Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267 |
Resumo: | Há vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento. |
id |
UEL_784de2d33332e700343294f7699453a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17267 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médioMetodologias ativasEnsino de matemáticaPeer instructionAula invertidaMatemática - Estudo e ensinoEnsino entre paresAprendizagem invertidaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaActive methodologyMathematics learningPeer instructionFlipped classroomMathematics - Study and teachingPeer teachingActive methodologyHá vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.For several years, in Brazil, strategies that allow the educational quality of our country to be improved and innovated have been elaborated. Lately, part of these innovations have focused on the challenges presented by active methodologies, supporting the significance of teacher training in relation to various educational and pedagogical strategies, with the effect of achieving categorical improvements in education. In this context,sustained by different types of active methodologies, this work presents a proposal for teaching high school content using such methodologies, adapted to virtual education. According to a qualitative approach, the work is developed based on theorists who discuss the active methodologies presented in the text as a way to contribute to teaching, focused on the inverted classroom and Peer Instruction. The proposal is composed by four activities, with some steps presented through an experience report. This exhibition seeks to highlight the details so that this production is an alternative for teaching Mathematics using active methodologies. The studies carried out show that the use of educational tools, such as online applications, produces positive results in virtual teaching, as well as improves the work of teachers in the classroom for the direct benefit of students, promoting greater promoting greater achievement and involvement by a part of the high school students.Pasquini, Regina Célia GuapoFerrarezi, Luciana AparecidaPires, Magna Natália MarinSantos, Jean Felipe dos2024-08-22T16:28:24Z2024-08-22T16:28:24Z2021-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina102 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-23T06:00:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-23T06:00:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
title |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
spellingShingle |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio Santos, Jean Felipe dos Metodologias ativas Ensino de matemática Peer instruction Aula invertida Matemática - Estudo e ensino Ensino entre pares Aprendizagem invertida Ciências Exatas e da Terra - Matemática Active methodology Mathematics learning Peer instruction Flipped classroom Mathematics - Study and teaching Peer teaching Active methodology |
title_short |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
title_full |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
title_fullStr |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
title_sort |
Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio |
author |
Santos, Jean Felipe dos |
author_facet |
Santos, Jean Felipe dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pasquini, Regina Célia Guapo Ferrarezi, Luciana Aparecida Pires, Magna Natália Marin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jean Felipe dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Ensino de matemática Peer instruction Aula invertida Matemática - Estudo e ensino Ensino entre pares Aprendizagem invertida Ciências Exatas e da Terra - Matemática Active methodology Mathematics learning Peer instruction Flipped classroom Mathematics - Study and teaching Peer teaching Active methodology |
topic |
Metodologias ativas Ensino de matemática Peer instruction Aula invertida Matemática - Estudo e ensino Ensino entre pares Aprendizagem invertida Ciências Exatas e da Terra - Matemática Active methodology Mathematics learning Peer instruction Flipped classroom Mathematics - Study and teaching Peer teaching Active methodology |
description |
Há vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-03 2024-08-22T16:28:24Z 2024-08-22T16:28:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CCE - Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 102 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823238105071616 |