Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jean Felipe dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267
Resumo: Há vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.
id UEL_784de2d33332e700343294f7699453a1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17267
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médioMetodologias ativasEnsino de matemáticaPeer instructionAula invertidaMatemática - Estudo e ensinoEnsino entre paresAprendizagem invertidaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaActive methodologyMathematics learningPeer instructionFlipped classroomMathematics - Study and teachingPeer teachingActive methodologyHá vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.For several years, in Brazil, strategies that allow the educational quality of our country to be improved and innovated have been elaborated. Lately, part of these innovations have focused on the challenges presented by active methodologies, supporting the significance of teacher training in relation to various educational and pedagogical strategies, with the effect of achieving categorical improvements in education. In this context,sustained by different types of active methodologies, this work presents a proposal for teaching high school content using such methodologies, adapted to virtual education. According to a qualitative approach, the work is developed based on theorists who discuss the active methodologies presented in the text as a way to contribute to teaching, focused on the inverted classroom and Peer Instruction. The proposal is composed by four activities, with some steps presented through an experience report. This exhibition seeks to highlight the details so that this production is an alternative for teaching Mathematics using active methodologies. The studies carried out show that the use of educational tools, such as online applications, produces positive results in virtual teaching, as well as improves the work of teachers in the classroom for the direct benefit of students, promoting greater promoting greater achievement and involvement by a part of the high school students.Pasquini, Regina Célia GuapoFerrarezi, Luciana AparecidaPires, Magna Natália MarinSantos, Jean Felipe dos2024-08-22T16:28:24Z2024-08-22T16:28:24Z2021-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina102 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-23T06:00:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-23T06:00:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
title Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
spellingShingle Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
Santos, Jean Felipe dos
Metodologias ativas
Ensino de matemática
Peer instruction
Aula invertida
Matemática - Estudo e ensino
Ensino entre pares
Aprendizagem invertida
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Active methodology
Mathematics learning
Peer instruction
Flipped classroom
Mathematics - Study and teaching
Peer teaching
Active methodology
title_short Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
title_full Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
title_fullStr Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
title_full_unstemmed Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
title_sort Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio
author Santos, Jean Felipe dos
author_facet Santos, Jean Felipe dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pasquini, Regina Célia Guapo
Ferrarezi, Luciana Aparecida
Pires, Magna Natália Marin
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jean Felipe dos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Ensino de matemática
Peer instruction
Aula invertida
Matemática - Estudo e ensino
Ensino entre pares
Aprendizagem invertida
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Active methodology
Mathematics learning
Peer instruction
Flipped classroom
Mathematics - Study and teaching
Peer teaching
Active methodology
topic Metodologias ativas
Ensino de matemática
Peer instruction
Aula invertida
Matemática - Estudo e ensino
Ensino entre pares
Aprendizagem invertida
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Active methodology
Mathematics learning
Peer instruction
Flipped classroom
Mathematics - Study and teaching
Peer teaching
Active methodology
description Há vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-03
2024-08-22T16:28:24Z
2024-08-22T16:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
102 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823238105071616