Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801
Resumo: Resumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redes
id UEL_783e946f810e98a18c672abfce93abe8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12801
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do ParanáEmpreendedorismoEmpreendedorismoRedes de relações sociaisMulheres de negóciosAssociações, instituições, etcEntrepreneurshipSocial networksWomen in businessAssociations, institutions, etcEntrepreneurshipResumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redesDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: Social networks are an important means of development for entrepreneurs and their companies The training and the insertion into networks are strategies used by entrepreneurs as alternatives to overcoming obstacles and obtaining resources The objective of this work, aims to know the effects of participation in accordance with the vision of entrepreneurs in women's associations of business in the state of Parana For both, used-as methodology the qualitative method, performing 26 semi-structured interviews with entrepreneurs participants of the Executive Board of the woman entrepreneur in the cities of Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão and which have occupied or holding the office of President of the respective Councils The data analysis occurred by the use of the softwares Lexicon 3 and Nvivo 8 resulting in the interpretation of data by means of an analysis léxica and an analysis of content, which resulted in seven categories of analysis The results showed reasons for the entry in the association and the effects of participation in terms of contributions for companies, as the increase in sales, joint actions, access to credit, training of leaders and the formation of groups of support and organs of support Also found results-oriented to women entrepreneurs in terms of enlargement of the roles, contacts and knowledge, as well as the identification of barriers to participation and still enlarging the links and relationship with other networksMachado, Hilka Pelizza Vier [Orientador]Nassif, Vânia maria JorgePacagnan, Mário NeiBalan-Leal, Larissa Estela Berehulka2024-05-01T14:02:38Z2024-05-01T14:02:38Z2011.0014.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
spellingShingle Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Redes de relações sociais
Mulheres de negócios
Associações, instituições, etc
Entrepreneurship
Social networks
Women in business
Associations, institutions, etc
Entrepreneurship
title_short Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_full Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_fullStr Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_full_unstemmed Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_sort Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
author Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
author_facet Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Hilka Pelizza Vier [Orientador]
Nassif, Vânia maria Jorge
Pacagnan, Mário Nei
dc.contributor.author.fl_str_mv Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Empreendedorismo
Redes de relações sociais
Mulheres de negócios
Associações, instituições, etc
Entrepreneurship
Social networks
Women in business
Associations, institutions, etc
Entrepreneurship
topic Empreendedorismo
Empreendedorismo
Redes de relações sociais
Mulheres de negócios
Associações, instituições, etc
Entrepreneurship
Social networks
Women in business
Associations, institutions, etc
Entrepreneurship
description Resumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redes
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.02.2011
2011.00
2024-05-01T14:02:38Z
2024-05-01T14:02:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279922282496