Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Bertoldo da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9489
Resumo: Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar o processo de ensino e aprendizagem referente aos conteúdos de matemática, no âmbito da geometria, no que concerne aos pontos notáveis de um triângulo, utilizando como recurso didático-metodológico a técnica de origami Ao iniciar tal proposta de investigação, optou-se por realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios do alunado relativo aos conteúdos supracitados Sendo assim, após o levantamento dos conhecimentos prévios, iniciou-se a aplicação de oficinas matemáticas, para alunos do nono ano do Ensino Fundamental, com o intuito de explorar conceitos fundamentais da geometria, utilizando-se de elementos da técnica de origami como material manipulável Gradativamente, consolidou-se conceitos da geometria buscando conhecimento teórico para compreensão dos conceitos referentes aos pontos notáveis de um triângulo Soma-se a isso, a aplicação de um questionário no intento de analisar o desenvolvimento do processo formativo dos educandos em comparação com o início de tal processo, buscando compreender se o uso da técnica de origami potencializou o processo de construção do conhecimento de tais conceitos
id UEL_79cbcc5678bf075ca5fcda8b12c4c29a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9489
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono anoGeometriaOrigamiMatemáticaEstudo e ensinoMaterial didáticoGeometryMathematicsTeaching materialsStudy and teachingResumo: O presente trabalho se propõe a investigar o processo de ensino e aprendizagem referente aos conteúdos de matemática, no âmbito da geometria, no que concerne aos pontos notáveis de um triângulo, utilizando como recurso didático-metodológico a técnica de origami Ao iniciar tal proposta de investigação, optou-se por realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios do alunado relativo aos conteúdos supracitados Sendo assim, após o levantamento dos conhecimentos prévios, iniciou-se a aplicação de oficinas matemáticas, para alunos do nono ano do Ensino Fundamental, com o intuito de explorar conceitos fundamentais da geometria, utilizando-se de elementos da técnica de origami como material manipulável Gradativamente, consolidou-se conceitos da geometria buscando conhecimento teórico para compreensão dos conceitos referentes aos pontos notáveis de um triângulo Soma-se a isso, a aplicação de um questionário no intento de analisar o desenvolvimento do processo formativo dos educandos em comparação com o início de tal processo, buscando compreender se o uso da técnica de origami potencializou o processo de construção do conhecimento de tais conceitosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: The present work aims to investigate the teaching-learning process related to the contents of mathematics, within the scope of geometry, with regard to the remarkable points of a triangle, using as a didactic-methodological resource the origami technique When initiating this research proposal, it was decided to conduct a survey of the previous knowledge of the student regarding the aforementioned contents Thus, after the survey of previous knowledge, the application of mathematical workshops was initiated for students of the ninth grade of Middle School, in order to explore fundamental concepts of geometry, using elements of the origami technique as a manipulable material Gradually, concepts of geometry were consolidated seeking theoretical knowledge to understand the concepts related to the remarkable points of a triangle In addition, the application of a questionnaire in order to analyze the development of the educational process of the students in comparison with the beginning of this process, seeking to understand whether the use of the origami technique enhanced the process of building knowledge of such conceptsTeramon, Neuza [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinPicelli, Anália Maria Dias de GoisSilva, Gabriel Bertoldo da2024-05-01T12:08:30Z2024-05-01T12:08:30Z2022.0006.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9489porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
title Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
spellingShingle Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
Silva, Gabriel Bertoldo da
Geometria
Origami
Matemática
Estudo e ensino
Material didático
Geometry
Mathematics
Teaching materials
Study and teaching
title_short Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
title_full Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
title_fullStr Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
title_full_unstemmed Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
title_sort Explorando pontos notáveis do triângulo por meio de origamis : uma experiência com alunos do nono ano
author Silva, Gabriel Bertoldo da
author_facet Silva, Gabriel Bertoldo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teramon, Neuza [Orientador]
Pires, Magna Natalia Marin
Picelli, Anália Maria Dias de Gois
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel Bertoldo da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Origami
Matemática
Estudo e ensino
Material didático
Geometry
Mathematics
Teaching materials
Study and teaching
topic Geometria
Origami
Matemática
Estudo e ensino
Material didático
Geometry
Mathematics
Teaching materials
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar o processo de ensino e aprendizagem referente aos conteúdos de matemática, no âmbito da geometria, no que concerne aos pontos notáveis de um triângulo, utilizando como recurso didático-metodológico a técnica de origami Ao iniciar tal proposta de investigação, optou-se por realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios do alunado relativo aos conteúdos supracitados Sendo assim, após o levantamento dos conhecimentos prévios, iniciou-se a aplicação de oficinas matemáticas, para alunos do nono ano do Ensino Fundamental, com o intuito de explorar conceitos fundamentais da geometria, utilizando-se de elementos da técnica de origami como material manipulável Gradativamente, consolidou-se conceitos da geometria buscando conhecimento teórico para compreensão dos conceitos referentes aos pontos notáveis de um triângulo Soma-se a isso, a aplicação de um questionário no intento de analisar o desenvolvimento do processo formativo dos educandos em comparação com o início de tal processo, buscando compreender se o uso da técnica de origami potencializou o processo de construção do conhecimento de tais conceitos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.05.2022
2022.00
2024-05-01T12:08:30Z
2024-05-01T12:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9489
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823293136437248