Contribuições da prática da terapia comunitária integrativa para estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000230992 |
Resumo: | Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares trazem benefícios ao ser humano no controle da dor, do transtorno da ansiedade ou simplesmente na melhoria da qualidade de vida. Por intermédio da Terapia Comunitária Integrativa, única prática genuinamente brasileira, pode-se diminuir a ansiedade e a depressão, considerando que ambas surgem como uma resposta automática do organismo nas dificuldades de adaptação. A necessidade do autoconhecimento e do espaço de partilha e escuta, dentro das universidades tem sido descrita em diferentes estudos. Objetivo: avaliar, as contribuições da prática da Terapia Comunitária Integrativa para os estudantes de graduação e de pós-graduação de uma Universidade Estadual pública do sul do país. Método: Trata-se de uma dissertação apresentada no formato de dois estudos diferenciados: um, de abordagem quantitativa, longitudinal, sendo utilizado o método da pesquisa quase experimental, por meio da análise dos níveis de ansiedade e depressão, identificados com a Escala de Hospital Anxiety and Depression, devidamente preenchida na primeira e na quinta sessão, ou seja, no pré e no pós teste; e outro estudo de abordagem qualitativa, no qual, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin, após cinco encontros de Terapia Comunitária Integrativa e a resposta dos estudantes, diante da a pergunta norteadora: O que significou participar desta Terapia Comunitária para você?. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a abril de 2019. Resultados e Discussão: Participaram do estudo, 25 estudantes de graduação e de pós-graduação de uma Universidade Estadual pública do Sul do País. Os critérios de inclusão adotados foram: ser aluno dos cursos de graduação e de pós graduação do Centro de Ciências da Saúde com, no mínimo, 12 meses de frequência nas aulas e que aceitasse o convite realizado por e-mail, por intermédio do centro acadêmico e do colegiado de curso. Foram excluídos os que não participaram dos cinco encontros programados. Os resultados do primeiro estudo demonstraram que para os níveis de ansiedade e depressão houve redução da tensão, do medo, da inquietação e da preocupação e a melhora no sentimento de relaxamento, sendo considerados os valores estatisticamente significativos com p<0,05; consequentemente, podem facilitar o encontro de estratégias de enfrentamento em nível comunitário, no cotidiano do universitário. No segundo estudo foram desveladas quatro categorias, representadas por ditos populares: Só reconheço o que conheço; A palavra é o melhor remédio; Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe e Cada um é doutor da sua própria dor; as percepções dos participantes foram captadas e houve contribuição na melhoria dos níveis de ansiedade e depressão. Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa pode ser um instrumento eficaz e contribuir na diminuição dos níveis de ansiedade e de depressão em estudantes. Compreende-se que todos os integrantes do estudo, conseguiram ter suas próprias percepções e aprendizados durante sua participação e que a Terapia Comunitária Integrativa pode ser considerada, uma ferramenta importante para auxílio ao cuidado de saúde no ambiente universitário. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisContribuições da prática da terapia comunitária integrativa para estudantes universitáriosContributions of integrative community therapy in the look of university students2020-02-04Eleine Aparecida Penha Martins . Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad Milene Zanoni da SilvaJucelei Pascoal BoarettoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.URLBRIntrodução: As Práticas Integrativas e Complementares trazem benefícios ao ser humano no controle da dor, do transtorno da ansiedade ou simplesmente na melhoria da qualidade de vida. Por intermédio da Terapia Comunitária Integrativa, única prática genuinamente brasileira, pode-se diminuir a ansiedade e a depressão, considerando que ambas surgem como uma resposta automática do organismo nas dificuldades de adaptação. A necessidade do autoconhecimento e do espaço de partilha e escuta, dentro das universidades tem sido descrita em diferentes estudos. Objetivo: avaliar, as contribuições da prática da Terapia Comunitária Integrativa para os estudantes de graduação e de pós-graduação de uma Universidade Estadual pública do sul do país. Método: Trata-se de uma dissertação apresentada no formato de dois estudos diferenciados: um, de abordagem quantitativa, longitudinal, sendo utilizado o método da pesquisa quase experimental, por meio da análise dos níveis de ansiedade e depressão, identificados com a Escala de Hospital Anxiety and Depression, devidamente preenchida na primeira e na quinta sessão, ou seja, no pré e no pós teste; e outro estudo de abordagem qualitativa, no qual, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin, após cinco encontros de Terapia Comunitária Integrativa e a resposta dos estudantes, diante da a pergunta norteadora: O que significou participar desta Terapia Comunitária para você?. