário Nei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Empreendedorismo Redes de relações sociais Mulheres de negócios Associações, instituições, etc Entrepreneurship Social networks Women in business Associations, institutions, etc Entrepreneurship |
topic |
Empreendedorismo Empreendedorismo Redes de relações sociais Mulheres de negócios Associações, instituições, etc Entrepreneurship Social networks Women in business Associations, institutions, etc Entrepreneurship |
description |
Resumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redes |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
14.02.2011 2011.00 2024-05-01T14:02:38Z 2024-05-01T14:02:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Administração Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823279922282496 |