Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3252
Resumo: Social networks are an important means of development for entrepreneurs and their companies. The training and the insertion into networks are strategies used by entrepreneurs as alternatives to overcoming obstacles and obtaining resources. The objective of this work, aims to know the effects of participation in accordance with the vision of entrepreneurs in women's associations of business in the state of Parana. For both, used-as methodology the qualitative method, performing 26 semistructured interviews with entrepreneurs participants of the Executive Board of the woman entrepreneur in the cities of Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão and which have occupied or holding the office of President of the respective Councils. The data analysis occurred by the use of the softwares Lexicon 3 and Nvivo 8 resulting in the interpretation of data by means of an analysis léxica and an analysis of content, which resulted in seven categories of analysis. The results showed reasons for the entry in the association and the effects of participation in terms of contributions for companies, as the increase in sales, joint actions, access to credit, training of leaders and the formation of groups of support and organs of support. Also found results-oriented to women entrepreneurs in terms of enlargement of the roles, contacts and knowledge, as well as the identification of barriers to participation and still enlarging the links and relationship with other networks.
id UEM-10_15814984970c20816bf855c00c4052be
oai_identifier_str oai:localhost:1/3252
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do ParanáEmpreendedorismoRedes de relações sociaisMulheres de negóciosAssociações de MulheresMulheres EmpreendedorasRedes SociaisParaná(Estado)Brasil.EntrepreneurshipWomen entrepreneursSocial NetworksParanáStateBrazil.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoSocial networks are an important means of development for entrepreneurs and their companies. The training and the insertion into networks are strategies used by entrepreneurs as alternatives to overcoming obstacles and obtaining resources. The objective of this work, aims to know the effects of participation in accordance with the vision of entrepreneurs in women's associations of business in the state of Parana. For both, used-as methodology the qualitative method, performing 26 semistructured interviews with entrepreneurs participants of the Executive Board of the woman entrepreneur in the cities of Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão and which have occupied or holding the office of President of the respective Councils. The data analysis occurred by the use of the softwares Lexicon 3 and Nvivo 8 resulting in the interpretation of data by means of an analysis léxica and an analysis of content, which resulted in seven categories of analysis. The results showed reasons for the entry in the association and the effects of participation in terms of contributions for companies, as the increase in sales, joint actions, access to credit, training of leaders and the formation of groups of support and organs of support. Also found results-oriented to women entrepreneurs in terms of enlargement of the roles, contacts and knowledge, as well as the identification of barriers to participation and still enlarging the links and relationship with other networks.As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas. A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos. O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos. A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise. Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio. Também se constataram resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redes.139 fUniversidade Estadual de LondrinaBrasilPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUEMLondrina, PRDepartamento de AdministraçãoHilka Vier MachadoVânia Maria Jorge Nassif - MACKENZIEMario Nei Pacagnan - UELBalan-Leal, Larissa Estela Berehulka2018-04-13T18:45:19Z2018-04-13T18:45:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-13T18:45:19Zoai:localhost:1/3252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:22.960608Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
spellingShingle Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
Empreendedorismo
Redes de relações sociais
Mulheres de negócios
Associações de Mulheres
Mulheres Empreendedoras
Redes Sociais
Paraná
(Estado)
Brasil.
Entrepreneurship
Women entrepreneurs
Social Networks
Paraná
State
Brazil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
title_short Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_full Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_fullStr Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_full_unstemmed Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
title_sort Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
author Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
author_facet Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hilka Vier Machado
Vânia Maria Jorge Nassif - MACKENZIE
Mario Nei Pacagnan - UEL
dc.contributor.author.fl_str_mv Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Redes de relações sociais
Mulheres de negócios
Associações de Mulheres
Mulheres Empreendedoras
Redes Sociais
Paraná
(Estado)
Brasil.
Entrepreneurship
Women entrepreneurs
Social Networks
Paraná
State
Brazil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
topic Empreendedorismo
Redes de relações sociais
Mulheres de negócios
Associações de Mulheres
Mulheres Empreendedoras
Redes Sociais
Paraná
(Estado)
Brasil.
Entrepreneurship
Women entrepreneurs
Social Networks
Paraná
State
Brazil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
description Social networks are an important means of development for entrepreneurs and their companies. The training and the insertion into networks are strategies used by entrepreneurs as alternatives to overcoming obstacles and obtaining resources. The objective of this work, aims to know the effects of participation in accordance with the vision of entrepreneurs in women's associations of business in the state of Parana. For both, used-as methodology the qualitative method, performing 26 semistructured interviews with entrepreneurs participants of the Executive Board of the woman entrepreneur in the cities of Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão and which have occupied or holding the office of President of the respective Councils. The data analysis occurred by the use of the softwares Lexicon 3 and Nvivo 8 resulting in the interpretation of data by means of an analysis léxica and an analysis of content, which resulted in seven categories of analysis. The results showed reasons for the entry in the association and the effects of participation in terms of contributions for companies, as the increase in sales, joint actions, access to credit, training of leaders and the formation of groups of support and organs of support. Also found results-oriented to women entrepreneurs in terms of enlargement of the roles, contacts and knowledge, as well as the identification of barriers to participation and still enlarging the links and relationship with other networks.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-04-13T18:45:19Z
2018-04-13T18:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3252
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM
Londrina, PR
Departamento de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM
Londrina, PR
Departamento de Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841406603427840