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a abril de 2019. Resultados e Discussão: Participaram do estudo, 25 estudantes de graduação e de pós-graduação de uma Universidade Estadual pública do Sul do País. Os critérios de inclusão adotados foram: ser aluno dos cursos de graduação e de pós graduação do Centro de Ciências da Saúde com, no mínimo, 12 meses de frequência nas aulas e que aceitasse o convite realizado por e-mail, por intermédio do centro acadêmico e do colegiado de curso. Foram excluídos os que não participaram dos cinco encontros programados. Os resultados do primeiro estudo demonstraram que para os níveis de ansiedade e depressão houve redução da tensão, do medo, da inquietação e da preocupação e a melhora no sentimento de relaxamento, sendo considerados os valores estatisticamente significativos com p<0,05; consequentemente, podem facilitar o encontro de estratégias de enfrentamento em nível comunitário, no cotidiano do universitário. No segundo estudo foram desveladas quatro categorias, representadas por ditos populares: Só reconheço o que conheço; A palavra é o melhor remédio; Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe e Cada um é doutor da sua própria dor; as percepções dos participantes foram captadas e houve contribuição na melhoria dos níveis de ansiedade e depressão. Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa pode ser um instrumento eficaz e contribuir na diminuição dos níveis de ansiedade e de depressão em estudantes. Compreende-se que todos os integrantes do estudo, conseguiram ter suas próprias percepções e aprendizados durante sua participação e que a Terapia Comunitária Integrativa pode ser considerada, uma ferramenta importante para auxílio ao cuidado de saúde no ambiente universitário.Introduction: Integrative and Complementary Practices bring benefits to human beings in controlling pain, anxiety disorder or simply improving the quality of life. Through Integrative Community Therapy, the only genuinely Brazilian practice, it is possible to reduce anxiety and depression, considering that both appear as an automatic response of the organism in the adaptation difficulties. The need for self-knowledge and space for sharing and listening within universities has been described in different studies. Objective: to evaluate the contributions of the practice of Integrative Community Therapy to undergraduate and graduate students at a public State University in the south of the country. Method: This is a dissertation presented in the format of two different studies: one, with a quantitative, longitudinal approach, using the quasi-experimental research method, through the analysis of anxiety and depression levels, identified with the Hospital Scale Anxiety and Depression, duly completed in the first and fifth sessions, that is, in the pre and post test; and another study with a qualitative approach, in which Bardin's content analysis was carried out, after five meetings of Integrative Community Therapy and the students' response, given the guiding question: What did participating in this Community Therapy mean to you? . Data collection took place from August 2018 to April 2019. Results and Discussion: 25 undergraduate and graduate students from a public State University in the South of the country participated in the study. The inclusion criteria adopted were: to be a student of undergraduate and graduate courses at the Health Sciences Center with at least 12 months of attendance in classes and to accept the invitation made by email, through the academic center and the course collegiate. Those who did not participate in the five scheduled meetings were excluded. The results of the first study showed that for levels of anxiety and depression there was a reduction in tension, fear, restlessness and concern and an improvement in the feeling of relaxation, considering the values statistically significant with p <0.05; consequently, they can facilitate the encounter of coping strategies at the community level, in the student's daily life. In the second study, four categories were unveiled, represented by popular sayings: I only recognize what I know; "The word is the best medicine;" "There is no good that always lasts or bad that never ends" and "Each one is a doctor of his own pain"; the participants' perceptions were captured and there was a contribution to improving levels of anxiety and depression. Conclusion: Integrative Community Therapy can be an effective instrument and contribute to reducing levels of anxiety and depression in students. It is understood that all members of the study were able to have their own perceptions and learnings during their participation and that the Integrative Community Therapy can be considered an important tool to help health care in the university environment.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000230992porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:29Zoai:uel.br:vtls000230992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-03-28T19:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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