Saberes informacionais na formação integral : um estudo na rede de bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná sob o prisma da infoeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Veronica Aparecida dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9864
Resumo: Resumo: Na sociedade da informação os saberes informacionais são uma condição para a cidadania e essenciais no mundo do trabalho, portanto é interessante verificar como a formação integral está abrangendo o desenvolvimento desses saberes no ensino profissionalizante Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza exploratória sob um enfoque qualitativo que tem como objetivo geral investigar a formação em saberes informacionais ofertada pelas bibliotecas do Instituto Federal do Paraná sob o prisma da Infoeducação O levantamento bibliográfico e pesquisa documental contemplou as categorias de assunto: Infoeducação, bibliotecas dos Institutos Federais e Formação Integral Como instrumento de coleta de dados utiliza-se o questionário, e os sujeitos da pesquisa são os bibliotecários dos campi do Instituto Federal do Paraná O tratamento dos dados ocorreu por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin utilizando dialogia, protagonismo cultural, negociação cultural, transdisciplinaridade, saberes informacionais, reticularidade e mediadores como categorias estabelecidas a priori na análise categorial por serem elementos-chave em projetos de Infoeducação Nos resultados verificou-se práticas pedagógicas e culturais voltadas à formação de saberes informacionais, ofertadas na Rede de Bibliotecas do IFPR, a não existência de um projeto sistemático, pontos fortes e fragilidades das ações e ainda atividades geradoras de saberes informacionais Constata-se que a Rede de Bibliotecas do IFPR possui características de dispositivos dialógicos como bom repertório informacional, boa interação com a comunidade e disposição à negociação cultural Entre as fragilidades destacam-se que as ações e atividades não seguem uma programação permanente, contínua e avaliada, sendo mais pautadas em demandas e orientações de rotina De acordo com a percepção dos bibliotecários, algumas bibliotecas possuem condições inapropriadas segundo a literatura técnica, a saber: conforto, estética, iluminação, ventilação, acessibilidade São dados que caracterizam as bibliotecas do IFPR como dispositivos monológicos Conclui-se que são dispositivos em transição do paradigma difusionista para o de apropriação cultural, tendo como desafios a falta de recursos humanos, financeiros e colaboração da gestão escolar e outros setores institucionais Portanto, essas bibliotecas possuem características potencializadoras de sucesso com a Infoeducação, dentre essas características estão o ensino multinível que propicia redes intergeracionais, e a participação em uma Rede Federal, o que facilita o trabalho colaborativo entre profissionais das bibliotecas O trabalho ressalta a afinidade das dimensões teóricas e operacionais propostas pela Infoeducação e enfoque histórico-cultural coerentes com a Formação Integral nos Institutos Federais
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: In information society, informational knowledge is a condition for citizenship, and essential in the work world Therefore, it is important to verify how integral formation is encompassing the development of such knowledge in vocational education This work is a field research of exploratory nature with a qualitative focus, which has as purpose to investigate the education on informational knowledge offered by Instituto Federal do Paraná’s libraries, according to Infoeducation perspective The bibliographic survey and document research contained the theme categories: Infoeducation, federal institutes’ libraries and integral formation As data collect tool we employ the questionnaire, and the survey subjects are librarians from Instituto Federal do Paraná’s campuses The data processing was performed through the Content Analysis technique as per Laurence Bardin by means of dialogue, reticularity, cultural protagonism, cultural negotiation, transdisciplinarity, informational knowledge and mediators as categories established beforehand in category analysis, due to being key elements in Infoeducation projects The results verified pedagogic and cultural practices concerning the generation of informational knowledge, offered by IFPR’s libraries network, the inexistence of a systematic project, strong points and frailties of the actions, and also activities which generate informational knowledge We confirm that the IFPR’s libraries network has attributes of dialogic devices, as well as a good informational repertory, good interaction towards the community and inclination to cultural negotiation Among the frailties stand out the actions and activities not following a permanent, continuous and evaluated program, more focused on daily demands and supervisions According to the perception of librarians, some libraries have inappropriate conditions based on the technical literature, such as: comfort, esthetics, lighting, ventilation, accessibility These data characterize the IFPR libraries as monologic devices We conclude that these are devices in transition from the diffusionist paradigm to the cultural appropriation one, having as challenges the lack of human and financial resources and of assistance from the school management and other institutional departments Therefore, these libraries have success enhancer features with Infoeducation, among which are the multilevel teaching, enabling intergenerational networks, and the participation in a federal network, favoring collaborative work among library professionals The work highlights the affinity of theoretical and operational dimensions proposed by Infoeducation, and historic cultural focus coherent with the integral formation at federal institutesBortolin, Sueli [Orientador]Santos Neto, João Arlindo dosAlcará, Adriana RoseclerBarros, Marta Silene FerreiraSantos Neto, João Arlindo dos [Coorientador]Santos, Veronica Aparecida dos2024-05-01T12:12:23Z2024-05-01T12:12:23Z2021.0028.06.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9864porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - 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